Campos do Jordão

Campos do Jordão, a estância de inverno dos paulistas

Campos do Jordão é a principal estância turística de montanha do Estado de São Paulo. Faz muito frio no inverno, a alta estação, mas é muito raro nevar. Quando muito, os campos ficam brancos em razão da geada nessa estação. Mas é a oportunidade para muitos de curtir uma lareira e uma fondue acompanhada de um bom tinto. A maior parte do agito, principalmente à noite, acontece no centro turístico do Capivari, onde funcionam lojas de souvernirs e malhas de lã de produção local, barzinhos e restaurantes.

Mapa de Campos do Jordão

Como ir

De São Paulo pegue o completo Dutra-Imigrante até São José dos Campos e em seguida a 050. Outra opção é seguir pela Dutra até Taubaté e entrar na 383.

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Campos do Jordão

Pontos turísticos

A maioria das atrações ficam fora da cidade e o ideal é estar motorizado. Algumas, entretanto não ficam longe do centro.

Mosteiro das Irmãs Beneditinas

Fica próximo do centro.  O Mosteiro São João  das Irmãs Beneditina, rodeado pela paisagem muito verde, pode se visitado. As irmãs vendem artesanatos produzidos por elas. Diariamente às 17h 45 min, pode -se escutar o coral das irmãs e seus cantos gregorianos. Av. Dr. Adhemar de Barros, 330 – Vila Abernéssia.
Abre diariamente, das 9h às 11h; depois das 13h 30 às 15h e das 15h 30 às 17h 30.

Vídeo de turismo sobre Campos do Jordão

Palácio da Boa Vista (Palácio de Inverno)

O Palácio do Governo, é a moradia oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo. O Palácio possui um museu com obras de pintores renomados, como Portinari, Di Cavalcanti, Camargo Freire, Tarsila do Amaral,  e outros mestres. Abriga igualmente um acervo de pratarias, tapeçarias e móveis do século XVIIIRua Adhemar de Barros, 3100 – Vila Alto da Boa Vista. Aberto a visitação de quarta-feira a domingo e feriados das 10 às 12h e das 14 às 17h.

Auditório Cláudio Santoro

É o mais importante centro cultural de Campos do Jordão e palco do Festival de Inverno. É onde acontecem musicais, espetáculos teatrais, shows e outros  eventos. Sua arquitetura, que aproveita o relevo do terreno, é ultra-moderna. O auditório tem  capacidade para mais de oitocentas pessoas. Rua Arrobas Martins, 1800 – Alto da Boa Vista. Aberto todos os dias, exceto às 3ª feiras, das 10 às 18h.

Museu Felícia Leirner

O museu Felícia Leiner, inaugurado em  em 1979, expõe ao ar livre mais de 90 peças da escultora, que doou suas obras de cobre e o cimento branco ao Estado de São Paulo. As esculturas espalham-se em espaço de 350 mil metros quadrados. Rua Arrobas Martins, 1800 – Alto da Boa Vista. Aberto todos os dias, exceto às 3ª feiras, das 10 às 18h.

Cervejaria Baden Baden

A cervejaria Baden Baden é aberta à visitação. Durante a visita você poderá apreender como são fabricadas as cervejas artesanais super-premium de Campos do Jordão e degustar os  chopes Baden Baden Bock e Cristal.
Av. Matheus da Costa Pinto, 1856 – Vila Santa Cruz. Aberta à visitação todos os dias das 10h às 17h, com acompanhamento de monitor e agendamento prévio.

Centro de Lazer Tarundu

O Centro Tarundu oferece opções de lazer que agrada sobretudo aos mais esportistas. Pode-se andar a cavalo, realizar escaladas, praticar arborismo numa tirolesa de mais de 400 metros de comprimento, a velocidade de 80 km/h, ou ainda descer uma encosta em um orbit ball (bola gigante que desce montanha abaixo com a pessoa no seu interior). Durante a alta temporada pode-se patinar no gelo. Av. José Antonio Manso, 1525 – Vila São Cristóvão.

Fazenda Lenz

A Fazenda da Lenz é visitável e dispõe de um mirante com vista privilegiada da Serra entre o Vale Paraíba e Campos do Jordão. Na fazenda existe uma cachoeira que também atrai visitantes. Rua Ernesto Diederischsen – Gavião Gonzaga. Aberta à visitação de 2ª a 6ª: das 8h às 17h e 30 min e nos fins de semana e feriados das 9h às 19h, com

Borboletário Flores que voam

Perto do Horto Florestal, existe um borboletário com  35 espécies de borboletas existentes da região serrana.

Horto Florestal

O Parque Estadual de Campos do Jordão, a 13 km do centro possui uma área de preservação ambiental de 8300 hectares. Nele pode-se visitar o viveiro de plantas e uma a serralheria movida a roda d’ água, passear no Trenzinho da Floresta (que agrada sobretudo às crianças…) ou fazer trilhas no interior do parque.

Fábrica de chocolate

A fábrica do Chocolate Araucária, possui um museu do chocolate, onde as pessoas poderão ver, através de um vidro como são fabricados os chocolates. No local funciona também a loja da chocolateria. Rua Amadeu Carletti Junior, 255 – Jaguaribe, com visitação em horário comercial das 9 às 18h, todo o dia.

Pedra do Baú

O Complexo da Pedra do Baú, fica na vizinha cidade de São Bento do Sapucaí, com acesso por Campos do Jordão. O complexo é formado por um maciço rochoso de mais de 1.900 de altitude.  Da Pedrinha (Pedra Menor), você já avista a Pedra do Baú, maior e mais imponente, parte do Vale do Paiol Velho e até mesmo áreas situadas no Sul de Minas. Para conhecer a Pedra do Baú é recomendável o acompanhamento de guias especializados. Altus: (12) 3663-4122 e Corpo de Guias (12) 8133-7666

Pico do Imbirí

O Pico do Imbirí é mais um dos mirantes de Campos do Jordão. Do alto você avista a Serra da Mantiqueira no Sul de Minas, a Pedra do Baú. O Pico do Imbirí fica a uns quatro quilômetros do centro, pela estradinha que leva à Pedra do Baú.

Estrada de Ferro Campos do Jordão

A velha estrada de ferro de Campos a Pindamonhagaba oferece diferentes dois passeios:
Emílio Ribas – São Cristóvão: o trajeto de 8 km liga a Estação Emílio Ribas à Estação São Cristóvão, na periferia de Campos do Jordão.
Campos do Jordão – Santo Antonio: Trajeto de quase vinte quilômetros. O trenzinho sai da Estação Emílio Ribas e desce a serra até a Estação de Santo Antonio.

Teleférico / Morro do Elefante

O Morro do Elefante, a 1800 metros, situado perto centro comercial,  é um dos mirantes mais visitados de Campos do Jordão. Do alto tem-se uma vista panorâmica de Capivari. O Teleférico, do Parque da Estrada de Ferro,  na Vila Capivari leva as pessoas até o cume da montanha. Essa diversão esta aberta, nos finais de semanas e feriados, das 9h às 17h.

Pico do Itapeva

O Pico fica na cidade vizinha de Pindamonhagaba, mas é acessível a partir de Campos do Jordão. Do alto, nos dias claros,  pode-se avistar sete cidades do Vale do Paraíba.  No local funciona um comércio de roupas de lã, como pulovers, meias, gorros e luvas.

Localidades turísticas no Estado de São Paulo

Cidade de São Paulo •  Campos de Jordão • AtibaiaSão Luiz do ParaitingaSantos • UbatubaCaverna do DiaboEmbu das Artes • Bananal