Existem em Paris diversos museus curiosos e interessantes para conhecer além daqueles aonde todo mundo vai. Se é a sua primeira vez na capital da França e você vai ficar pouco tempo, concentre seu roteiro nos principais museus (Louvre, D’Orsay etc.).
Porém, se você já conhece os principais ou tem tempo suficiente, que tal incluir alguns destes museus em seu roteiro?
- Musée de la Mode (Museu da Moda) – Palais Galliera
- Musée de la Vie Romantique (Museu da Vida Romântica)
- Musée Carnavalet (Museu da História da Cidade de Paris)
- Musée de la Contrefaçon (Museu da Falsificação)
- Musée des Années Trente (Museu dos Anos Trinta)
1) Musée de la Mode (Museu da Moda) – Palais Galliera
Como capital mundial da moda e da alta costura, Paris não poderia deixar de ter um museu dedicado a esse tema. Situado em um belo palacete neorenascentista do século XIX, construído pela Duquesa de Galliera, ele fica em um dos bairros mais elegantes da cidade. O Museu da Moda apresenta, além de exposições temporárias, coleções que compreendem desde peças antigas e históricas até criações de estilistas contemporâneos.
Ali, você poderá ver preciosidades como roupas do século XVIII, anteriores à Revolução Francesa, inclusive algumas que se diz terem pertencido à rainha Maria Antonieta e a seu filho Luís XVII. Centenas de outras peças de vestuário que remontam àquela época e aos séculos XIX e XX, destacadas pelo interesse histórico e pela beleza, também são exibidas no museu.
Existem ainda no Museu da Moda muitas peças de alta costura de estilistas renomados como Chanel, Dior, Yves St-Laurent e diversos outros, assim como vestidos usados por celebridades como a princesa Grace de Mõnaco e pela inesquecível atriz Audrey Hepburn, imortalizada por filmes como Cinderela em Paris.
Saiba mais: Palais Galliera
Como ir
O Musée de la Mode fica no nº 10 da avenue Pierre 1er de Serbie (16º arrondissement), entre a Champs-Élysées e o Trocadéro. A estação de metrô mais próxima é a Iéna.
2) Musée de la Vie Romantique (Museu da Vida Romântica)
O museu, situado em Pigalle, ou seja, bem perto de Montmartre, reúne um precioso acervo de arte do período do Romantismo e variados objetos da época. Ele funciona em um belo casarão do século XIX que foi frequentado por artistas como George Sand, Eugéne Delacroix e Chopin. Para quem gosta de arte, é um passeio bastante especial.
Além da exibição da coleção permanente, no museu são realizadas exposições temporárias, apresentações musicais e palestras, sempre focadas no tema do Romantismo.
Para saber mais: Musée de la Vie Romantique
Como ir
O museu fica no nº da 16, rue Chaptal (9º arrondissement). As estações de metrô Blanche e Pigalle são as mais próximas.
3) Musée Carnavalet (Museu da História da Cidade de Paris)
Este é um museu super interessante, cheio de curiosidades, onde não é só quem se interessa por História que vai querer passar um bom tempo vendo objetos, quadros, fotos e tudo o que se possa imaginar de cada período da história de Paris. É o museu mais antigo da cidade, inaugurado em 1880.
O local em que fica Paris é habitado ininterruptamente desde o período Mesolítico, na Idade da Pedra, milhares de anos antes de Cristo. Portanto, a quantidade de histórias que a cidade tem para contar até o nosso século XXI é incalculável.
No Museu Carnavalet podem ser vistas peças tão variadas quanto placas de rua antigas, móveis da época da Revolução Francesa e estátuas do período em que a cidade pertenceu ao Império Romano e era chamada Lutécia. O prédio onde o museu está instalado é um belo palacete renascentista do século XVI, um dos mais antigos da época em que o bairro do Marais era o preferido dos nobres.
Saiba mais: Musée Carnavalet
Como ir
O museu fica no charmoso bairro do Marais, perto da Place des Vosges, no nº 23 da rue de Sévigné (3º arrondissement). As estações de metrô St-Paul e Chemin Vert são as mais próximas.
4) Musée de la Contrefaçon (Museu da Falsificação)
O Musée de la Contrefaçon é bem curioso, porque permite que você compare artigos autênticos com falsificações. Lado a lado com o original, você verá a réplica falsificada. Dessa forma, perceberá as diferenças. Preste atenção: em primeiro lugar, observe cada detalhe de uma bolsa Louis Vuitton verdadeira. Em seguida, compare com uma “Luiz Vitão”. Em muitos casos, você distinguirá o produto verdadeiro do falso, mas nem sempre!
É bom avisar: ao ir visitar o museu, evite vestir aquela sua polo “Lacosta” que tem o jacarezinho com o rabo voltado para o lado errado…
Saiba mais: Musée de la Contrafaçon
Como ir
O museu fica no nº 16 da rue de la Faisanderie (16º arrondissement). A estação de metrô Porte Dauphine é a mais próxima. Como o Musée de la Contrefaçon fica no final da Avenue Foch, é uma boa ideia ir ou voltar a pé a partir do Arco do Triunfo para passear pela emblemática – e linda – avenida.
5) Musée des Années Trente (Museu dos Anos Trinta)
A visita é um deleite para quem aprecia arte ou quer conhecer um pouco da arte dos anos 1930, inclusive a Art Deco. Você verá pinturas, esculturas, móveis e variados objetos da época, pouco antes da Segunda Guerra, quando houve grande efervescência artística e cultural na região parisiense.
Para saber mais: Musée des Annés Trente
Como ir
Apesar de ficar no município de Boulogne-Billancourt, vizinho a Paris, o museu fica a poucas quadras da estação do metrô parisiense Marcel Sembat, no nº 28 da Av. André-Morizet, pertinho do 16º arrondissement, do Bois de Boulogne e do Estádio Roland Garros.
Reserve seu hotel em Paris