Gastronomia peruana
Ceviche, prato típico pruanao, foto de Shosicarelax CCBY_files
Gastronomia peruana. Ceviche, prato típico pruanao, foto de Shosicarelax CCBY

Gastronomia peruana: um show de sabores.

Embora no Peru certos pratos, como o cuy (porquinho da índia) ou a carne de lhama, causarem estranheza, os  peruanos comem basicamente arroz, batata, peixes, carnes e legumes, bem ao gosto brasileiro, e em qualquer cidade de tamanho médio é possível encontrar, com facilidade, restaurantes que servem cozinha “internacional”.

Há muitas churrascarias, mas se você está acostumado a um bife de lomo argentino ou a um bom filé mignon na brasa, encontrará poucas a seu gosto: a maioria dos restaurantes que anuncia “carnes argentinas” não sabe cortá-las nem prepará-las adequadamente. Geralmente servem os churrascos demasiamente assados. Para comer carne mal passada, insista que venha “a la inglesa”.

É comum em muitas regiões do Peru encontrar carne de lhama e de alpaca. Esta última é superior e mais cara, mas ambas são saborosas e mais saudáveis do que a carne de vaca ou de porco, por terem pouquíssimo colesterol. A barreira é unicamente cultural: você pode achar estranho comer um bicho que é primo do camelo. Ou um animal bonitinho como uma alpaca.

Existem muitos restaurantes de cozinha italiana, mas as massas costumam ser demasiadamente cozidas, e não al dente. Nas pizzas, a massa tem a consistência de biscoito. Não é ruim, mas também não é a pizza que você come no Brasil, mesmo porque certos recheios também são inusitados: abacate, alpaca…

No Peru há muitos restaurantes chineses (“chifas”), razoáveis, mas que não se comparam aos “nossos” chineses, nem na qualidade, nem na variedade dos pratos.
Os peruanos consomem uma enorme diversidade de sopas, algumas leves, simples caldos, outras espessas e cremosas. Experimente. Vai bem com o frio. Em toda parte há salteñas e empanadas. Na Bolívia, alguns pratos são bastante apimentados com aji, uma pimenta forte.
Em ambos os países encontram-se com frequência truta e pejerrey (peixe-rei), mas escolha um bom restaurante, pois nem todos sabem prepará-los; algumas receitas “criativas” são um desastre!

As porções individuais são realmente para uma pessoa. Uma opção econômica são os equivalentes aos “pf’s” (pratos feitos) brasileiros, que nos países andinos são chamados de almuerzos ao meio-dia e ceña à noite. Consistem de uma sopa e, depois, de um segundo prato – carne ou frango com legumes, arroz e batata. Há almuerzos muito baratos, mas nesse caso trata-se do tipo de refeição para quem está empenhado em emagrecer rapidamente (como em um spa de luxo, mas muito barato!). Quem procura uma refeição farta e não quer gastar muito pode ir aos pequenos restaurantes dos mercados. Neles nem sempre existem mesas separadas; cada um se instala onde existir assento livre.

Pratos típicos peruanos

Aji de gallina: galinha com molho branco picante
Ceviche de pescado: peixe cru marinado no limão
Cuy: porquinho-da-Índia, geralmente preparado na brasa
Lomo saltado: bife picado e frito na frigideira, acompanhado de batatas, cebolas e tomates
Ocapa: batatas cozidas com molho de amendoim branco
Seco de res: carne bovina com molho e temperos típicos
Tallarin saltado: macarrão com legumes e pedacinhos de carne, com molho de tomate, passado na frigideira
Tamales: massa à base de farinha de milho, recheada geralmente de frango e cebolas
Anticuchos: espetinhos, geralmente de coração de boi
Chairo: sopa de carne-seca
Chicharrón: carne muito bem passada, quase torrada
Pejerrey: peixe de lago, geralmente frito e temperado com limão e azeite
Pollo dorado: frango assado
Quinoa: cereal muito rico em proteínas, de sabor semelhante ao do arroz (tão nutritivo que a NASA o adota na alimentação dos astronautas)

E as bebidas?

Pisco O famoso pisco peruano é uma aguardente de uva. Cuidado com falsificações e não exagere na dose: é forte como cachaça. Experimente o coquetel pisco sour (pisco, clara de ovo, gelo, limão e açúcar). Na Bolívia, o equivalente do pisco, mais frutado e saboroso, é o singani.
Chicha No Peru bebe-se chicha, uma bebida feita de milho que existe com e sem álcool. O api é outra bebida típica: bastante nutritiva e não alcoólica, feita de milho, possui coloração curiosamente avermelhada. Dizem que cura ressaca de pisco…
O mate de coca  É ideal para amenizar efeitos da altitude. Não espere, porém, nenhuma sensação “diferente” ao tomá-lo. As folhas de coca, quando mascadas, provocam apenas um ligeiro amortecimento na boca e inibem a fome. (É para esta última finalidade que os índios as mascam…).
Cervejas São razoáveis. As mais conhecidas são a Cusqueña, a Arequipeña e a Paceña. O problema é o péssimo costume de serví-las na temperatura ambiente, como fazem também com refrigerantes. Se quiser cerveja gelada, peça-a fria.
Vinhos Quanto a vinhos, o Tacama é o mais renomado. Nada muito especial. Se quiser algo melhor, escolha um chileno ou argentino, mas peça para o garçom abrir a garrafa na sua frente, exibindo-a a você com o lacre intacto. Recebemos relato de brasileiros que, em um restaurante de bom padrão, toparam com um Casillero del Diablo de rótulo e rolha verdadeiros… mas conteúdo falsificado.

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Pisco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Cultura e informação tornam sua viagem ao Peru muito mais fascinante:

Leia trechos do GTB Peru e Bolívia sobre a História do Peru e da sociedade inca.

O Peru antes dos incas • As origens dos incas •  A civilização inca
Os espanhóis chegam ao Peru • A lei e a moral inca  • Curiosidades sobre os Incas
A estrutua social incaica  • A expansão do Império • Huáscar e Atahualpa
A captura de Atahualpa pelos espanhóis • O fim do Império Inca

Informações práticas

Como ir ao Peru

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Pisco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.