Documentação para os Estados Unidos
Documentação para os Estados Unidos
Documentação para os Estados Unidos, Imigração USA

Documentação para os Estados Unidos

Passaporte

Documentação para os Estados Unidos é assunto serio. Providencie seu passaporte com antecedência. Você deve agendar dia e horário no site da Polícia Federal e apresentar-se com os documentos necessários. Ocorre que a demanda tem sido grande e é possível que demore semanas para se conseguir agendar atendimento. Nenhuma vacina é exigida de quem vai do Brasil para os Estados Unidos.
Polícia Federal. Formulários e orientações sobre toda a burocracia a ser seguida para requerer seu passaporte.

Visto

Os Estados Unidos exigem visto dos turistas brasileiros. Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os consulados norte-americanos passaram a ser ainda mais rigorosos na concessão de vistos. Tentar obtê-lo pode ser cansativo, por vários motivos, inclusive porque as regras do jogo estão sempre mudando.
Todos os turistas têm que passar por uma entrevista que deve ser agendada via Internet ou por telefone. A versão eletrônica do formulário de solicitação de visto de não-imigrante (DS-156) pode ser baixada no site www.visto-eua.com.br. Os solicitantes de vistos de turismo devem agendar suas entrevistas em uma das seções consulares norte-americanas no Brasil (Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo). Para agendar a entrevista você deverá ainda pagar uma taxa. (Estão brincando?)

Quanto tempo demora pra concederem o visto ?

Depois que você solicita a entrevista, o tempo de espera pode ser longo. Ligue para o consulado e informe-se para não ter surpresas. Em geral, as formalidades para se obter um visto são mais rápidas em São Paulo.

O que você precisa comprovar  para obter o visto?

Você precisará comprovar que possui fortes vínculos com o Brasil (emprego, bens, família, cachorro, gato, papagaio…) e dinheiro suficiente para os gastos da viagem. Enfim, antes de lhe concederem o visto eles querem ter certeza de que você é uma pessoa “do bem”, que nunca se envolveu com tráfico internacional de armas ou de drogas, que não possui vínculos com grupos terroristas etc. É inacreditável, mas perguntas sobre esses assuntos fazem parte do questionário.

A entrevista é obrigatória par quase todo mundo

Poucos cidadãos são, em princípio, dispensados da entrevista (mas não do visto). Dentre eles estão pessoas de mais de 80 anos e diplomatas. Mesmo quem estiver renovando um visto e menores de idade precisam passar pela entrevista. A apresentação pessoal conta muito: vista-se bem e de modo discreto. Mulheres, nada de roupas provocantes ou de minissaias exageradas. No caso de menores de 14 anos não incluídos no Minors Plus Program (“Programa de Vistos Para Menores Plus” – MPP), quem deve comparecer à entrevista é um dos pais.
O Minors Plus Program  – Beneficia exclusivamente os solicitantes de primeiro visto para os EUA, menores de 14 anos, cujos pais (ambos) tenham visto de turismo ou negócios válido (B-2 ou B-1/B-2) emitido com validade de 5 ou 10 anos. O solicitante deve ter residência em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul ou Mato Grosso do Sul e não pode ter pedido de visto recusado anteriormente.
Mesmo preenchendo todos os requisitos, há casos em que o visto não é concedido. Ninguém sabe a razão. Aliás, é bom lembrar que, mesmo quem tem visto pode ser barrado pelo serviço de imigração na chegada aos Estados Unidos e “devolvido” para o Brasil, no caso de suspeita de que algo esteja errado. Lamentavelmente, isso ocorre.

Às autoridades norte-americanas sinalizaram que, em um “futuro próximo”, poderão ocorrer mudanças destinadas a favorecer o turista, dispensando-se, em alguns casos, a entrevista. Vamos torcer.
Apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Recife têm consulados norte-americanos; dependendo de onde você mora, o deslocamento até o consulado mais próximo para fazer a tal entrevista pode ser um grande incômodo.

Programas especiais de renovação de visto

O Consulado de São Paulo possui programas especiais para solicitantes que estão renovando seus vistos. Se esse for seu caso, informe-se. Sua inclusão nesses programas não é automática e mesmo os beneficiados por eles devem comparecer ao consulado pessoalmente para deixar suas impressões digitais.

Importante

Informações completas e atualizadas sobre as formalidades a serem seguidas para requerimento de visto para os EUA são disponibilizadas pela Embaixada dos EUA nos sites www.visto-eua.com.br e brasilia.usembassy.gov.
Carteira internacional de habilitação

Outros documentos

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira

Não é aceita nos Estados Unidos. Providencie uma Permissão Internacional para Dirigir, que também pode servir eventualmente como documento de identidade em alguma emergência, principalmente se estiver acompanhada do xerox do passaporte. O DETRAN de cada Estado fornece essa Permissão.

Carteiras de estudante

Carteiras internacionais de estudante são menos úteis nos EUA do que na Europa. Você poderá eventualmente obter descontos em alguns shows e em algumas atrações, mas isso não é regra geral.

Carteira do Hostelling International

Para se associar ao HI (nova denominação dos Albergues da Juventude) você precisa ter no mínimo 14 anos, mas não há limite máximo de idade.
O site dos albergues da juventude brasileiros, informa onde e como providenciar sua carteira.
Site dos albergues da juventude norte-americanos. Veja preços e localização dos albergues.

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro

Matérias especiais

Os co-op-builidings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade