Ásia

Sobre a Ásia

No sul e sudeste da Ásia estão países como a Índia, Nepal e a Tailândia, dos quais todo mundo pelo menos já ouviu falar, e outros menos conhecidos pelos brasileiros, como o Butão e Myanmar (a antiga Birmânia). Quando pensamos nesse mundo, logo nos vêm à cabeça as imagens de templos dourados, o som das cítaras e dos mercados, o odor de incenso e de especiarias, a suavidade da seda, o sabor de temperos estranhos e fortes…

Mapa da Ásia

Lá é a terra de  paisagens intocadas, de desertos escaldantes, montanhas cobertas de neve e plantações inundadas por chuvas torrenciais; templos maravilhosos, costumes exóticos, elefantes, vacas sagradas e macacos; de gurus, sadus e monges; de Buda, Alá e centenas de deuses hindus.

Vídeo sobre a Thailândia, um dos principais destinos turísticos na Ásia

Quem pensa em viajar para a Ásia geralmente já conhece pelo menos um pouco do Ocidente e agora quer mais, seja em termos de aventura, de misticismo, seja simplesmente no sentido de conhecer culturas totalmente diversas da nossa.

Em razão da distância geográfica e cultural e do consequente desconhecimento, tendemos a formar clichês que nem sempre correspondem à realidade e a achar que os países dessa região são, todos eles, meio parecidos. Mas não é bem assim.

Para quem quer se perder no mundo, o sudeste da Ásia ainda guarda roteiros de completa aventura e lugares onde o visitante estrangeiro é olhado com curiosidade. De fato, a Ásia é para nós um outro planeta, não só pelos fatores naturais, mas sobretudo pelos contrastes sociais, econômicos, religiosos e políticos.

Já no extremo oeste da Ásia existem países fascinantes como a Turquia (que tem uma pequena parte de seu território da Europa).

Para saber mais sobre costumes, religião, história cultura da Ásia, leia A Vaca na Estrada.

Vamos viajar na imagens?

Índia em imagens | A Tailândia em Imagens

Maquina fotografica

Acesse o álbum fotográfico da Índia, com dezenas de imagens classificadas por região