Do you speak english?

Speaking english

 Acessar Sumário  •   Índice Remissivo de atrações

Do you speak english?

Noções básicas

Para ir a Nova York não é indispensável falar inglês fluentemente. O importante é ter conhecimentos básicos que lhe permitam compreender e ser compreendido.
Como falar bem inglês pode tornar sua viagem mais interessante, quem tem algum tempo pela frente pode considerar a possibilidade de fazer um curso intensivo de inglês ou de procurar aperfeiçoar sua pronúncia antes de embarcar.

O idioma inglês

A língua inglesa tem palavras de diferentes origens, inclusive latinas e gregas, mas a maioria delas, de raiz anglo-saxã, não tem nenhuma semelhança com o português. O mais difícil no inglês é a fonética, pois há sons que não existem em português e vogais que ora se pronunciam de uma forma, ora de outra. É o caso do I, por exemplo, que às vezes se pronuncia como em português, mas que em muitos casos tem som de “ai”.

Regras com muitas exceções

Para complicar, as regras de pronúncia têm tantas exceções que até mesmo os norte-americanos têm que aprender na escola, desde pequenos, a soletrar palavra por palavra…

Os verbos

Já os verbos ingleses são muito fáceis e freqüentemente têm formas idênticas de conjugação para diferentes pessoas (you are, we are, they are…), o que ajuda a poupar massa cinzenta.

Onde aprender inglês

Diversas escolas no Brasil promovem cursos de inglês para todos os níveis, bem como intensivos para quem quer aprender, em pouco tempo, o mínimo necessário para viajar aos Estados Unidos.

A União Cultural Brasil-Estados Unidos é a principal referência de ensino de inglês norte-americano no Brasil. União Cultural

Dica

 nativeNYenglishteacher@gmail.com O professor norte-americano Matthew Thomas, membro da equipe que elaborou este guia, dá aulas particulares de inglês em São Paulo, com o mais puro sotaque new yorker, nas quais aborda, além do idioma, a vivência nova-iorquina.

Regras de cortesia

É característica do inglês usar o pronome you na segunda pessoa, seja quem ela for, tenha você intimidade com ela ou não. Mas não se usa o prenome (John, Mary) ao se dirigir ou se referir a alguém, exceto se houver intimidade.
O tratamento formal na linguagem escrita e falada é Mr. (senhor; pronúncia-se míster), Mrs. (senhora; pronuncia-se míces) ou Miss (senhorita; pronuncia-se mís), seguido do sobrenome: Mr. Almeida, Mrs. Silva.

Ao cumprimentar alguém

Ao saudar alguém, conforme a hora do dia, usa-se good morning (boa manhã, equivalente ao nosso “bom dia”), good afternoon (boa tarde) ou good evening (boa noite). Good night só se diz para quem está indo dormir ou para quem você não vai mais encontrar naquela noite.

Situações formais

Se você cumprimentar uma pessoa em uma situação formal, ou caso se trate de alguém que deve ser tratado com deferência em razão de idade ou hierarquia, é aconselhável acrescentar à saudação a palavra sir (senhor; pronuncia-se sêr) para os homens ou madam (minha senhora; pronuncia-se médam’) para mulheres: Good morning, sir; Good evening, madam.

Em situações informais 

Você pode esquecer tudo isso e dizer apenas Hi (oi; pronuncia-se rái) ou Hello (olá; pronuncia-se rélôu).

Para se despedir, Goodbye é mais formal, enquanto Bye-bye ou apenas Bye são opções descontraídas. Caso você vá reencontrar a pessoa em breve, pode usar um dos equivalentes a nosso “Até logo”: See you later (sí iú lêider) ou See you soon (sí iú sún’). Havendo intimidade, a expressão costuma ser abreviada para See you (equivalente a “A gente se vê”).

Please (plíz) significa “por favor”. Da mesma forma, se for ceder a passagem para alguém no elevador ou dar lugar a uma senhora no ônibus, pode usar please.

Thank you (ténkiu) é “obrigado” e Thank you very much (ténkiu vérimatch) é “muito obrigado”. Quando alguém lhe oferecer algo, se quiser recusar, diga claramente No, thank you (nôu, ténkiu).

Para pedir licença, diga Excuse me (écskiúz mi).

Para desculpar-se, use I’m sorry (áim’ sóri) ou, se o estrago for grande, I’m very sorry... Informalmente, basta um Sorry!, também usado em outras situações, inclusive para pedir licença quando se aborda alguém para pedir uma informação.

Observação: Nos Estados Unidos não é como no Brasil ou na França. Quando for apresentado a uma mulher (e vice-versa)apenas estenda a mão. Beijinhos no rosto é muito íntimo para os americanos, exceto quando se trata de uma velha amizade.

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro

Matérias especiais

Os co-op-builidings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade