Trujillo
Chan Chan, Trujillo, Peru
Trujillo, Chan Chan

Sobre Trujillo

Por ser fora de mão, sobretudo para quem chega ao Peru vindo da Bolívia, Trujillo é pouco visitada pelos brasileiros. Mas quem pensa em visitar o país passando por Lima e tem algum tempo pela frente, deve incluir a cidade em seu roteiro.

Trujillo foi fundada em 1534 por Diego de Almagro Almagragro, que a batizou com o nome da cidade natal de seu sócio Francisco Pizarro. Por ironia, pouco depois, ambos tornaram-se inimigos (literalmente!) mortais.

Embora a populosa Trujillo seja uma cidade colonial bonita e agradável, com ruelas lotadas de pequenos comércios, lindas igrejas e belas plazas, a maioria das pessoas que a visita o faz atraída pelas ruínas de Chan Chan, pertinho dali.

Mapa de Trujillo

Como ir

Avião

De Lima (1h de voo). Há táxis até o centro

Veja passagens aéreas e pacotes

Ônibus

De Lima (8h); de Cajamarca (7h30)

Hospedagem

Escolha e reserve seu hotel em Trujillo

Melhor época

Primavera e outono são as épocas mais agradáveis.

Atrações em Trujillo

Merecem ser vistas a Plaza de Armas, onde fica a catedral, e as igrejas e casas coloniais do centro histórico.
Também vale a visita o Museo de Arqueologia  Calle Junin, 682).

Chan Chan

A 5 km de Trujillo. Abre diariamente das 9h às 16h. A opção mais prática é tomar um táxi ou uma van. A capital da civilização Chimú, que chegou a ser a maior cidade da América pré-colombiana antes de cair nas mãos dos incas, foi erguida inteiramente com blocos de adobe, madeira e palha. Com área de 20 km2, a cidade era composta por nove cidadelas. O estudo de suas impressionantes ruínas ajudou a desvendar o modo de organização política e social dos chimús.

O clima seco da região ajudou a preservar Chan Chan, mas como o adobe é um material pouco resistente, o sítio arqueológico tem sido constantemente monitorado e restaurado, merecendo especial atenção da UNESCO, que o declarou Patrimônio da Humanidade. Podem ser visitados palácios, templos e edifícios com notáveis decorações em alto relevo que, felizmente, têm resistido às intempéries – e até a El Niño. O Palácio Tschudi corresponde à area fortificada cercada por muros e passagens estreitas que levam ao centro cerimonial.

Huacas

A Huaca Esmeralda e a Huaca Arco-Íris (também chamada “do Dragão”), construções da era chimú, são outros importantes pontos a visitar. Nas proximidades de Trujillo existem ainda as Huacas do Sol e da Lua, as mais interessantes pirâmides peruanas, que se acredita serem obra dos mochicas, anteriores à cultura chimú.

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Relatos de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.