A Bahia no século XIX

Turismo e cultura. A história da Bahia no século XIX: como era a vida diária e a economia baiana no século XIX, a Guerra de Canudos.

Guerra de Canudos

 

A Bahia no século XIX

O fim do Ciclo da Cana-de-Açúcar

Durante a primeira metade do século XIX a exportação de produtos agrícolas e derivados, como algodão, fumo, cacau, açúcar e aguardente, eram a base da economia baiana, que já perdera o vigor do Ciclo da Cana-de-Açúcar, quando a Bahia era uma região rica baseada em um modelo econômico dedicado à monocultura e voltado para a exportação. Com a descoberta do ouro pelos paulistas nos sertões de Minas Gerais o eixo econômico do país se deslocou para o sudeste. Além disso, as plantações de cana-de-açúcar expandiram-se nas colônias francesas, espanholas, holandesas e inglesas do Caribe, de clima semelhante ao da Bahia, e tornaram-se importantes concorrentes do açúcar baiano no mercado europeu.

A Bahia após a Guerra da Independência

Depois da Guerra da Independência, a capital baiana, Salvador, expandiu-se com o aumento populacional e enfrentou insurreições. A Revolta dos Malês, promovida por escravos mulçumanos em 1835, teve por objetivo a formação de um Estado negro independente. A Sabinada, movimento separatista de tendência republicana, estendeu-se de setembro de 1837 a março de 1838.
Uma incipiente industrialização ocorreu por volta da segunda metade do século, quando ingleses se estabeleceram em Salvador e em Valença e trouxeram técnicas de tecelagem mecanizada. Porém, foram limitados os efeitos da introdução da manufatura na estrutura sócio-econômica da província.

O litoral sul

No litoral sul, Caravelas, hoje um centro turístico, que já era um importante porto baleeiro, manteve esse status durante o século XIX, mas a costa meridional só voltou a prosperar com a produção de cacau em Ilhéus a partir de 1890.
No interior, a povoação da Chapada Diamantina intensificou-se na segunda metade do século, quando foram descobertas jazidas de diamante.

A Guerra de Canudos

Em 1879 uma guerra viria abalar o sertão Bahia: a Guerra de Canudos. Leia mais.

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Música baiana

Turismo e cultura. A música baiana. A evolução da música baiana, os novos valores, a música na vida dos baianos, os shows e festivais.

O povo baiano

O povo baiano, tem estilo de vida descontraído, são simpáticos e hospítaleiros. Alegres, têm uma musicalidade sem igual e conservam suas tradições.

As capitanias hereditárias

Turismo e cultura. História da Bahia, as capitanias hereditárias, o início da colonização. O pouco sucesso das capitanias.

A Capoeira

Misto de luta e dança a capoeira é praticada inicialmente por escravos africanos, foi alvo de perseguições, sendo considerada “subversiva”.

Castro Alves

O poeta Castro Alves, abolicionista engajado, poeta dos escravos, sua vida, sua obra, seus amores.