Londres (London)

Vida noturna em Londres: dicas

Pub em Londres, Inglaterra
Pub em Londres, Inglaterra

Londres à noite

“Quando alguém está cansado de Londres é porque está cansado de viver, pois em Londres há tudo o que a vida tem a oferecer”.

A afirmação, aqui traduzida ao pé da letra, foi feita pelo escritor e poeta Samuel Johnson há mais de duzentos anos. Mas permanece mais verdadeira do que nunca em pleno século XXI, em especial no que diz respeito à noite londrina, notoriamente conhecida como uma das mais agitadas e ricas em todo o mundo.

As muitas opções de Londres

Além dos pubs e restaurantes, que em sua maioria funcionam desde o horário do almoço até pelo menos às onze da noite, há centenas de bares, nightclubs (danceterias), casas de espetáculos, teatros e “inferninhos” espalhados pela cidade. Se você quer tomar um drinque num lugar tranqüilo com a sua cara-metade, ouvir rock’n’roll ao vivo no último volume, dançar ao som dos melhores DJs, assistir à performance de excelentes músicos de jazz, jogar bilhar e conversa fora com os amigos enquanto toma pints de cerveja, ir ao teatro, a musicais da Broadway, concertos de ópera ou shows de astros da música internacional.

Reservar: uma boa ideia

Fazer reserva por telefone é um hábito londrino levado muito a sério e praticamente imprescindível para quem deseja uma mesa nos bares mais concorridos, sobretudo nos que têm música ao vivo. Se o seu inglês não for dos “dez mais”, peça para um funcionário da recepção do seu hotel fazer a reserva para você. Invariavelmente a reserva é feita com horário marcado e, em Londres é importante ser pontual, embora pequenos atrasos sejam tolerados.

Menores

Nenhum estabelecimento londrino vende bebidas alcoólicas para quem não completou 18 anos e em muitos deles menores dessa idade nem podem entrar. Além disso, muitos nightclubs proíbem a entrada de menores de 21 anos nas noites mais concorridas, para “filtrar” a freqüência. Por isso é indispensável levar um documento de identidade com foto, em especial aquelas pessoas que apesar de terem muitos carnavais nas costas continuam com carinha de criança.

Confira a programação

Nem todo estabelecimentoem Londres funciona sete dias por semana e a balada em cada um deles tem horário diferente para começar e terminar. Confira a programação no site da casa ou telefone para não perder a viagem.

O Dress code em Londres

Em bares mais refinados e em concertos de música clássica, por exemplo, geralmente há um dress code rígido. Informe-se com antecedência para não ser barrado mesmo com reserva ou ingresso na mão. No mais, basta usar do bom senso na hora de se vestir para evitar constrangimentos. Bermudas, moletons, chinelos e tênis devem ficar no hotel. Leia “Vida noturna em Londres: dicas

Os clubes de Londres e seus regulamentos

Certos bares londrinos funcionam como clubs, ou seja, depois de um determinado horário (geralmente, 23h) somente membros podem continuar na casa. Eles pagaram centenas de libras para ter esse direito e não raro passaram por um processo de seleção para serem aceitos! Então, não adianta reclamar, chamar o gerente ou coisa que o valha.

Cartão de crédito

Embora o cartão de crédito seja aceito na maioria dos estabelecimentos, não o é em todos. Bares e pubs menos sofisticados geralmente só aceitam pagamento em libras. Mesmo que você já tenha se certificado de que a casa trabalha com a bandeira do seu cartão, por segurança é bom levar uma quantia em dinheiro para o caso de uma emergência, como, por exemplo, a perda do cartão de crédito (Acontece nas melhores famílias)!

Musicais e shows

No site london.broadway.com você confere a programação de todos os espetáculos, preços, horários e teatros onde estão sendo exibidos, além de poder comprar com antecedência o seu ingresso.
Os melhores músicos, instrumentistas, cantores, orquestras e bandas de rock sempre incluem Londres em suas turnês. Com um pouco de organização é possível assistir a shows de gente que dificilmente dará as caras no Brasil ou somente o fará no final de carreira. Ingressos para eventos com procura muito grande precisam ser adquiridos com a maior antecedência possível, pela internet. No site da revista Time Out (www.timeout.com) você pode conferir todos os shows que ocorrerão na cidade, mês a mês, e se programar. O mesmo se aplica a peças de teatro.

Londres e suas tribos

Londres é a meca dos clubbers, a turma que só quer saber de dançar a noite inteira ao som de house, techno, trance, hip-hop etc. Há baladas para todos os gostos musicais e tribos, é só escolher. Nas casas mais concorridas paga-se um ingresso, que muitas vezes precisa ser adquirido com antecedência. Em outras é preciso ter o nome na lista para entrar, o que se consegue gratuitamente inscrevendo-se pelo site do estabelecimento. Vista-se de acordo com estilo do club escolhido e chegue cedo para não correr o risco de ser barrado na porta.

Informações práticas

Como ir a Londres

Veja preços de pacotes e passagens aéreas

Hotéis em Londres

Escolha e reserve seu hotel em Londres