Itaparica: Turismo no Recôncavo Baiano
Mapa de Itaparica
Como ir
Como chegar de carro, de ferry, de ônibus para o Recôncavo Baiano, onde fica Itaparica. Veja detalhes
Onde se hospedar
Muita gente se hospeda em salvador, alguns, entretanto qurem ficar mesmo em Itaparica
Escolha e reserve seu hotel em Itaparica
Escolha e reserve seu hotel em Salvador
Atrações turísticas
Vídeo sobre Itaparica
Itaparica
Vila de Itaparica
Na vila que é sede do município homônimo, localizada em um dos extremos da ilha, não se pode deixar de visitar o Centro Histórico. São destaques a Igreja de São Lourenço, padroeiro da ilha, construída à base de cal, pedra e óleo de baleia, em estilo barroco, no ano de 1610, e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, inaugurada em 1719, onde podem ser admirados os belíssimos painéis representando a Santa Ceia e os milagres do Santíssimo, pintados por Manoel Teófilo de Jesus, um dos mais talentosos artistas de arte sacra da época. Na mesma região fica o Centro Artesanal, instalado no Solar Tenente Botas, na Praça dos Tamarindeiros, também conhecida como Largo da Quitanda, onde acontece o agito noturno.
Atrações na cidade
Na Rua da Alegria, nº 10, fica o Instituto Sacatar, espaço onde trabalham artistas locais. No povoado de Ponta de Areia encontra-se o Forte de São Lourenço, construído no século XVIII sobre as ruínas de antigas fortificações holandesas. Nele ocorreu uma das mais violentas batalhas da guerra da independência em 1822. A Fonte da Bica, na Rua 25 de Outubro, tem águas minerais de comprovada ação medicinal. Lá você verá a inscrição “Água fina, faz véia virá menina”.
As praias
O município tem praias muito procuradas, como a Praia da Ponta de Areia (3 km do centro I), com águas mansas e grande movimento de barcos e escunas; a Praia de Amoreiras 3 km do centro, continuação da praia Ponta de Areia I), cuja orla é coberta por amendoeiras que fornecem sombra. A Praia de Manguinhos (3,5 km do centro), ocupada principalmente por casas de veraneio, tem mar calmo, bom para banhos e esportes náuticos. A Praia de Porto dos Santos (4 km do centro), semi-deserta, é cercada por densa vegetação da Mata Atlântica.
Nas vizinhanças
Nas proximidadees há um povoado de onde parte a trilha que leva à Fonte dos Milagres, lugar considerado místico, muito procurado pelos adeptos do candomblé. Os ditos milagres são atribuídos a um preto velho de nome Wenceslau, que teria curado sua cegueira lavando os olhos com a água da fonte. A Praia da Gameleira (12 km do centro I) é boa para banhos, esportes náuticos e pescarias.
Ilha do Medo
Habitada apenas por gatos selvagens, a ilha é cheia de mistérios e histórias de assombrações. Diz-se que um padre jesuíta recebeu dinheiro para celebrar uma missa e não o fez. Quando morreu, seu espírito teria ficado preso na ilha, aparecendo para as pessoas e convidando-as a assistir à missa que ele não rezou em vida. As “assombrações” da ilha seriam dos leprosos que moravam em um asilo que ali existia no século XIX. Os destemidos podem alugar um barco na Ponta de Itaparica e conferir. Travessia de 0h10 em embarcação rápida.
O Recanto Baiano não é só Itaparica
Vejas atrações em outros lugares do Recôncavo baiano
A Bahia em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.