El Chaltén

El Chaltén: paisagens deslumbrantes e muitas trilhas

El Chaltén é uma cidadezinha minúscula e recente (criada em 1985) junto do acesso norte ao Parque Nacional Los Glaciares, em razão do interesse turístico representado pelas belíssimas paisagens de montanha, sobretudo o famoso Fitz Roy (3.450m), que os índios da região chamavam de “chaltén” – “a montanha que fuma”. No auge da temporada, do final de dezembro até o Carnaval, a hospedagem é cara e difícil de se conseguir sem ter feito reserva. Fevereiro é um mês perfeito é alta temporada, mas há menos turistas.

Na via principal, a Av. San Martín, há vários hotéis simples, lojas de equipamentos de marcha, montanhismo e camping, elém de restaurantes e bares frequëntados por um pessoal de perfil aventureiro.

O tempo em El Chaltén muda num piscar de olhos; é preciso estar preparado para súbitas alterações de temperatura, ventos e precipitações durante o dia. Mesmo no verão, a temperatura máxima oscila entre uns 15°C e 20°C e as noites e manhãs são bem frescas.

Mapa de El Chaltén

Como ir para El Chaltén

 Carro

De El Calafate (215 km) pegue a RP 11, a RN 40 e a RP 23. A maior parte do caminho é de cascalho.

 Ônibus

De El Calafate (4h). Existem excursões “bate-e-volta” saindo de El Calafate, mas são cansativas e você não tem tempo de fazer nada em El Chaltén em um único dia. Não aconselhamos.

Avião

O aeroporto mais perto é o de El Calafate.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hospedagem

El Chaltén é minúscula, procure ficar no centrinho onde tem tudo.

Escolha e reserve seu hotel em El Chaltén

Melhor época

De maio a setembro. No inverno tudo fecha.

As trilhas próximas a El Chaltén

Em El Chaltén há uma enorme variedade de trilhas que podem ser feitas por conta própria. Algumas são indicadas para os mais comodistas; outras, apropriadas para os radicais de carteirinha, podem incluir escaladas. O tempo de duração dos passeios e excursões é bem variado e pode ser de algumas horas ou tomar vários dias. Para quem curte trekking ou montanhismo é uma experiência inesquecível e uma oportunidade de curtir paisagens grandiosas, que incluem florestas de clima frio e picos nevados. Muitos passeios e excursões podem ser feitos a cavalo, mas para chegar a alguns mirantes você terá que apear, deixar o brioso pastando e caminhar.

Quem for acampar – Comodistas, sbstenham-se e aluguem um bom chalé!) não deve ser demasiadamente amador e precisa ter espírito escoteiro. As tendas devem ser bem armadas, em lugares protegidos do vento para não acordar com a barraca desabando em cima de você com uma temperatura beirando zero grau lá fora.

Vídeo sobre El Chaltén

Pontos turísticos

Lago Viedma

A 17 km de El Chaltén. Nesse lago é possível fazer uma excursão de aproximadamente  6h, que pode incluir uma caminhada no glaciar Viedma, oportunidade de visitar cavernas de gelo. Inesquecível! É possível assistir, como no glaciar Perito Moreno, aos espetáculo dos blocos de gelo soltando-se das paredes da geleira.

Glaciar Huemul

Só pode ser visitado em excursão organizada, pois atravessa propriedade particular. Enquanto você caminha sobre a geleira, avista o Lago del Desierto e o Fitz Roy.

Lago del Desierto

A 37 km de El Chaltén pela estrada de cascalho que acompanha o Río de las Vueltas, de remise, de ônibus ou de carro <tel/>neste útimo caso, informe-se sobre o estado da estrada antes de se aventurar e lembre-se de que ela pode ser perigosa para motoristas imprudentes). Calcule umas 3h para ida e volta, já que na estrada de cascalho é preciso manter baixa velocidade. Apesar do nome, o lugar não é deserto; pelo contrário, o lago é cercado por uma rica vegetação. Mesmo para quem não quiser percorrer as trilhas que partem do lago, as lindas vistas do caminho já valem o passeio.

Laguna Capri

2 ou 3h de marcha a partir de El Chaltén. Nessa lagoa vivem patos e outras aves aquáticas. As paisagens, nem precisa falar…são esplêndidas. Fica no caminho do Acampamento Poincenot. É possível também dormir no Acampamento Laguna Capri se você tiver consigo equipamentos e alimentos.

Salto del Chorrillo

A 3 km de El Chaltén. Passeio relativamente fácil; pode ser feito a pé em 1h. A cascata cai de uma altura de 15m.

Laguna Torre

Caminhada de 5h a partir de El Chálten acompanhando o vale do rio Fitz Roy. Belo caminho de onde se tem vistas privilegiadas de Cerro Torre e dos glaciares Grande e Torre. Pode-se pernoitar no acampamento livre mas sem serviço nenhum) “Padre De Agostini”. Lembre-se de levar camping-gas, pois é proibido acender fogueiras.

Acampamento Poincenot

A 4h de marcha de El Chaltén. Vista panorâmica do Río de las Vueltas e do Fitz Roy.

Laguna de los Tres

Depois do Acampamento Poincenot. Trilha de 1,2 km com subida acentuada. O passeio demora aproximadamente 6h. Um certo preparo físico é imprescindível. Linda vista do Fitz Roy e do lago.

Glaciar Piedras Blancas

É o passeio mais longo de todos, de várias horas. Você pode dormir no  Acampamento Poincenot e continuar a viagem no dia seguinte. Uma alternativa é ir de carro pela RP 23 até a ponte sobre o Rio Blanco e pegar a trilha ao lado do rio na direção sudoeste. Calcule 1h30 de caminhada até o glaciar.

Dicas de viagem: antes de se aventurar, considere

1) O tempo disponível;
2) O custo financeiro da aventura, que em alguns casos pode ser alto;
3) Sua forma física e sua disposição para eventualmente enfrentar longos trechos de caminhada sob chuva e vento forte e gelado…
4) Se você dispõe das roupas e equipamentos necessários. Leve chapéu e protetor solar e, se for andar nos glaciares, use óculos escuros, pois o reflexo do sol no gelo pode causar danos aos olhos. É recomendável, mesmo no verão, levar roupas quentes e impermeáveis, inclusive botas impermeáveis e forradas, mesmo que você não pretenda participar de grandes aventuras. Se pensa em encarar programas mais longos, acampar etc., compre roupas do tipo “polar” em lojas especializadas. Uma bússola e mapas podem também ser úteis. Um canivete tipo suíço é obrigatório.

Informações práticas

Onde se hospedar em outras cidades na Argentina

Reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso; é bem possível que pague menos do que reservando diretamente com o hotel. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos, provavelmente pagando menos e sem ter trabalho algum.

Hotel na Argentina

Classificação por ordem alfabética – principais localidades turísticas

Hotel em Buenos Aires • Hotel em Bariloche •  Hotel em Cafayate  
Hotel em Córdoba •  Hotel em El Calafate •  Hotel em El Chaltén •  Hotel em Jujuy
Hotel em Junin de los Andes •  Hotel em Las Leñas •  Hotel em Mendoza

Hotel em Puerto Madryn • Hotel em Humahuaca •  Hotel em San Rafael 
Hotel em Puerto Iguazú • Hotel em Rio Gallegos •   Hotel em Salta 
Hotel em San Martin de los Andes •  Hotel em Tilcara • Hotel em Ushuaia
Hotel em Villa La Angostura

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.