Banheiros em New York

Banheiro púbico em New York

Banheiros

São um problema em Nova York. Saiba mais a respeito. Em todo tipo de estabelecimento existe a placa Restrooms for customers only (Toaletes apenas para clientes). Embora teoricamente seus banheiros sejam reservados à clientela, os inúmeros Mc Donald’s, Burger King’s, Wendy’s e Starbucks não controlam o uso (talvez porque não tenham condições de fazê-lo). Quando está muita “festa”, o máximo que fazem é trancá-los, mas se você pedir a chave no caixa (faça cara de cliente e não fique explicando nada!) muito dificilmente ela lhe será negada.

Banheiros de shoppings, lojas de departamentos, de lugares como o Rockefeller Center e a Trump Tower e das livrarias Barnes & Nobles também são bons recursos. Há ainda banheiros na estação rodoviária Port Authority (625 8th Ave.) e nas ferroviárias Grand Central (Park Ave. c/ a 42th St.) e Pennsylvania (8th Ave. esq. c/ 33th St.).

Mapa de New York

O WC do Terceiro Milênio

A situação ficou tão complicada tanto para turistas e nova-iorquinos que a Prefeitura de Nova York resolveu instalar banheiros públicos. Em janeiro de 2008, o primeiro deles foi instalado no Madison Square Park. Outros devem ser inaugurados em diferentes pontos da cidade. Ultra-modernos e auto-limpantes, eles lembram um pouco um abrigo de ponto de ônibus. Se a luz estiver vermelha, você tem que esperar; o banheiro está sendo utilizado. Quando o usuário sai, a porta se fecha para a limpeza automática.

Para entrar, confira se a luz verde está acesa e coloque uma moeda de 25 cents para abrir a porta. Mesmo depois de você entrar, a porta permanecerá aberta por cerca de 30 segundos, o tempo previsto para que uma pessoa de mobilidade reduzida consiga entrar. Claro que é um pouco constrangedor, com todo mundo passando ao lado. Paciência, olhe para o teto e faça cara de paisagem. O vaso sanitário metálico, em um canto, não tem tampa mas é bem higiênico porque é protegido por um papel descartável, disponível ao lado dele.

Dentro da cabine existem diversos botões. O azul dá descarga e o preto fornece papel higiênico. Você pode apertá-lo no máximo três vezes, recebendo a quantidade de papel que especialistas no assunto garantem ser suficiente para seres humanos normais. Seus 25 cents permitem o uso do banheiro por quinze minutos, sendo que aos 12 minutos uma luz amarela se acende para lembrá-lo de que faltam apenas 3 minutos para que a porta se abra. O banheiro possui ainda água para lavar as mãos e secador. Tudo automático. Parabéns, você acaba de chegar ao Admirável Mundo Novo. O Grande Irmão zela por você: um botão vermelho é previsto para “emergências” e um amarelo para “assistência” – não é muito clara a diferença entre os dois tópicos.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro