As consequências da conquista
Plaza de Armas de Lima, Peru
Plaza de Armas de Lima, Peru

 

As consequências da conquista

A desorganização da produção trouxe a miséria. Povos que nunca haviam conhecido a fome passaram a conviver com ela. A sífilis exterminou parte da população. Um enorme número de índios foi escravizado e pereceu em minas onde as condições de trabalho eram brutais. A religião incaica foi considerada herética e os nativos tiveram que adotar o catolicismo, querendo ou não. A cristianização foi tarefa dos jesuítas, que chegaram ao Peru em 1568. (Deve ter sido difícil para os primeiros missionários explicar aos índios a fé cristã: os “cristãos” de Pizarro não respeitavam sequer os Dez Mandamentos!). Desentendimentos com a coroa espanhola fizeram com que os jesuítas fossem expulsos da colônia em 1767, só vindo a retornar no final do século XIX.

O ouro dos incas

Na Europa, as montanhas de ouro e prata extraídos dos países andinos pagaram exércitos, fortaleceram a Espanha, afetando a relação de forças, promoveram alianças estratégicas e provocaram guerras. Também causaram o aprimoramento da navegação e impulsionaram uma revolução comercial que transformaria a Europa, recém-saída da Idade Média. A conquista daria aos europeus, além do feijão, do milho, do tomate e do amendoim, um alimento que viria a salvar incontáveis vidas numa época de fome endêmica: a batata.
Por outro lado, a febre do ouro despovoou a Espanha, pois cada vez mais homens vendiam tudo o que tinham para tentar a sorte no Peru. Chamados de peruleros, eram sobretudo moços que não pensavam em outra coisa senão no ouro que lhes possibilitaria voltar ricos à Espanha. Muitos partiam e deixavam suas esposas jovens e bonitas à solta, a ponto de Cieza de León contar que ouviu em Córdoba o seguinte dito popular: “Los que fuéredes al Peru, guardaos del cucurucú”… (Isso foi há muito tempo, mas por via das dúvidas pode ser melhor levar sua namorada com você na viagem.).

Os efeitos negativos da conquista

A corrida para o Peru provocou a decadência da agricultura e da manufatura espanholas, tornando o país dependente de outras nações europeias para se aprovisionar. A abundância de ouro e de prata provocou também uma inflação sem precedentes na Espanha: os metais preciosos valiam muito por serem raros mas, com o aumento da oferta, desvalorizaram-se. Eram necessárias quantidades cada vez maiores de moedas de ouro ou prata para comprar qualquer coisa, de alimentos a ferramentas, de terras a cavalos.

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Cultura e informação tornam sua viagem ao Peru muito mais fascinante:

Leia sobre a História do Peru e da sociedade inca.

O Peru antes dos incas • As origens dos incas •  A civilização inca
Os espanhóis chegam ao Peru • A lei e a moral inca  • Curiosidades sobre os Incas
A estrutura social incaica  • A expansão do Império • Huáscar e Atahualpa
A captura de Atahualpa pelos espanhóis • O fim do Império Inca
As consequência da conquista

de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.