Compras no Peru
Mapa do Peru
Ninguém resiste
Compras no Peru. Ninguém resiste. Chegando ao Peru, o brasileiro se deslumbra com a variedade e a beleza do artesanato andino. Perambular por um mercado “índio” nesses países é percorrer um mundo colorido de tapeçarias, estatuetas, cerâmicas, pratas, e artigos de lã.
Os cuidados que você deve tomar
Cuidado para não confundir lã de alpaca com a de lhama, mais barata, com a de carneiro ou com a mescla de diferentes lãs. Um artigo de alpaca é visivelmente mais macio e fino e custa mais caro. As vendedoras, porém, têm a tendência de afirmar que tudo é de alpaca, com a maior cara de pau, como se a lhama fosse um animal extinto. Maiores e mais rústicas do que as alpacas, as lhamas são na realidade mais numerosas. Sua lã é mais áspera ao toque, esquenta menos e não dá boa caída às roupas.
Se você vai passar pela Bolívia na ida e na volta
O artesanato dos dois países é muito semelhante. Se você vai ao Peru via La Paz e pretende retornar à Bolívia, deixe para fazer suas compras neste país na volta. Em Cusco e em Arequipa você encontrará uma grande variedade de artigos. Em Puno, a variedade é menor, mas os preços são melhores.
Artigos de lã
Chompas (pulôveres), ponchos, meias, polainas, gorros e outros artigos de lã são lgumas das melhorse compras que você pode fazer. .Aliás, o frio e o vento gelado dos Andes induzem a comprar rapidamente um gorro inca e um poncho. Para o frio nos pés, à temperatura de poucos graus acima de zero, as meias de lã são uma boa pedida. Se você está disposto a voltar ao Brasil com um pulôver de boa qualidade, passe a tarde toda percorrendo o mercado, olhando tudo, comparando os preços.
Artigos de prata
Além das roupas de lã, também vale a pena dar uma olhada nos artigos de prata: pulseiras, anéis, braceletes, brincos, pingentes e broches. Há belos trabalhos com pedras semi-preciosas e detalhes em ouro, alguns com símbolos sagrados incas. Além dos artigos de lã e prata existem tapeçarias de chão e de parede, com desenhos interssantes, bem característicos.
Cerâmicas
As cerâmicas são belíssimas; o problema é seu peso e volume e o perigo de se quebrarem durante a viagem. Uma possibilidade é despachá-las pelo correio para o Brasil em engradados de madeira. Mesmo assim, é possível que não cheguem intactas. Jogue com a sorte; afinal, essas peças não são caras.
Outras opções
Tapeçarias
Podem mais facilmente ser enviadas pelo correio, mas não exagere na quantidade para não ser taxado pela alfândega.
Presentes bons, leves e baratos são CDs de música folclórica boliviana e peruana e interpretações de clássicos, como os Beatles e Mozart, com instrumentos musicais andinos. Super diferente e muito bom; você não imagina o que eles conseguem fazer com suas flautas e seus charangos!
CDs e livros
Para seus amigos mais ligados em cultura e história, leve um livro de Garcilaso de la Vega ou de Cieza de León, alguns dos primeiros que escreveram sobre os primeiros tempos da ocupação espanhola. Livros de autores locais, como o genial arequipenho Mario Vargas Llosa ou do novelista boliviano Juan de Recacoechea, são também ótimas pedidas. São todos, é claro, em espanhol, mas a dificuldade não é a mesma de ler Kafka no original!
A barganha – É muito comum el regateo, ou seja, o hábito de regatear, pechinchar. Negocie sempre, sobretudo em mercados e lojas e feiras de artesanato e de artigos de lã. Nunca aceite o primeiro preço, para não pagar tarifa GT (gringo tonto…). Em certos casos, o preço pode baixar até pela metade… Faz parte do ritual.
Informações práticas
Como ir ao Peru
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde se hospedar no Peru: reserva pelo Booking.com
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos
Escolher e reservar seu hotel em Lima
Escolha e reserve seu hotel em Arequipa
Escolha e reserve seu hotel em Cusco
Escolha e reserve seu hotel em Puno