Cajamarca
Cajamarca
Cajamarca, Peru

Cajamarca, a cidade que mudou a história do Império Inca

Mapa de Cajamarca

Cidade de origem pré-incaica

Situada a 2.750m de altitude, no norte do país, Cajamarca, de clima agradável, cidade raramente visitada por brasileiros, conserva um dos mais belos patrimônios coloniais do Peru. É um lugar a ser visitado por aqueles que dispõem de bastante tempo e podem viajar sem pressa.
De origem pré-incaica, a região foi anexada aos territórios do império incaico durante o governo de Pachacutec, em 1465, quando a cidade, que possui fontes termais, tornou-se lugar favorito do imperador e ganhou lindos palácios e templos. Quase tudo foi destruído, mais tarde, pelos espanhóis.

O lugar onde se decidiu a sorte do Império Inca

Foi em Cajamarca, cidade de grande importância histórica, que Atahualpa, atraído para uma armadilha montada por Pizarro, foi aprisionado aos 16 de novembro de 1532. Com isso foi selada a sorte do Império Inca. O centro histórico é formado pela Plaza de Armas e pelas ruas Amalia Puga e 2 de Mayo, nas suas vizinhanças.

Dica

Saiba mais sobre a conquista do Peru; leia o romance histórico “O Ouro Maldito dos Incas“, o relato de um soldado espanhol engajado por Pizarro, que conta como 187 espanhóis mal-armados e maltrapilhos conseguiram conquistas um riquíssimo império de 12 milhões de pessoas.

Como ir

Avião

O aeroporto fica a 3 km da cidade. Há voos de Lima (1h20), pela LAN. Há taxis até o centro.

Veja passagens aéreas e pacotes

Ônibus

De Lima (11h).

Hotéis em Cajamarca

O centro histórico é uma boa localização.

Escolha e reserve seu hotel em Cajamarca

Pontos turísticos

Plaza de Armas

Na era incaica, a praça tinha forma triangular, bem diferente da atual. Nela fica a catedral, erguida com pedras vulcânicas obtidas da demolição de edifícios incas. A obra, iniciada no século XVII, teve sua construção arrastada durante séculos. Sabendo que o rei da Espanha esperava a catedral ficar pronta para taxar a cidade, e considerando os impostos extorsivos, os habitantes de Cajamarca não se apressaram. A catedral (que só foi concluída na segunda metade do século XX!) era conhecida como “igreja dos espanhóis”, uma vez que era vedado o acesso de índios a seu interior. Na mesma praça está a Igreja de San Francisco, antes reservada aos índios (que deviam se perguntar se no Paraíso persistiria essa distinção…).

El Cuarto del Rescate

Jirón Amalia Puga, 750. É uma das raras construções incas remanescentes na cidade. Apesar do nome, esse foi o local onde Atahualpa ficou aprisionado e não o quarto que ele mandou encher de ouro e prata em troca de sua libertação (modestos 4.500 kg de ouro e 130 kg de prata). Mesmo com o pagamento do resgate, o Inca não foi libertado, mas sim executado na Plaza de Armas (do que se conclui que a palavra de Pizarro tinha menos valor do que a de chefes das atuais quadrilhas de sequestradores…).
Colina de Santa Apolônia No final da Calle 2 de Mayo. Oferece vista panorâmica da cidade.
Nos arredores da cidade

Baños del Inca

A 6 km de Cajamarca. As fontes termais que fluem do solo com temperaturas em torno de 72oC eram utilizadas por Atahualpa. Segundo a lenda, o imperador desfrutava as águas quentes do lugar quando os espanhóis desembarcaram. Hoje há chalés com águas termais que podem ser alugados por uns US$ 20. (O programa é indicado para as dores lombares de nossos leitores que percorrerem a Trilha Inca…).

Ventanillas de Otuzco

A 8 km de Cajamarca. Os nichos escavados em um rochedo em Otuzco parecem de fato janelinhas (ventanillas, em espanhol). Na realidade, o local foi uma imensa necrópole usada por uma civilização anterior aos incas e os buracos na pedra alinhados como se fossem janelas de um prédio foram câmaras mortuárias.

Cumbemayo

A 21 km de Cajamarca. Sítio arqueológico composto por aquedutos escavados no rochedo há mais de mil anos por uma civilização anterior aos incas. Alguns trechos dessa notável obra de engenharia hidráulica formam verdadeiros túneis. Em uma gruta foram encontrados petroglifos ainda não decifrados. Nas proximidades há curiosas formações rochosas conhecidas como Los Frailones (“Os frades”).

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Relatos de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.