Place des Vosges
Place des Voges, Paris
Place des Vosges no verão, Paris

Acessar o sumário  •  Acessar o índice remissivo de atrações

Place des Vosges, uma praça que fez parte da história de Paris

O Marais possui algumas das mais antigas e pitorescas ruas e praças de Paris, que por si só constituem uma atração turística: a Place des Vosges. Percorrendo o bairro, você terá a oportunidade de ver alguns vestígios da Idade Média e sobretudo muitos hôtels particuliers. Mencionamos as principais ruas e praças, bem como os endereços de vários desses lindos edifícios, mas nada impede que você esqueça da vida vagando pelo bairro e descubra por si só o seu local preferido.

Localização da Place des Vosges

Não espere, entretanto, que cada um desses hôtels particuliers seja uma atração comparável à Torre Eiffel ou à Notre-Dame; o interessante é observar o conjunto e sentir o clima de uma Paris perdida no tempo. Infelizmente, os antigos imóveis do Marais raramente são abertos à visitação, exceto aqueles onde estão instalados museus ou onde são realizadas exposições de arte.A grande praça rodeada por edifícios absolutamente simétricos no coração do Marais é uma das mais famosas e elegantes do mundo. Podemos dizer que é também das mais bonitas! Seu passado remoto não é dos mais nobres; antes da construção da praça, era um grande pátio de terra onde funcionava um mercado de cavalos. Chamada inicialmente de Place Royale (Praça Real), teve seu nome mudado para Place des Fédérés (Praça dos Federados) no início da Revolução.

Por que Place des Vosges?

O nome Place des Vosges foi escolhido mais tarde por Napoleão em homenagem à região montanhosa de Vosges, no sudeste da França. A praça começou a ser construída durante o reinado de Henrique IV, por idéia de sua sogra, Catarina de Medici. Primeiro, em 1606, foram erguidos os pavilhões denominados “du Roi” (do rei) e “de la Reine” (da rainha), um de cada lado da praça, de frente para o outro.

Apesar dos nomes, esses pavilhões jamais foram habitados pela realeza. Os demais imóveis da praça, a primeira em Paris que teve um projeto definido de construção, tiveram de ser construídos segundo um mesmo modelo. Daí vem a simetria que lhe confere tanta beleza. Em 1612, a Place des Vosges foi concluída a tempo para o casamento de Luís XIII com Ana da Áustria, comemorado com grande pompa.

Lugar favorito dos aristocratas

A praça tornou-se o lugar favorito da aristocracia no século XVII; a grande moda era morar lá ou, se não fosse possível, nas suas redondezas. Essa era a época retratada nos romances de capa e espada. Prestando atenção, você verá que a arquitetura da praça é exatamente a mesma que aparece nos filmes de mosqueteiros. Passeando pelas galerias quase desertas, sentirá que D’Artagnan pode a qualquer momento aparecer na sua frente. (Isso de madrugada, é claro. Ao meio-dia, você dará de cara com grupos de turistas descendo de ônibus de excursão!).

Os duelos proibidos

Embora os duelos tivessem sido proibidos pelo cardeal Richelieu, ministro do rei, a praça era o local predileto dos nobres que queriam acertar diferenças com seus desafetos. Por pura provocação, em 1627, o conde François de Montmorency-Boutteville foi duelar bem debaixo das janelas de Richelieu, que morava no número 21 da Place des Vosges. Não deu outra: foi preso e decapitado na praça de Grève, atual praça do Hôtel de Ville.

E quando a corte partiu para Versalhes?

Quando a corte se instalou em Versalhes, a praça perdeu muito de sua importância, sendo pouco a pouco abandonada pelos aristocratas. Durante a Revolução, a estátua de bronze de Luís XIII sobre um cavalo, que ficava no meio da praça, foi destruída e fundida. A atual, de mármore, é de 1825. Nas galerias cobertas que circundam a Place des Vosges funcionam hoje butiques, livrarias, antiquários e restaurantes. Passear por ali é quase obrigatório para quem visita Paris: uma delícia!

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França