Cinema chileno
 "Machuca", um filme chileno excelente!
“Machuca”, um filme chileno excelente!

O pouco que chega até nós

Em um mercado global dominado pelas superproduções americanas, sabemos pouco a respeito do cinema chileno. Nada contra o cinema norte-americano. A verdade é que eles produzem filmes excelentes. Mas também  entopem as prateleiras das locadoras com uma enorme quantidade de produções de baixa qualidade. Você tenta achar filmes latino-americanos ou mesmo europeus e não encontra muita coisa ou então se depara com poucas opções. Quando encontra, a locadora só tem uma cópia, que alguém já alugou. Os poucos filmes chilenos são conhecidos apenas por aquele público restrito, frequentador de mostras de cinemas e cinematecas. É uma pena, porque algumas produções, quase sempre bastante politizadas, são excelentes.

Os primeiros filmes chilenos

O primeiro longa-metragem produzido no Chile foi El Húsar de la muerte (“O Hussardo da Morte”), em 1925, na época do cinema mudo, dirigido por Pedro Sienna. O filme conta as aventuras do líder independentista Manuel Rodríguez (veja no capítulo “História”).

Após 1960

Não há muito a mencionar de importante durante décadas até o final de 1960. Foi quando estrearam Largo Viaje, de Patrício Kaulen (1967); Tres Tristes Tigres (1968), de Raúl Ruiz, El Chacal de Nabueltoro (1969), de Miguel Littin, Valparaíso, mi Amor, de Aldo Francia (1969). Essas películas foram apresentadas no Festival de Cine Latino-americano de Viña del Mar, em 1969. No ano seguinte estrearam El Topo, de Alejandro Jodorowsky, e La Luna en El Espejo, de Silvio Caiozzi.

O cinema chileno durante a ditadura de Pinochet

Depois, com a ditadura de Pinochet, o cinema chileno foi sufocado. Um período negro para a sétima arte do país andino e para a cultura em geral. A maioria dos cineastas teve de deixar o país. Apenas Miguel Littin conseguiu, em plena ditadura, correndo enorme risco, filmar clandestinamente o documentário Ata Geral do Chile (1986). Só o final do regime Pinochet permitiu o ressurgimento do cinema nacional no Chile.

Os filmes mais recentes

Alguns filmes mais recentes merecem ser mencionados, como Salvador Allende (2004), documentário de Patrício Guzman; o ultrarrealista Machuca (2005), de Andrés Wood, que relata a amizade de dois meninos de classes sociais bem diferentes no final do governo socialista (excelente!).
A última novidade é Violeta se fue a los cielos (2012), de Andrés Wood, sobre a cantora Violeta Parra, que se suicidou en 1967.

Filmes sobre o Chile produzidos em outros países

Há também filmes sobre o Chile produzidos em outros países. Alguns muito bons, como o francês Il pleut sur Santiago (“Chove sobre Santiago”) (1976), dirigido pelo chileno Helvio Soto; o norte-americano Missing (“Desaparecido”), (1982), de Costa Gavras. Mesmo o brasileiro A Cor de seu Destino (1986) aborda a situação de exilados chilenos no Brasil.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar

Matérias especiais

História do Chile da Guerra Fria aos dias de hoje | Cinema chileno
Pablo Neruda |Salvador Allende e o 11 de Setembro chileno

Relatos de viagem

De Santiago a Chiloé de carro

O Chile em imagens

Maquina fotografica

 Álbum fotográfico com dezenas de fotos do Chile separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.
Ver imagens do Chile