Musée Carnavalet
Musée Carnavalet (História de Paris)
Musée Carnavalet (História de Paris)

Musée Carnavalet ou Musée de l’Histoire de la Ville de Paris (Museu da História da Cidade de Paris)

23/29, rue de Sévigné. O interessantíssimo Museu da História da Cidade de Paris funciona em dois prédios diferentes, ligados por uma galeria: o Hôtel Carnavalet, uma magnífica mansão do século XVI, e o Hôtel Le Peletier, do século XVII. O Carnavalet foi comprado em 1866 pela prefeitura de Paris para abrigar detalhes da decoração de antigos imóveis que estavam sendo demolidos durante a febre de renovação do barão de Haussmann. O acervo do museu inclui objetos históricos e artísticos desde os tempos neolíticos até o século XX.

Localização do Musée Carnavalet (Museu da História de Paris)

Nele há fortes lembranças de momentos cruciais da vida da cidade, com ênfase na época da Revolução: quadros, móveis, maquetes e objetos de todo tipo, relacionados à história de Paris. As maquetes e quadros dão uma boa noção de como era a cidade na Idade Média e na Renascença: as casas construídas sobre as pontes do Sena, a vida urbana, o comércio, os trajes de época etc. Para seguir a evolução da cidade de Paris desde a Idade do Bronze, comece pelo andar térreo, onde há restos de antigas canoas utilizadas pelos primitivos habitantes da Île de la Cité. No primeiro andar estão as coleções dos séculos XVII e XVIII, nas quais predominam as reconstituições de cômodos com mobiliário da época.

No segundo andar fica a ala consagrada ao período da Revolução, com mil curiosidades. Pode-se ver até uma réplica da cela onde Maria Antonieta ficou presa (com a pequena mesa de bilhar que usava para se distrair…), mechas do cabelo de Luís XVI e uma reprodução do prédio da Bastilha, esculpida em uma das pedras da antiga prisão. Há muito mais a ser visto, como uma excelente coleção de pinturas de várias épocas sobre Paris e muitos emblemas retirados de fachadas de antigos estabelecimentos comerciais (e até a própria fachada de um deles). O museu é maior do que aparenta e uma visita leva facilmente por volta de 2h — ou bem mais tempo, se você quiser apreciar tudo com calma.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França