Rhône-Alpes
Lyon, na França
Lyon, na França

Sobre Rhône-Alpes

• Lyon • Vienne • Courchevel • Chamonix • Evian-les-Bains • Grenoble

No vale do rio Ródano (Rhône), no centro/sudeste do país, fica Lyon, uma das maiores e mais antigas cidades francesas. Lyon data da época do Império Romano e é atravessada por dois rios, o Saône e o Rhône, o que lhe dá um charme extra. Conhecida como ” capital gastronômica” na França (o que não é pouco!), Lyon tem um interessante centro histórico, com ruelas medievais e passagens cobertas; um anfiteatro romano; um museu galo-romano com descobertas arqueológicas feitas na região; e um museu de Belas Artes que figura entre os mais importantes da Europa.

Mapa de Rhônes-Alpes

Como ir

Não há voos diretos do Brasil para nenhuma cidade da região. Em Paris você poderá tomar outro voo para Lyon, a capital regional ou o trem de alta-velocidade entre as duas cidades.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Lyon

Lyon é a cidade onde provavelmente você irá desembarcar. Além de interessante, Lyon, é uma ótima base para você conhecer outros pontos de interesse nas vizinhanças.

Escolha e reserve seu hotel em Lyon

Melhor época

Essa região da França pode ser visitada em qualquer época do ano, mas o frio, no inverno, pode incomodar. Se puder opte pela primavera ou o outono. Veja mais detalhes em Melhor época na França

Pontos de interesse na região de Rhône-Alpes

Em Vienne, um pouco ao sul de Lyon, podem ser vistos vários vestígios do império romano e igrejas medievais.
É no vale do do rio Saône, ao norte de Lyon, que são produzidos os famosos vinhos Beaujolais, enquanto das margens do Ródano, como o nome indica, vêm os populares tintos Côtes-du-Rhône.

A leste do Ródano, na fronteira com a Suíça, estão os Alpes, com magníficas paisagens e regiões montanhosas, onde se pode praticar todos os tipos de esportes de inverno. No verão, as lindas montanhas são procuradas pelos praticantes de trekking. Dentre as estações de esportes de inverno mais conhecidas estão Courchevel e Chamonix.

Às margens do lago de mesmo nome está Annecy, uma graciosa cidade com um bairro medieval entrecortado por canais e pontes. Outro lago, o Léman, tem em suas margens a estação termal Evian-les-Bains. De barco, pode-se chegar a Lausanne, do outro lado do lago, já em território suíço.
Um excelente roteiro para se fazer na região é a Route Napoleón (hoje, estrada nacional 85), rota feita pelo imperador francês quando, em 1815, retornou do exílio em Elba, desembarcou em Golfe-Juan e chegou até Grenoble.