Pisco, Paracas e Ilhas Ballestas
Paracas, Peru
Paracas, Peru

Como ir para Pisco, Paracas e ilhas Ballestas

Mapa de Pisco

Ônibus

De Lima (3h30); de Nazca (3h).

Pisco

No passado um porto exportador de bebidas

Pisco foi um importante porto, pelo qual escoava boa parte da produção nacional de… pisco, é claro! Os colonizadores espanhóis não gostavam nem um pouco dessa exportação de produtos semi-manufaturados e chegaram a proibir o transporte de vinhos e derivados pelos navios que partissem da costa peruana

Pisco: base para visita às atrações próximas

A cidade em si não possui atrativos turísticos, mas é ponto de partida e, muitas vezes, de hospedagem, para quem vai visitar a península de Paracas e as Ilhas Ballestas, que fazem parte da Reserva Nacional de Paracas. Agências que promovem esses passeios podem ser encontradas no centro de Pisco, em torno da Plaza de Armas.

As Ilhas Ballestas

(Chamadas por alguns de “as Galápagos dos pobres”…) formam um pequeno arquipélago de fauna interessante, que compreende, além de lobos-marinhos e golfinhos, diversas espécies de aves, como os pinguins de Humboldt. O excremento de certas aves, chamado guano, que forma camadas de vários metros de espessura, é usado como adubo. Os animais nadam ao lado das embarcações e se deixam fotografar sobre os rochedos. A impressão que você terá é que posam expressamente para os turistas… Provavelmente você não terá outra oportunidade de ver animais como esses em liberdade tão de perto.

O candelabro

A caminho das ilhas avista-se, na península, a figura de um candelabro de aproximadamente 50m de altura, desenhado no rochedo pelo povo que deu nome ao lugar: os Paracas. Ninguém sabe exatamente o significado e a função dessa figura, mas desconfia-se que tenha relação com os conhecimentos astronômicos dessa tribo pré-incaica e com as linhas de Nazca.

As curiosas formações rochosas de cavernas e arcos

O passeio para as Ilhas Ballestas, que dura em torno de 4h, é feito em barcos pequenos, que sacodem bastante. Quem é sujeito a enjoos deve evitar um café da manhã copioso e tomar um comprimido de Dramin antes de embarcar. Também é recomendável levar um blusão impermeável para não se molhar com respingos do mar, bem como um boné e protetor solar.

Península de Paracas

É a parte continental da reserva, onde podem ser avistados flamingos cor de rosa e outras aves. Perto da entrada da reserva, fica o pequeno Museo Arqueologico Julio Tello, onde são expostos objetos e múmias encontrados em túmulos e escavações na região, da época em que o local era habitado pelos Paracas.
A localidade de Huacachina, próxima a Pisco, merece ser visitada por quem tiver tempo: lembra um oásis saariano com enormes dunas de areia branca, palmeiras e um lago de águas sulfurosas que possuem propriedades terapêuticas.

Hospedagem em Pisco e região

Escolha e reserve seu hote em Pisco

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotíes no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Relatos de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico