Documentação para viagens à Argentina
Passaporte ou carteira de identidade: válidos, recentes e em bom estado
Para visitar a Argentina, os brasileiros não precisam nem mesmo de passaporte; se preferir, basta levar sua carteira de identidade (RG) original e em perfeito estado. Carteira de identidade muito antiga pode não ser aceita. A foto do RG deve permitir sua identificação: se a carteira foi emitida quando você era criança e hoje é um homem barbado, é melhor tirar uma segunda via. Atenção: não serve cópia do RG, mesmo autenticada. Também não valem para esse fim as cédulas de identidade profissionais (OAB, CREA etc.). Aliás, as companhias aéreas costumam pedir, ainda no Brasil, no momento do check-inn, seu passaporte ou carteira de identidade. Se algo estiver errado não o deixarão embarcar para não ter que trazê-lo de volta se o serviço de imigração argentino o barrar.
Pense em renovar seu passaporte se for utilizá-lo
O passaporte pode ser obtido ou renovado (com alguma antecedência) em um dos postos de atendimento do Departamento de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (DPMAF) da Polícia Federal no Estado em que mora. Há uma grande burocracia a ser seguida: veja detalhes no site da Polícia Federal.
Formulário
Antes de entrar em território argentino, ainda no avião, lhe será dado um formulário que você deve preencher e, ao desembarcar, apresentar ao serviço de imigração. Eles ficarão com uma via e deixarão outra com você, depois de carimbá-la. Guarde-a em lugar seguro, pois deverá devolvê-la quando sair do país. Se acontecer de perdê-la, faça um ar compungido e explique que o documento foi extraviado. Não é tão grave. Eles provavelmente o olharão com um ar de reprovação (“Que boludo…”) e lhe darão outro formulário para preencher.
Carro
Caso pretenda alugar automóvel, não esqueça de levar sua Carteira de Habilitação, depois de verificar que não está vencida. Normalmente a polícia rodoviária argentina evita parar turistas, pedir documentos etc. Pelo menos se você não tiver feito nada errado! Quando o fazem é normalmente por engano e, quando escutam o sotaque brasilero, já fazem sinal para seguir viagem. Esse é um procedimento comum, aliás da polícia rodoviária em quase todos os países com relação a turistas. Eventualmente, carros provenientes das fronteiras boliviana e paraguaia podem ser parados.
Vacina
A vacina contra a febre amarela não é exigida faz tempo.
Seguro de viagem
Não é obrigatório embora seja prudente ter um.
Informações práticas
Onde se hospedar
Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires
Escolha e reserve seu hotel em Bariloche
Escolha e reserve seu hotel em Mendoza
Como ir
Veja passagens aéreas e pacotes
A Argentina em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
sobre a as regiões mais interessantes do país.