Os ayllus, base da sociedade incaica

Peru, turismo e cultura. Os ayllus: o sistema de aldeias que constituíam a base da estrutura social agrícola da sociedade incaica.

INCA ESTRUTURA SOCIAL

Os ayllus: As famílias descendiam de um ancestral comum

O império, centralizador e autoritário, guerreiro mas, também, agrícola, tinha sua base administrativa em comunidades chamadas ayllus – instituição pré-incaica constituída por um grupo de famílias que se acreditavam descendentes de um ancestral comum.

Os ayllus: a organização hierárquica

Os ayllus das terras altas eram destinados a culturas como a da batata; no litoral, deviam produzir sal e pescado; nos vales, criavam lhamas, alpacas e vicunhas. Cada ayllu possuía seu curaca – chefe ou, grosso modo, um prefeito que cuidava de todos assuntos administrativos de sua comunidade, recolhia os impostos e prestava contas ao Tucuy Ricoc, representante do imperador. A fidelidade dos curacas ao império era total e alguns chegavam, nos anos onde a produção agrícola era abundante, a propor o aumento da carga de impostos de sua comunidade… O curaca que administrasse mal seu ayllu era destituído do cargo e passava a trabalhar como pastor. (Interessante pena para a improbidade administrativa!). Caso um rapaz do ayllu agisse errado, se tivesse menos de 26 anos, seus pais eram igualmente punidos e, muitas vezes, toda a comunidade também. Assim, todos tinham interesse em manter a ordem em seu ayllu.

A organização do trabalho

Os membros do ayllu executavam três tipos de trabalho: o ayni, eminentemente agrícola, destinado a satisfazer às necessidades primárias da comunidade; a minca, trabalho nas terras do Inca e do Sol, realizado anualmente como uma grande festividade; e a famosa mita, prestação de serviços pelos homens adultos para a construção de obras públicas. Os ayllus deviam também, cada um,  fornecer soldados ao império. Estes só podiam se casar após servir o exército até os 25 anos. Os mais aptos tornavam-se guerreiros; os demais, carregadores. Completado seu tempo no exército eram autorizados a voltar para sua pacaraina (a terra de nascimento, o ayllu).

Os ayllus: Comunidades autossuficientes

Naturalmente, uma sociedade agrícola baseada em comunidades mais ou menos autossuficientes como os ayllus não favorecia o desenvolvimento do comércio. Mesmo assim, havia mercados funcionando na base do escambo, a troca direta de mercadorias. Sabe-se também que caravanas de lhamas percorriam grandes distâncias, levando para Cusco produtos de ayllus de diferentes partes do império: frutas das terras baixas, sal, peixe seco e adubo do litoral etc.
Visando fortalecer os laços entre os membros do ayllu, duas ou três vezes por mês faziam-se refeições comunitárias, das quais todos participavam, com a presença do curaca.

Como ir ao Peru

Escolha a reserve sua passagem aérea ou pacote para o Peru

Relatos de viagem

A Trilha Inca | Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

 

 

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Sacsayhuaman, Peru

História do Peru: Sacsayhuamán

História da tomada da fortaleza de Sacsayhuaman, vizinha de Cusco, pelos espanhóis, hoje o maior e mais importante conjunto de ruínas incas do Vale Sagrado.

Plaza de Armas de Lima, Peru

As consequências da conquista

História do Peru: as consequências da conquista espanhola na Europa da época, o ouro inca que impulsionou a Revolução Comercial e mudou a face da Europa.

Catedral de Cusco, Peru

Os espanhóis chegam ao Peru

História: os espanhóis chegam ao Peru. Veja como começou a conquista, em um momento em que o Império Inca era disputados por dois irmão inimigos

Lei e a moral incas

Curiosidades sobre o Império Inca. As leis e a moral Incaica eram severas. Qualquer desrespeito a elas resultavam em punições rigorosas, não raro com a condenação à morte do infrator.

Huáscar e Atahualpa

Os irmãos inimigos, que dividiram o Império Inca e facilitaram a conquista espanhola. Suas, diferenças, a guerra entre Cusco e Quito.

Construções incas em Machu Picchu, no Peru

As origens dos incas

As lendas sobre os primeiros incas e suas origens, a figura de Manco Cápac, o filho do sol.

Festa típica em Cusco, Peru

Incas, a expansão do império

A expansão do Império Inca; seus métodos para integrarem os povos conquistados, a importância da língua quéchua, falada pelos incas.