Parque do Ibirapuera - entrada pela Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3 (de carro) ou portão 10 (a pé)
O Planetário do Ibirapuera (Planetário Prof. Aristóteles Orsini), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, é mais do que uma atração turística da capital. Além de proporcionar momentos de encanto e de aprendizado para crianças e adultos nas áreas da Astronomia e da Astrofísica, é um importante patrimônio paulistano. Por causa de sua relevância histórica, cultural e científica, o Planetário do Ibirapuera é tombado tanto pelo estado de São Paulo (CONDEPHAAT) quanto pelo município (CONPRESP).
O idealizador do Planetário foi o Professor Aristóteles Orsini, paulista de Avaré que, além de médico e cientista, era astrônomo amador. É principalmente a ele que devemos a existência não apenas do planetário como da Escola Municipal de Astrofísica. Os arquitetos Eduardo Corona, Roberto Tibau e Antonio Carlos Pitombo, por sua vez, projetaram o edifício, uma construção moderna em forma de cúpula, no meio do verde do Parque do Ibirapuera. A Escola de Astrofísica fica ao lado.
O Planetário do Ibirapuera, o mais antigo planetário do Brasil, inaugurado em 1957, já passou por diversas alterações. Enquanto algumas foram estruturais, outras tiveram por fim a modernização de seus equipamentos.
No seu interior, a disposição das cadeiras é em círculos concêntricos. Por isso, proporciona a todos a mais ampla visão do “céu” projetado no teto do Planetário.
Mapa do Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo
As apresentações do Planetário do Ibirapuera
As apresentações do Planetário do Ibirapuera são variadas, destinadas a diferentes faixas etárias. Além disso, é possível conhecer no local um relógio de sol e uma esfera armilar (antiga da esfera celeste usada antigamente como referência para navegação).
Quando o Planetário mostra o céu da cidade, começa apresentando como podemos vê-lo hoje, pouco nítido por causa das luzes e da poluição da metrópole. Depois, o teto exibe o céu todo limpo, como era antigamente. A diferença é imensa!
O equipamento de projeção possui funcionalidades que permitem mostrar o céu não só de de São Paulo, como de qualquer lugar do mundo. Os recursos do Planetário de São Paulo permitem ainda ver e identificar constelações e planetas, a Via Láctea, cometas e meteoros.
Nas apresentações, também podemos ver a reprodução de fenômenos astronômicos tais como os eclipses e as chuvas de de meteoros. Um dos pontos interessantes das apresentações é o movimento de rotação de nosso planeta, que dá a impressão de que os astros se movem em torno da Terra, como se acreditou ser durante muito tempo.
Saiba mais sobre a programação e os ingressos para o Planetário do Ibirapuera.



