Roteiro pela Costa Amalfitana
Por Lúcio Martins Rodrigues
O Roteiro pela Costa Amalfitana é uma experiência única, de rara beleza. A Costa Amalfitana, além de fascinante, oferece variados pontos de interesse. Alugar um carro é quase sempre a melhor opção, mas os transportes púbicos funcionam bastante bem.
Embora Nápoles não pertença “oficialmente” à Costa Amalfitana, é o ponto de partida ideal para este roteiro. Nápoles, a capital da região conhecida por Campania (pronúncia: Campânia, nome pouco familiar aos brasileiros), tem interesse turístico e não pode ser descartada. A cidade é repleta de atrações e, nas suas proximidades, há muito o que se ver pontos de interesse de primeira grandeza, como Pompéia e Capri.
Outro motivo que fazem de Nápoles um ponto de partida ideal para sua visita à Costa Amalfitana, é o acesso fácil ao aeroporto de Roma, onde desembarcam os brasileiros que visitam o centro e o sul da Itália. A distância entre Roma e Nápoles é de aproximadamente 220 km por auto-estada de alta velocidade, a E-45. Você pode igualmente tomar uma conexão aérea ou um trem.
A primeira cidade a ser visitada nesse roteiro pela Costa Amalfitana é de fato Nápoles, ponto de partida para se conhecer o principais pontos turísticos na costa mediterrânea.
Mapa da Costa Amalfitana
Quanto tempo é preciso para percorrer este roteiro pela Costa Amalfitana ?
Um cronograma racional exige que você selecione o que deseja conhecer e inclua cada destino em seu roteiro pela Costa Amalfitana. Depois leia a respeito de cada lugar. Por exemplo, Herculano, você visita em apenas umas 3 horas. Pompéia precisará de muitas horas, talvez de um dia inteiro. Informação é, portanto, fundamental. Leia sobre cada tópico do roteiro, veja fotos, o que deseja visitar, as atrações em cada destino. Uns quinze dias é, em geral, suficiente para se conhecer o básico, sem esquecer que cada um tem seus interesses e seu ritmo de viagem. Quinze dias pode ser pouco tempo para alguns, excessivo para outros.
É preciso alugar carro?
No caso da Costa Amalfitana o carro é uma opção, não uma obrigação. A partir de Nápoles há, ligações ferroviárias rápidas para Pompéia, barcos para Capri e para a toda a Costa Amalfitana. Existem também ônibus da empresa Sita entre Nápoles e a Costa Amalfitana. Mas não se engane: as distância são pequenas, mas os trajetos podem tomar algum tempo pela estrada litorânea, estreita cheia de curvas. Há trechos em que só passa um carro por vez. Em alguns lugares utilizam faróis para disciplinar as mãos do trânsito!
Nápoles
De Nápoles para Herculano ou Pompéia 25 km Via A3
De Nápoles para Sorrento 50 km A3 Via A145
De Nápoles para Amalfi 70 km via A3 e SS163
De Nápoles para Positano 60km via A3 e SS145
Nápoles, cidade da época romana, teve uma historia turbulenta e passou depois por muitas mãos e influências que marcaram sua história e seu estilo de vida. Apesar de alguns trechos da cidade (principalmente perto da estação), não serem atraentes para o visitante, Nápoles possui também regiões agradáveis, visitas imperdíveis, como seu famoso Museu Arqueológico e, principalmente, muitas atrações nas proximidades, como Capri, Pompéia etc. Saiba mais sobre Nápoles.
Dica importante: esqueça o carro em Nápoles, use transporte públicos. Carro em Nápoles, é uma canseira.
Capri
Capri é um do passeio facílimo de fazer a partir de Nápoles. É um destino que todos que visitam Nápoles não pensam em perder, mesmo porque é um trajeto de aproximadamente uma hora apenas, com um a vista privilegiada do Golfo de Nápoles. Capri já era a preferida de muitos governadores romanos por sua beleza. Muitos turistas visitam Capri num bate-e-volta a partir do embarcadouro de Nápoles. Outros, sobretudo aqueles que têm tempo de sobra, acabam dormindo uma ou duas noites na ilha. Mesmo porque existem ilhas vizinhas, como Prócida, por exemplo, que valem a visita. Saiba mais sobre Capri.
Pompéia
Pompéia é visita obrigatória. É facílima de visitar de trem a partir de Nápoles. É simplesmente o maior sítio arqueológico romano do mundo: uma grande cidade do Império Romano soterrada pelo Vulcão Vesúvio, muito bem preservada, um verdadeiro tesouro arqueológico. Sua descoberta permitiu aos arqueólogos compreender nos mínimos detalhes como era o dia a dia de sua população. Insistimos, não perca essa !!! E aproveite a visita para conhecer também Herculano, outra cidade romana soterrada pelo Vesúvio, mas bem menor. Saiba mais sobre Pompéia.
Herculano (Escolano)
Herculano, vizinha, mas bem menor do que Pompéia, era um point de veraneio dos romanos ricos, também destruída pela erupção do Vesúvio. A ação destruidora do Vesúvio, foi diferente da ocorrida em Pompéia e, sobre certos aspectos, a cidade foi melhor preservada. Nosso conselho é: se puder visite os dois sítios arqueológico e compare. Saiba mais sobre Herculano.
Amalfi
De Amalfi a Sorrento: 32 km pela via SS163
De amalfi a Positanos 19 km pela SSE 163 e pela SS 145
De Amalfi a Pompéia 39 km pela A3 e pela SP1
De Amalfi a Ravello 8 km pela via SS373
Pequena e tranquila (se não fossem tantos turistas…) é incrível acreditar que há uns mil anos Amalfi foi uma importantíssima repubblica marinara, concorrente de Gênova e Veneza. Pois é, a república tinha até moeda própria e comercializava com o Oriente, concorrendo com Gênova, Pisa e Veneza. Amalfi, tem linhas regulares de ônibus para Ravello e de barco para Nápoles, e outros lugares na Costa Amalfitana. Pode ser uma excelente base para você visitar de barco Capri, Ischia, Sorrento, Positano e toda sua região. Além disso, Amalfi é muito mais bonita e agradável do que Nápoles. Nem se comparara. Em Amalfi o carro lhe permite visitar tudo. Embora as distâncias não sejam longas, alguns trajetos pela estrada que contorna a Costa Amalfitana (SS163) tomam mais de uma hora. A estradinha é estreita e tortuosa (seja cuidadoso!). Por outro lado, as vistas da estrada costeira são tão espetaculares que vale percorrê-la sem pressa. Saiba mais sobre Amalfi
Conserto em Ravello
Ravello
Ravello, ao lado de Amalfi, é conhecida como a “a cidade da música”, também precisa ser inserida em . Embora Ravello tenha uma pequena parte de seu município junto do oceano, seu centro histórico e a maior parte da cidade ficam a 365 m sobre o nível do mar, em uma falésia, voltada para o mediterrâneo, com uma vista esplêndida de boa parte da Costa Amalfitana. É nesse maravilhosos terraço florido que acontece o Festival de Ravello entre os dias 27 de junho e 31 (confira, podem ocorrer alterações: www.ravelloarts.org). A cidade, além de tudo é um charme. Saiba mais Ravello.
Vietri Sur Mare é o ponto final de sua viagem pela Costa Amalfitana (embora alguns prossigam ate Salerno uma cidade maior, mais ao sul). Para voltar a Nápoles o mais fácil é no final da SS163, em Vietri sur Mare, pegar à direita a auto-estrada A3, de alta velocidade. A viagem toma aproximadamente uma hora apenas, dependendo do trânsito.
Dicas
- Enfim, todo mundo sabe: o clima deste planeta anda estranho. Consulte sempre a previsão meteorológica.
- Veja as vantagens e desvantagens de viajar na baixa temporada.
- Agora que você sabe a época do ano em que vai visitar a Costa Amalfitana veja a bagagem que deve levar.
Informações práticas
Como ir
Avião
Não há voos diretos para Nápoles, ponto de partida para a visita à Costa Amalfitana. O aeroporto mais próximo para quem vem do Brasil é o Fiumiccino, em Roma. A distância de Roma a Nápoles é de aproximadamente 220 km por auto-estrada rápida, a E-45. Você pode igualmente tomar uma conexão aérea ou um trem até Nápoles.
Veja passagens aéreas e pacotes
A melhor época para um roteiro pela Costa Amalfitana
Informe-se sobre a melhor época para visitar a Costa Amalfitana.