Booking.com

A bela Normandia

A Região da Normandia, no norte da França, e suas principais atrações: Mont St- Michel, Giverny, Bayeux, Honfleur, Evreux, Caen, Rouen.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Honfleur, Normandia, porto - Foto Manual do Turista
Previous Image
Next Image

info heading

info content

Às margens do Canal da Mancha, cortada pelo Sena e cheia de paisagens bucólicas, fica a Normandia, região muito querida pelos franceses. O lugar é cheio de cidades históricas e de atrações imperdíveis como o Mont Saint-Michel e Giverny. Na costa da Normandia ocorreu o famoso desembarque do dia D, fato decisivo para o fim da Segunda Guerra.

Na área rural, as famosas vacas normandas produzem o leite usado para fabricar a melhor manteiga do planeta e queijos divinos, como legítimo camembert. Os frutos das macieiras da Normandia são matéria-prima da cidra e do calvados, destilado de maçã muito apreciado na França.

Mapa da Normandia

Como ir

A Normandia pode ser facilmente visitada a partir de Paris. Se tiver pouco tempo ou quiser mais conforto, alugue um carro. Caso contrário, dá para percorrer a região usando trem e ônibus (e táxi ou bicicleta para alguns trechos curtos sem transporte público).

De trem

Da Gare (estação) Saint-Lazare, em Paris:  Trens para Rouen, Le Havre, Dieppe, Fécamp, Évreux, Bernay, Lisieux, Deauville, Caen, Bayeux e Cherbourg.

Para ir ao Mont-Saint-Michel, tome um trem em Paris na Gare de Montparnasse até Dol de Bretagne. A  viagem de Paris a Dol de Bretagne toma de 3h a 4h. Dol de Bretagne, toda medieval, fica a 25 km da abadia de St-Michel. De Dol de Bretagne até o Mont Saint Michel há ônibus. Dol de Bretagne é uma cidade pequena, com uns 6 mil habitantes apenas, que também merece ser visitada.

Outra opção é via Rennes, uma cidade maior, com cerca de 220 mil habitantes, situada a uns 70 km do Mont Saint-Michel, mas com mais disponibilidade de horários: cerca de 30 trens efetuam o trajeto de Paris a Rennes diariamente. A viagem toma entre 2h10 e 3h. Há ônibus de Rennes para o Mont Saint-Michel.

De carro

De Paris pegue a auto-estrada A13 direção Rouen, a capital da Haute-Normandie.

Para visitar o Mont-saint Michel

Pela A11 Pegar a direção Chartres, em seguida Le Mans, depois Laval.  Seguir as indicações Fougères e depois Le Mont Saint-Michel.
Pela A13 Pegue a direção de Rouen, em seguida Caen et A84. Depois siga as indicações direção Le Mont Saint-Michel.

A melhor época

Veja tabelas de chuvas e temperaturas, informe-se sobre o clima normando e a melhor época para visitar a Normandia.

O que ver na Normandia

Mont Saint-Michel

A maior atração turística da Normandia é o Mont Saint-Michel, um dos mais importantes os destinos turísticos da França. Ao contrário do que o nome leva a crer, não se trata propriamente de um monte, e sim de uma minúscula península no meio da qual, sobre uma colina, ergue-se uma imponente abadia medieval, cuja atmosfera lembra o cenário de “O Nome da Rosa”.

Quando a maré sobre, o Mont St-Michel fica isolado do continente durante algumas horas. Veja mais dicas sobre o Mont Saint-Michel.

Giverny

Em Giverny, a Fundação Claude Monet mantém a propriedade que pertenceu a esse brilhante pintor impressionista, um dos mais conhecidos e querido pelos brasileiros. A casa de Monet, reconstituída do jeito que era quando ele morou lá, pode ser visitada por dentro Foi em Giverny que Monet viveu seus últimos anos, pintando o jardim que ele mesmo criou. O maravilhoso jardim está vivo tal como foi concebido: as ninfeias, a ponte japonesa, as flores, tudo está lá e, evidentemente, pode ser melhor aproveitado em um dia de sol.

Um pouco ao norte de Giverny, à beira do Sena, estão as ruínas do Château Gaillard, construído por Ricardo Coração de Leão, verdadeira fortaleza de onde ele comandava o reino e impedia o acesso de invasores.

Outros lugares que você não deve perder

Outros destaques na Normandia ficam para as cidades de Honfleur, Bayeux, Evreux, Caen e Rouen. Esta última é famosa por sua catedral gótica retratada por Monet e também por ter sido cenário da execução de Joana d’ Arc, queimada viva em uma fogueira na praça do Vieux-Marché.

Caen possui um centro histórico onde existe um castelo e algumas antigas igrejas, como a de Saint-Étienne de Caen que data do século XI, um dos mais antigos da Europa.

Bayeux, por sua vez, foi a primeira cidade francesa libertada pelas forças aliadas.Bayeux possui um pequeno mas interessante centro histórico de traçado medieval. Nessa cidade  existe o Musée du Débarquement e o Memorial que homenageia os que morreram lutando pela tomada da cidade, a primeira a ser libertada pelas tropas aliadas após o Desembarque da Normadia, o famoso Dia D.

A bela costa da Normandia, onde ocorreu a invasão dos aliados na Segunda Guerra, atrai os que têm curiosidade pelos vestígios desse importante episódio da história contemporânea. Os vestígios são poucos e de interesse relativo, há ainda uma ou outra casamata alemã em ruínas.

Dica

A Normandia fica bem do lado da Bretanha, outra belíssima região francesa. O ideal é aproveitar a oportunidade e visitar os lugares mais interessantes nas duas regiões. Conheça a Bretanha.

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Escolha e reserve seu hotel na Normandia

Booking.com

Mais posts

França, Normandia, Honfleur, final de outubro

Melhor época para ir à Normandia

Melhor época para ir à Normandia, veja tabelas de temperaturas e chuvas nas diferentes estações do ano e quando é a época mais indicada para sua viagem.

Bruma matinal sob a ponte japonesa, foto Arine Cauderlier

Giverny e os jardins de Monet

Informações e dicas sobre Giverny e os belíssimos Jardins de Monet, que inspiraram alguns de seus quadros, sua casa, sua obra. Como ir, quando ir.