Índia

Sobre a Índia: uma viagem que marcará sua vida

Um país com uma longa história

Possuidora de uma cultura milenar, a história da Índia está intrinsecamente ligada à das religiões espalhadas pelo Oriente. Onde quer que você vá, se sentirá envolvido por uma atmosfera mística, pelo odor de incenso, e por uma profusão de imagens de animais sagrados e divindades estranhas – deuses com vários braços, como Shiva ou com corpo de homem e cabeça de elefante, como Ganesh.

A história da Índia se confunde com lendas, histórias de deuses e semideuses – reis-divindades. As sucessivas invasões, dos arianos, há milhares de anos, mongóis e outros povos, séculos mais tarde, formaram as características étnicas, culturais e religiosas desse país de mais de um bilhão de habitantes.

Viajar pela Índia é uma experiência de vida intensa: ninguém volta de lá indiferente. Tudo surpreende o viajante, seja pela beleza, pela novidade, ou simplesmente pelo choque cultural. Conhecer a Índia exige tempo: o território é grande e cada região é muito diferente da outra – povo, paisagens, arquitetura. É preciso ter contato com essa variedade para poder dizer, de boca cheia, que se conheceu o país. Tudo é novo, tudo é estranho para um ocidental. O trânsito louco, o barulho infernal de buzinas, a poluição, fazem com que as grandes cidades indianas sejam um tanto atordoantes para quem chega pela primeira vez a Índia. Depois, aos poucos você vai se habituando. O importante é relaxar: a Índia precisa ser descoberta e compreendida. Circulando pelo país, estamos percorrendo uma nação cujas origens são pouco conhecidas da maioria dos ocidentais.

Mapa da Índia

Como ir para a Índia

Não há voos diretos do Brasil para a Índia. Você terá que pegar uma conexão na África do Sul ou em Roma, Paris, Londres ou outra capital europeia. Os dois principais aeroportos internacionais indianos são Bombaim ou Nova Delhi. É onde você irá desembarcar.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar na Índia

Escola e reserve seu hotel em Agra

Escolha e reserve seu hotel em Mumbai (Bombaim)

Escolha e reserve seu hotel em Jaipur

Escolha e reserve seu hotel em Jodphur

Escolha e reserve seu hotel em Nova Delhi

Escolha e reserve seu hotel em Udaipur

Escola e reserve seu hotel em Varanasi (Benares)

A melhor época na Índia

O clima na Índia é, no inverno, seco e menos quente na maior parte de seu território, (exceto nas montanhas no norte do país) e, no verão, um período intensamente chuvoso  e quente (as monções). Veja mais sobre a melhor época para ir à Índia.

Principais atrações turísticas

Nova Delhi • Jaipur • Jodhpur • Udaipur • Jaisalmer • Srinagar • Varanasi (ou Benares) Madras • Bombaim • Calcutá • Amritzar • Agra • Goa • Shimla • Dharmsala • Manali

Vídeo sobre a Índia

“As Índias”

antigamente a Índia e o Paquistão – evoluíram através dos séculos, com seus povos divididos em pequenos reinos, alguns de curta duração e todos freqüentemente em guerras entre si. Depois da consolidação do Império Mongol no começo do século XVI, chegaram os europeus, os portugueses inicialmente, depois franceses e ingleses. Foram, porém, estes últimos, que iriam marcar profundamente o país, impondo-lhe a língua e a dominação.

Gandhi e a independência da Índia

Os indianos só conquistariam sua independência em 1948, liderados por Gandhi. Em todos os lugares na Índia você verá, desde imponentes monumentos, até pequenos retratos em lares humildes, lembrando o Mahatma (palavra que significa “Grande Alma”). Quem desembarca no Aeroporto Indira Gandhi, em Nova Delhi, depara, ao entrar na cidade, com um monumento que, de longe, lembra ligeiramente o das Bandeiras, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (mais conhecido por “Vê se não me empurra”…). Com pedestal de pedra e expressivas estátuas em bronze, o monumento é uma homenagem da capital indiana a Gandhi.

Delhi

Delhi, a capital da Índia, é uma metrópole industrial e agitada de 10 milhões de habitantes no centro norte do país. Mas, se comparada com outras megalópoles, da Índia, é a mais agradável e com atrações turísticas não negligenciáveis. A cidade é dividida em Old Delhi e New Delhi, esta última uma metrópole planejada pelos ingleses para ser a capital do Império Britânico das Índias.

Dicas

Dicas de viagem sobre a Índia

Para saber mais sobre costumes, religião, história cultura da Índia, leia A Vaca na Estrada.

Índia em imagens

Maquina fotografica

Acesse o álbum fotográfico da Índia, com dezenas de imagens classificadas por região