São Paulo
Paulistanos que raramente vão ao centro da cidade de São Paulo ficam surpreendidos com a quantidade de turistas que visitam a cidade. Muitos são brasileiros de outras cidades e estados da federação, outros são estrangeiros. Alguns vêm a negócio e aproveitam para visitar a cidade. Muita gente vem a São Paulo para fazer compras, principalmente brasileiros do interior de São Paulo e de outros estados.
Mapa da cidade de São Paulo
Como ir a São Paulo
De avião
O Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, recebe voos de diversas cidades brasileiras. O Aeroporto de Guarulhos é um grande aeroporto internacional situado a uns 20 km de São Paulo. Bem maior do que o Congonhas, destina-se a receber voos de longa distância para todo o o Brasil e também para um grande número de destinos no exterior.
Do aeroporto de Guarulhos há ônibus da “Airport Bus Service” até São Paulo, estação de metrô Tatuapé. O ponto fica em frente ao desembarque. O restante do trajeto será feito tomando o metrô. O acesso aos Terminais Rodoviários do Tietê e da Barra Funda também pode ser feito de metrô.
O Aeroporto de Viracopos, mais distante da capital, também serve São Paulo.
Veja passagens aéreas e pacotes para São Paulo.
De carro
Por inúmeras estradas. Recomendamos olhar o mapa para entender. De qualquer forma, principalmente se você não conhece bem a cidade, a melhor coisa é estacionar e tomar transportes públicos e táxi.
Hospedagem
O centro da cidade pode ser prático para quem viaja a São Paulo a negócios, mas à noite não é nada agradável.
A região da Av. Paulista, entre a Av. da Consolação e o bairro do Paraíso, é bem servida de metrô e ônibus, tem shoppings, cinemas e muita vida cultural.
Há boas opções de hotéis em bairros na zona sul como Jardins e Itaim Bibi.
Escolha e reserve seu hotel em São Paulo
A melhor época
O verão em São Paulo é muito quente e chuvoso. Se puder, evite-o.
O que ver e fazer em São Paulo
O Centro Histórico
O centro de São Paulo é dividido em duas regiões distintas, separadas pelo Vale do Anhangabaú. O chamado Centro Histórico corresponde à Praça da Sé, o Pátio do Colégio, o Mosteiro de São Bento, com belos prédios históricos, muitos deles em estilo Art Deco, restaurados. O Pátio do Colégio é onde a cidade começou e é um lugar agradável de se visitar. Seu café semi-aberto fica lotado aos domingos. Há também atrações no Centro Histórico, como o Centro Cultural Banco do Brasil, onde estão sempre acontecendo exposições. Saiba mais.
O Centro Novo
O Centro Novo fica em volta da Praça da República e arredores. Nessa praça acontece todos os domingos feiras de artesanato. Bem perto fica o Edifício Itália, o mais alto da cidade, com um restaurante e bar panorâmicos no alto. O terraço está aberto à visitação de segunda à sexta-feira das 15h às 16hs. A vista de São Paulo do alto é espetacular.
Saiba mais
Vida cultural e vida noturna
São Paulo é também uma cidade com excelente vida cultural e noturna. Possui um grande número de cinemas, teatros, exposições culturais e museus. Alguns de seus bairros, como Moema, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Vila Madalena são famosos por seus bares badalados e restaurantes com todo tipo de culinária.
A região da Luz
Outro lugar interessante é a Estação da Luz e seus arredores. A estação, toda restaurada, é um exemplar da arquitetura do final do século XIX. Vale conhecer. Do outro lado da avenida fica o Parque da Luz, todo sombreado, um lugar agradável para dar uma parada e descansar. Bem do lado do Parque da Luz situa-se a Pinacoteca do Estado, onde sempre ocorrem exposições. Perto fica o sombrio prédio do antigo DOPS (Depto. de Ordem Política e Social) da época da ditadura onde tantos brasileiros estiveram presos, torturados e alguns, assassinados. O local, por isso mesmo, transformou-se em “Memorial da Repressão” e reúne livros, cartas manuscritas de antigos prisioneiros políticos, obras de arte inspiradas nesse período sombrio da nação brasileira, fotografias e outros testemunhos.
A cidade possui também um bom número de parques muito frequentados pela população nos finais de semana, como o Ibirapuera, o Burle Marx, o Parque da Aclimação, o Horto Florestal e o Parque Villa-Lobos. Na maioria deles existem atrações culturais e espaço para as mais diversas atividades esportivas.
Dica de hospedagem
Quarto de suite independente no Itaim Bibi, bairro nobre de São Paulo pelo sistema Air BNB – Reservar
Onde comer e beber
Localidades turísticas no Estado de São Paulo
• Cidade de São Paulo • Campos do Jordão • Atibaia • São Luiz do Paraitinga • Santos • Ubatuba • Caverna do Diabo • Embu das Artes • Bananal