Piacenza
Piacenza, Itália
Piacenza, Itália

 

Piacenza, antiga cidade romana

A cidade data da época do Império Romano, quando se chamava Plasencia. Conservou uma bela herança arquitetônica da Idade Média e da Renascença.

Mapa de Piacenza

Como ir a Piacenza

Carro

De Milão (65 km) ou de Bolonha (150 km), utilize a A1.

Trem

Existem trens diretos a partir de Milão (1h) e de Bolonha (1h30).

Veja pacotes e passagens aéreas

Melhor época

Primavera e outono.

Atrações turísticas em Piacenza

O antigo centro histórico e econômico de Piacenza é composto pela Piazza Cavalli e seus arredores. Nela há prédios antigos, como o Palazzo dei Mercanti e o Palazzo del Comune (Palazzo Gotico). Destacam-se no centro da praça as estátuas equestres de bronze de Alessandro e Ranuccio, dois membros da família Farnese, que governou Piacenza e Parma.

Duomo

Piazza Duomo. Belíssimo exemplar da arquitetura românica, começou a ser construído em 1122 e incorporou elementos góticos, como a rosácea que ostenta na fachada. No interior de estrutura simples, em forma de cruz latina, há muitos afrescos barrocos de diferentes artistas.

Palazzo Farnese

Piazza Cittadella. O majestoso palácio planejado para a família Farnese pelo arquiteto renascentista Jacopo Barozzi, mais conhecido como Vignola, teve sua construção iniciada em 1558, sobre uma fortaleza anteriormente erguida no local pelos Visconti no século XIV. O edifício abriga atualmente um grande museu composto de diversas seções temáticas. Na rica Pinacoteca, o maior tesouro é uma obra de Botticelli que retrata a Virgem com o Menino e São João Batista, conhecida como Tondo (de “rotondo”, nome comumente dado a pinturas em telas redondas).

Podem ser visitados alguns aposentos que foram ocupados pelos Farnese, chamados Fasti Farnesiani, todos eles faustosamente decorados ao gosto renascentista. O Museo delle Carrozze exibe antigas carruagens, enquanto no Museo del Risorgimento a unificação italiana é evocada com enorme quantidade de documentos e objetos que marcaram o evento histórico. No Museo Archeologico, que possui objetos datados até da Idade da Pedra, há uma raríssima peça etrusca em bronze, que representa um fígado de ovelha, repleta de inscrições. “Fígados” como esse, de função religiosa, eram usados por sacerdotes para revelar os desígnios das divindades. Há ainda seções de escultura, de armas antigas e de peças decorativas em cerâmica e vidro e, no primeiro andar, uma capela da época dos Farnese. Palazzo Farnese

Galleria d’Arte Moderna Ricci Oddi <end./> Via San Siro, 13.  A coleção particular do industrial Ricci Oddi, doada à cidade de Piacenza, deu origem a esta galeria, cujo acervo é composto por pinturas de artistas dos séculos XVIII e XIX, sobretudo italianos. Entre os principais quadros expostos estão paisagens de Antonio Fontanesi, obras dos macchiaioli toscanos Lega, Fattori e Signorini, e um retrato feminino de autoria do austríaco Gustav Klimt.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens