Balonismo na Nova Zelândia

Mapa da Ilha do Sul (South Island) Nova Zelândia. O balonismo
é praticado perto de Christchurch

Balonismo na Nova Zelândia, uma experiência inesquecível

Balonismo na Nova Zelândia é apenas mais um esporte radical. Mas todo mundo já sabe: a Nova Zelândia é a terra dos esportes radicais de todo tipo. Muitos turistas vão para lá para se jogar do alto de uma ponte ou fazer outra loucura qualquer. Os principais centros de esportes radicais ficam na South Island (Ilha do Sul).

É nas cercanias de Christchurch, uma linda cidade bastante destruída por um terremoto há algum tempo, que partem os voos de balão, de onde se pode avistar os Alpes Neozelandeses, uma espécie de espinha dorsal da Ilha do Sul, com lindas paisagens.

Um esporte radical sem necessidade de muito treinamento

Ao contrário de outras modalidades de esportes radicais, o balonismo, além de seguro, não exige treinamento especial e pode ser praticado por qualquer pessoa, mesmo aqueles meio fora de forma ou mais idosos. Os neozelandeses, ou kiwis, como são chamados (sem conotação pejorativa) costumam utilizar balões de alta tecnologia e geralmente enormes, para cerca de vinte e cinco pessoas. Existem balões para até trinta e cinco pessoas. Embora para a montagem e enchimento do balão, que funciona com ar quente exija a participação de uma pequena equipe, quando levanta voo um só tripulante cuida de tudo. O balão sobe ou desce aumentando-se o fluxo de car quente no seu interior e se movimenta aproveitando as correntes da atmosfera que podem soprar em direções diferentes conforme a altura.

Para a prática do balonismo não é necessário vestimentas especiais, capacetes etc. Mas é mais do que aconselhável ter consigo um blusão forrado, porque no alto faz frio.

Decolagem ao amanhecer

Os voos partem ao nascer do sol, a hora ideal para a prática desse esporte. Então, se você se decidir, saiba que por volta de quatro e meia da manhã passarão para buscá-lo em seu hotel. O passeio toma geralmente um pouco mais de meia hora. Do alto você avista fazendas, vales e rios. A maioria das fazendas são dedicadas à criação de carneiros. O país possui uma população de apenas quatro milhões de pessoas, e cerca de quarenta milhões de carneiros. Por isso mesmo os australianos, vizinhos da Nova Zelândia, costumam ironizar, dizendo que para cada dez neozelandeses que nascem, nove são carneiros…

Como funcionam os voos

Embora não seja um esporte perigoso, encontra-se dentro de um apequena cesta de vime, pendurado no espaço é uma experiência emocionante para todos.

Um ou dois dos membros da equipe acompanha o balão de camionete. A aterrissagem é geralmente suave e não tem muito mistério. É sempre recomendável manter os joelhos semi-dobrados no momento do impacto. Após a aterrissagem os passageiros, homens principalmente, são convidados a ajudar a dobrar o balão, o que dá certo trabalho, e colocá-lo dentro da camionete. Uma van chega, então, para levar os passageiros de volta a seu hotel.

Informe-se no escritório oficial de turismo de Christchurch. Eles cuidam da reserva do voo para você.

Como ir para a Nova Zelândia

Compare preços de pacotes e passagens aéreas para a Nova Zelãndia