Queijos portugueses

Os queijos portugueses

Queijos portugueses

Portugal produz queijos com leite de ovelha, de vaca e de cabra – simplesmente divinos, mas pouco comercializados fora do país, mesmo porque alguns deles, para manter a fidelidade aos métodos tradicionais de fabricação, não são pasteurizados. Aliás, os métodos de fabricação dos queijos portugueses, que vem sendo há séculos passados de pai para filho, são segredos mais bem guardados do que os da máfia siciliana.

Uma das razões da excelente qualidade dos queijos portugueses é a qualidade dos pastos e dos rebanhos. Em algumas áreas o hábito de cabras e ovelhas de alimentarem-se de determinados tipos de castanhas e outros frutos locais dá ao leite dos animais um sabor especial.

A preservação das antigas técnicas de fabricação

No sentido de continuar a preservar as antigas técnicas de fabricação foram criadas, como acontece em outros países europeus, na França particularmente, “Áreas Geográficas de Produção”, com “Denominações de Origem Protegida” (DOP) ou “Indicação Geográfica” (IG).

Os queijos das “Áreas geográficas de Produção”

Os tipos de queijos que merecem a honra de serem incluídos nessa nobres denominações são o queijo de Azeitão, o queijo da Beira Baixa, o queijo de cabra Transmontano, o queijo Serra da Estrela, o queijo de Évora, o queijo de Nisa, o queijo do Pico, o queijo Rabaçal, o queijo Serpa, o queijo de S. Jorge e o queijo Terrincho. Pode não parecer muita variedade, mas considerando-se a pequena dimensão territorial portuguesa, é admirável.

Cada região produz seus queijos

Todos os queijos possuem características próprias. Além das técnicas empregadas, diferentes em cada região portuguesa, o leite utilizado na fabricação do queijo pode ser de cabra, de ovelha, ou de vaca, ou ainda uma mistura padronizada.  Alguns queijos são portanto mais secos, outros mais úmidos, mais cremosos, contém mais gordura, etc.

Dica

Como os queijos portugueses são dificilmente encontrados no Brasil, se você é um daqueles queijófilos de carteirinha, não deve de modo algum perder a oportunidade de prová-los durante sua viagem a Portugal. Quem estiver viajando de carro pelo país terá mais chance de experimentar as diferentes variedades e comprar o queijo no local de produção a preços mais convidativos.

Os melhores queijos portugueses

Todos os queijos abaixo tem denominação de origem reconhecida dentro dos padrões da União Europeia.

O queijo da Serra da Estrela

Fabricado desde o século XII, é o mais tradicional e refinado queijo português. Mesmo em Portugal é caro. No Brasil, difícil de ser encontrado, custa uma verdadeira fortuna. É fabricado com o leite de ovelha. Por fora, os queijos da Serra da Estrela possuem uma casca não exatamente “dura”, mas firme. Quando você corta a parte de cima e rompe a casca, o interior é cremoso. Tirada essa espécie de tampa, o interior cremoso deve ser comido com colher.

Queijo de Azeitão

É feito com leite de ovelha da Serra do Azeitão,  no distrito de Setúbal, e produzido em Sesimbra, Setúbal e Palmela.  É curado durante 20 dias e lembra um pouco os produzidos na Serra da Estrela. Muitos o consideram o segundo melhor queijo português.

Queijo de cabra transmontano

É um queijo produzido na região na região de Trás-os-Montes e no Alto Douro por uma raça de cabra conhecida como Serrana. Diferente dos anteriores, tem pasta dura e apresenta alguns furos. Sua maturação é bem mais longa: 60 dias.

Queijo de Nisa

É um queijo português semicurado, elaborado com leite de ovelha e fabricado em Nisa, no Alto Alentejo. Não é duro como o queijo de cabra trasmontano, mas tem consistência firme. Possui cor suavemente amarelada.

Queijo São Jorge

É elaborado com leite cru de vaca, na ilha de São Jorge, nos Açores. Tem consistência dura e cor amarela.

Queijo do Pico

É fabricado com leite cru de vaca, na Ilha do Pico, também nos Açores. É curado por uns 20 ou 25 dias antes de ser comercializado.

Queijo de Évora

É um queijo curado de cor amarelada, elaborado com leite de ovelhas da região de Évora. Seu sabor é levemente picante e sua consistência é firme.

Queijo Serpa

É também um produto alentejano. Oriundo  da região de Serpa, é curado, produzido com leite de ovelhas da região, de pasta macia ou semi-mole.

Queijo Terrincho

Curado, macio, esbranquiçado, de sabor suave, é fabricado com leite de ovelha de raça Churra da Terra Quente. É também conhecido como “Queijo de Freixo”.

Queijo de Castelo Branco

É um queijo curado, macio, fabricado com leite cru de ovelha.

Queijo do Rabaçal

A vila de Rabaçal fica no concelho de Penela, região de Coimbra, seu principal centro de produção. É um queijo curado, de consistência firme.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis na Cidade do Porto

Escolha e reserve seu hotel na cidade do Porto

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.