Emilia-Romagna

Emilia-Romana

A Emilia-Romagna, tem por capital Bolonha (Bologna). A Emilia-Romagna  é habitada desde a Antiguidade, primeiro pelos etruscos, depois pelos romanos, deve seu nome à Via Aemilia, estrada romana que ia de Piacenza (Placentia, em latim), na época um importante posto militar, à costa do Adriático, passando por Parma, Modena e Bolonha.

Durante a Idade Média, floresceram na Emilia-Romagna importantes cidades-estado, como Bolonha, que é hoje sua capital; Ravenna, capital do império romano do Ocidente sob o domínio bizantino; e as outrora poderosas Rimini, Modena, Ferrara, Piacenza e Parma. As formaram um estado autônomo e Reggio e Modena caíram sob a dominação da família d’Este, senhores de Ferrara. Mais tarde, a parte sul da região caiu sob o domínio da Igreja e foi controlada pelos papas até a unificação italiana.

Mapa da Emilia-Romagna (Bolonha e região)

Um intenso processo de industrialização

A prosperidade da região, inicialmente associada à produtividade agrícola, acentuou-se no século XIX, quando a Emilia-Romagna passou por um intenso processo de industrialização e Bolonha tornou-se um dos mais importantes centros manufatureiros do norte italiano. Foi essa concentração industrial que permitiu o desenvolvimento de um forte movimento operário, ponta de lança do sindicalismo italiano que abrangia socialistas, anarquistas e comunistas.

Posição de destaque no plano intelectual

Ao mesmo tempo, a Emilia-Romagna conseguiu preservar sua posição de destaque e influên­cia no âmbito intelectual, cultural e científico, que remonta à fundação da Universidade de Bolonha e foi consolidada pela fundação da Universidade de Parma, no século XV.

Apesar de ser uma das mais modernizadas regiões do país, a Emilia-Romagna conserva um patrimônio histórico, arquitetônico e artístico em suas lindas cidades medievais e renascentistas.

Vídeo sobe a Emilia-Romagna (Região que tem Bolonha por capital)

Como ir

Não há voos diretos do Brasil. Você terá que voar até Roma ou Milão e tomar uma conexão. Bolonha é a porta de entrada da região para quem chega de avião de outras cidades italianas.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel na Emilia-Romagna (Bolonha, Ferra, Módena, Ravenna, Rimini,  etc)

Culinária requintada

É bom lembrar aos amantes da boa cozinha que a Emilia-Romagna é mundialmente reconhecida por sua culinária e pela qualidade de seus queijos, frios e produtos agrícolas. Certos pratos e especialidades da região são velhos conhecidos dos brasileiros; há décadas, adquirimos o hábito de salpicar nossa macarronada com o inconfundível parmesão e comemos lasanhas, espaguetes e outras massas com o molho que chamamos “à bolonhesa” (embora tenhamos feito adaptações na receita do molho original, que se chama ragù). Mais novos no mercado brasileiro, graças à abertura das importações, são o presunto cru de Parma e o aceto balsamico de Modena, que não faltam nas melhores mesas.

Como conhecer a Emilia-Romagna

Bolonha ocupa uma posição central na região e, por dispor de muitas opções de hospedagem e transporte, é o ponto de partida perfeito para aqueles que desejam visitar as demais cidades da Emilia-Romagna.

Trem

O trem é uma opção fácil e barata para ir a Ferrara, Parma, Modena, Ravenna e Rimini, sem necessidade de baldeação. A estação ferroviária central de Bolonha fica a menos de 2 km do centro histórico.

ônibus

O ônibus não consegue concorrer com o trem, porém pode ser eventualmente utilizado para trajetos curtos entre certas localidades.

Carro

Alugar carro é desnecessário na maior parte da região, em razão da excelência dos transportes públicos, mas pode ser útil para percorrer a costa do Adriático, onde ficam o Delta do Pó, Ravenna e Rimini, ou para a prática do agriturismo.

Saiba mais sobre a Itália

Itália (Introdução) | Centro da Itália  | Norte da Itália  | Sul da Itália

A Itália em imagens

Maquina fotograficaUma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens