Santa Cruz de Cabrália, Bahia
Santa Cruz de Cabrália
Santa Cruz de Cabrália, Bahia

Santa Cruz de Cabrália

Onde Cabrou aportou

Em 21 de abril de 1500, depois de avistar o Monte Pascoal, Pedro Álvares Cabral ancorou em uma baía que tomaria o nome de Cabrália, depois Santa Cruz de Cabrália. Em 26 de abril foi rezada a primeira missa no Ilhéu de Coroa Vermelha, onde se ergueu uma cruz que simbolizava a posse das terras.

Vídeo sobre o vilarejo de Santa Cruz de Cabrália

Após a divisão do território em capitanias hereditárias em 1534, o donatário Pero de Campos Tourinho fundou o vilarejo de Santa Cruz, que ainda hoje conserva construções coloniais. Da cidade alta, onde fica o Centro Histórico, avistam-se o estuário do Rio João de Tiba e Coroa Vermelha, onde fica a Reserva Indígena dos Pataxós. Da cidadezinha, que conta com boa estrutura de hospedagem, partem passeios de barco pelo rio e para os parques marinhos do Recife de Fora e da Coroa Alta. As praias de Santa Cruz de Cabrália são preferidas pelos querem conhecer a Costa do Descobrimento escapando da agitação de Porto Seguro.

Praia de Santo André

Do outro lado do rio, é acessível de balsa. Movimentada, tem pousadas. Nas proximidades fica a Ilha Paraíso, ponto de parada da maioria dos passeios de escuna, onde há restaurantes, lojinha de artesanato e quiosques que vendem produtos da região.

Os vilarejos próximos

Os demais vilarejos que compõem o município de Santa Cruz ficam no caminho de Belmonte, ao norte da cidade, à qual são ligados por balsa e pela BA-001. São eles Santo Antonio e Guaiú, com belas praias, como a de Jacumã, das Tartarugas e das Bobocas, também conhecida como dos Golfinhos. Todas essas praias são semi-desertas, mas nelas há pousadas e algumas barracas de alimentos e bebidas. Das praias de Arakakaí e Apuã partem passeios de escuna para Coroa Alta e Recife de Fora.

As praias do sul

Ao sul estão as praias dos Lençóis, de Mutari e de Coroa Vermelha e a Ponta do Mutá, servidas pelas linhas de ônibus que ligam Porto Seguro a Santa Cruz.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição Barroca, do século XVIII. Atrás dela há um antigo cemitério e as ruínas de um colégio jesuíta.

Casa de Câmara e Cadeia

A construção é do final do século XVIII. Abre de segunda a sexta-feira das 8 às 14h.

Coroa Vermelha

O local histórico, onde foi rezada a primeira missa no Brasil, abriga um centro de arte indígena.

Parque Marinho do Recife de Fora

Ali há corais e grande variedade de peixes, que podem ser vistos nas piscinas durante a baixa da maré, e de tartarugas marinhas.
Parque Marinho da Coroa Alta Procurado para mergulhos nas piscinas naturais.

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva 

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador