
Museu de cera Mme. Tussauds Londres
Tudo começou no final do século XVIII, quando a jovem francesa Marie Tussaud aprendeu a arte de moldar feições humanas com cera fazendo máscaras mortuárias de nobres guilhotinados durante a Revolução Francesa. Com algumas dessas reproduções, dentre elas as das cabeças de Luís XVI e Maria Antonieta, Tussaud preparou uma pequena exibição em Paris que fez muito sucesso.
Marie Tussaud chega a Londres
Em 1802 a artista levou sua coleção a Londres, segundo alguns fugindo da perseguição dos revolucionários franceses que ascenderam ao poder, e passou a exibi-la na capital inglesa, causando grande furor. Se até hoje em dia, com a profusão de informações disponíveis na televisão, na internet e na mídia em geral as reproduções de Madame Tussaud ainda atraem milhões de pessoas anualmente, imagine o interesse que seu trabalho não despertava naquela época!
Filiais do Museu de Cera Madame Tussaud em várias capitais do mundo
O negócio mostrou-se absurdamente rentável e hoje em dia, além do museu original em Marylebone, há filiais em outras grandes cidades, como Nova York, Las Vegas e Amsterdã. Mesmo tendo ingresso caro e tratando-se, segundo alguns, de uma bela “roubada”, o museu atrai filas gigantescas de visitantes que começam na rua e continuam em caracóis intermináveis no seu interior. Depois de deixar dezenas de pounds na bilheteria e esperar ao menos quarenta e cinco minutos, você finalmente verá algum boneco de cera.
A qualidade das reproduções é muito variável
Algumas reproduções são realmente muito bem feitas e chegam a impressionar, mas outras, como as dos Beatles, deixam bastante a desejar. Tirar uma foto ao lado da personalidade de sua predileção também não é tarefa fácil, pois você terá que disputar o espaço milímetro por milímetro com centenas de outros visitantes. Há atrações à parte dentro do museu que somente vão agradar às crianças – desde que não sejam muito exigentes, como a Chamber of Horrors (reprodução de uma masmorra com instrumentos de tortura e as supostas vítimas) e The Spirit of London (mini-montanha-russa que anda a 5 km/h cujos carrinhos são black cabs, táxis londrinos, e que deveria contar os últimos 400 anos da história de Londres).
Dicas sobre o Madame Tussaud – Em todo caso, se você tem curiosidade de conhecer o museu ou se seu filho fizer absoluta questão de fazê-lo, tome uma das seguintes precauções: compre bilhetes Priority Access pelo site ou arme-se de paciência e chegue bem cedo, logo que o museu abre, ou no final da tarde, depois que a maioria dos visitantes já tiver saído.crianças (de 5 a 15 anos). Na bilheteria, os ingressos são cerca de 10% mais caros do que online. Madame Tussauds