El Calafate
El Calafate é um agradável vilarejo fundado em 1927 às margens do Lago Argentino. Seu nome deriva de uma frutinha escura, abundante na região, com a qual se prepara uma geleia que nenhum visitante deixa de provar.
Mapa de El Calafate
Como ir a El Calafate
Avião
O Aeroporto Internacional de El Calafate, a 23 km da cidade, inaugurado no ano 2000, facilitou muito a visita ao Glaciar Perito Moreno. Há voos de Buenos Aires, diretos (3h10) ou com escala em Río Gallegos (3h40); de Río Gallegos (0h45); de Bariloche (1h45); e de Ushuaia (1h10). Há mais voos no verão; no inverno as opções são reduzidas pois muitos voos são cancelados devido às condições climáticas.
Veja passagens aéreas e pacotes
Carro
De Río Gallegos (300km), pela RP 5, a RN 40 e a RP 11. Esta última passa por El Calafate e vai até o Parque Nacional Los Glaciares. De Buenos Aires (2.790 km), pela RN 3. De Comodoro Rivadavia (980 km) utilize a RN 3, a RP 9 e um pequeno trecho da RP 11.
Ônibus
Há ônibus de Río Gallegos (4h); de El Chaltén (4h); e de Puerto Natales, no Chile (5h).
Hospedagem
A avenida principal e suas imediações são práticas. Ali fica o comércio, bares, restaurantes e as agências de viagem que organizam excursões ao Glaciar Perito Moreno.
Escolha e reserve seu hotel em Ushuaia.
A melhor época para ir
A melhor época é o verão, mas é possível visitar o Glaciar Perito Moreno no final da primavera e no começo do outono. Já o inverno deve ser evitado a todo custo.
Ponto turísticos em El Calafate e proximidades
Na cidadezinha em si não há muito a ver ou fazer, exceto apreciar os incríveis tons de azul e verde das águas do lago, deliciar-se com as trutas, os cordeiros e os doces regionais ou andar a cavalo. O principal interesse de El Calafate é servir de base para visitas ao imperdível Glaciar Perito Moreno. Também é possível ver pinturas rupestres em grutas próximas ao Lago Argentino.
Amantes do trekking poderão fazê-lo nas mais variadas trilhas, inclusive em geleiras, e quem gosta de cavalgar terá oportunidade de realizar ótimos passeios.
O pequenino centro de El Calafate praticamente se resume à Avenida del Libertador e ruazinhas próximas, onde estão as lojas, os restaurantes e os hotéis. Nas recepções dos hotéis, no escritório oficial de turismo da prefeitura ou em qualquer agência da cidade você poderá contratar passeios dos mais tradicionais aos mais “radicais”, inclusive voos sobre a região em pequenos Cessna 337.
Detalhe – Não confunda Perito Moreno – o glaciar – com o Parque Perito Moreno, que fica centenas de quilômetros ao norte dali, nem com a cidade que tem o mesmo nome. E não confunda El Calafate com Cafayate!
Glaciar Perito Moreno
É simplesmente espetacular. Fica a 8 km de El Calafate. Saiba mais sobre o Glaciar Perito Moreno
Cuevas del Walichu – (ou Gualicho)
A 8 km de El Calafate. Há excursões a partir de El Calafate, mas é fácil ir de carro. Agasalhe-se, pois o vento que sopra do lago é gelado. A região de El Calafate é habitada há milhares de anos. As pinturas das cavernas de Walichu, à beira do Lago Argentino, foram feitas há aproximadamente 4.000 anos por tribos anteriores aos índios tehuelches, últimos habitantes do local antes da chegada dos brancos. Descobertas por Francisco Perito Moreno, as pinturas representam animais e seres humanos, além de mãos humanas.
Acredita-se que eram utilizadas em alguma espécie de rito mágico. A vista do lago e as formações rochosas formam um conjunto de beleza selvagem e desolada (imagine como teria sido a vida dos nativos que ali habitaram logo após o período glacial).
Cavalgadas
Há várias opções de passeios a cavalo, com diferentes tempos de duração. A cavalgada pela Bahia Redonda, que margeia El Calafate, por exemplo, leva 2h; já o passeio até Punta Bonita leva 6h e inclui almoço. Esses passeios, que incluem o guia e o aluguel do cavalo, podem ser contratados nas agências locais.
Navegação pelo Lago Argentino
Diversos passeios de barco podem ser feitos pelo Lago Argentino a partir do Porto Punta Bandera, a 50 km de El Calafate. De duração variada, às vezes de mais de um dia, incluem visitas aos glaciares próximos (Perito Moreno, Upsalla, Spegazzini), à Bahía Onelli, a estancias (fazendas) etc. Alguns deles incluem trajetos em veículos 4X4 e/ou a cavalo.
A Argentina em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
sobre a as regiões mais interessantes do país