Bayeux

Bayeux, a primeira cidade libertada pelos aliados após o desembarque da Normandia

Baieys, na Basse -Normandie, é um museu a céu aberto. A cidade conseguiu preservar sua arquitetura tradicional em praticamente todo seu centro histórico. Apesar de ter sido a primeira cidade da França territorial (a Córsega foi liberada antes pelos próprios franceses) libertada pelos aliados (no caso pelos ingleses), após a invasão da Normandia, Bayeux foi praticamente poupada e conserva-se intacta. Em Bayeux fica o Museu e o Memorial do Desembarque, uma ação que custou aos aliados milhares de mortos. Até hoje a cidade é toda enfeitada com bandeiras das nações aliadas.

Mapa de Bayeux

Como ir a Bayeux

De trem:

Da Gare Saint-Lazare (Paris):  Trens para Bayeux a cada 3 horas.

De automóvel

De Paris pegue a auto-estrada A13 direção Rouen. Depois pegue a A13 direção Caen e em seguida a N13, que o levará a Bayeux.

Onde se hospedar em Bayeux

Escolha e reserve seu hotel em Bayeux

Escolha e reserve seu hotel em outras cidades da Normandia

Melhor época para ir a Bayeux

No verão, o excesso de turistas incomoda. O invern, em Bayeux é frio, o tempo muitas vezes é cinzento. Outono e primavera correspondem à baixa estação e as temperaturas são mais agradáveis. As paisagens são também mais bonitas na primavera e no outono. Os dias são mais curtos do que no verão, infelizmente. De qualquer modo, os visitantes são sempre numerosos em Bayeux o ano todo, em razão do grande número de veteranos de guerra, sobretudo ingleses, que visitam a cidade. Hoje velhinhos, voltam no tempo, lembrando dos combates que participaram.

Dica

Chove muito nessa região, sobretudo no outono. Traga guarda-chuva.

Video – O centro histórico de Bayeux, na Bretanha

Atrações turísticas e pontos de interesse em Bayeux

A cidade de Bayeux fica praticamente de cara para as famosas Praias do Desembarque (Plages du Débarquement), onde ocorreu o histórico “desembarque da Normandia” no “dia D”, em 6 de junho de 1944, quando tropas aliadas ali desembarcaram e começaram a retomar o norte da França das mãos dos nazistas, chegando até Paris.

Bayeux tem um duplo interesse: seu centro histórico medieval, pequeno, mas interessante, está praticamente intacto, apesar de ter sido a primeira cidade francesa libertada pelos aliados. Os alemães se retiraram para locais mais defensáveis e a cidade foi poupada. Podemos, portanto, apreciar calmamente suas construções normandas de outras eras, muito bem conservadas. O centro histórico pode (e deve!) ser percorrido facilmente a pé.

Seu patrimônio arquitetônico é espetacular. O destaque cabe à sua magnífica catedral gótica de Notre Dame de Bayeux. Ela também linda à noite, toda iluminada.

Musée Mémorial de la Bataille de Normandie

Fica em Bayeux o famoso Musée Mémorial de la Bataille de Normandie. O museu, com inúmeras salas, mostra as armas utilizadas pelos dois lados, equipamentos militares e uma seção muito interessante de fotos de época, algumas tiradas no próprio dia em que Bayeux foi liberada pelos ingleses. É emocionante a alegria das  pessoas retrada nessas imagens!

Musée d’Art et d’Histoire Baron Gérard

Funciona no Palácio dos Bispos de Bayeux (erguido entre o século XI e  o século XVIII). Abriga um bom acervo de arte europeia e peças arqueológicas, pinturas, esculturas, objetos de porcelanas. O destaque fica para a Tapeçaria de Bayeux, renomada no mundo todo. Essa tapeçaria, que data da Idade Média e tem 70m de comprimento (sim, você leu certo; setenta metros!), conta, como uma “história em quadrinhos”, a batalha travada em 1066 entre as tropas de Guilherme, o Conquistador, e Haroldo, pela coroa da Inglaterra. É uma obra de arte e ao mesmo tempo uma relíquia de imenso valor histórico. Não deixe de vê-la ao visitar a Normandia.

Saiba mais sobre a Normandia

A Normandia tem lugares encantadores que merecem ser conhecidos. Além disso  suas paisagens rurais são encantadoras. Conheça a Normandia

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França.