Chartres

Chartres

Chartres, na região Centre, com uma população de aproximadamente 40 mil habitantes, é uma cidade de tamanho médio para os padrões franceses. O território já abrigava aldeias desde o século III. Chartres tornou-se importante sob os romanos, que desenvolveram a cidade segundo seu modelo de cité , dotando-a de um anfiiteatro, termas e um templo. Depois, já nos séculos V e VI, com a queda do império romano, Chartres passou a ser controlada pela Igreja.  No século IX, em razão de ataques normandos, a cidade foi fortificada.

Chartres é agradável, bonita, mas não tem um aspecto medieval tão preservado como outras tantas velhas cidades na França, a não ser nas proximidades de sua estupenda catedral. Poucos edifícios chamam a atenção do visitante. Seu mercado em ferro forjado, estilo Art Nouveau merece uma olhada. A grande atração de Chartres é mesmo a catedral, que atrai muitos peregrinos e turistas desde a Idade Média.

Mapa de Chartres

Como ir a Chartres

Não há, é claro, voos do Brasil para Chartres. O primeiro passo é chegar a Paris.  A TAM e a Air France têm voos diretos de São Paulo Guarulhos a Paris (11h de voo). Há voos mais baratos com conexão em outros países europeus, como o da Air Europe, via Madri.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva.

Trem

Cerca de trinta trens ligam diariamente a estação Montparnasse, em Paris, a Chartres. Pelo TGV Atlantique (trem de alta velocidade), a viagem entre as duas cidades toma pouco mais de 1h.

Carro

A auto estrada A10/A11 leva do sul de Paris a Chartres em aproximadamente 1h.

Para sair de Paris pela Porte d’Orléans ou Porte d’Italie: pegue a A6 na direção de Lyon, em seguida utilize a  A10 para Bordeaux e a autoestrada A11 na direção de Nantes.

Para sair de Paris pela Porte de Saint-Cloud: pegue a A13 direção Rambouillet.

Onde dormir em Chartres

Escolha e reserve seu hotel em Chartres

Melhor época em Chartres

Primavera (junho) e outono são a época mais agradáveis em Chartres . O frio do auge do inverno pode incomodar alguns. No verão, há excesso de turistas. Convém lembrar que Chartres  é um destino religioso importante. Durante algumas festas tudo fica lotado e é prudente reservar hotel. Informe-se no site oficial: www.chartres-tourisme.com.

Situada perto de Paris, Chartres recebe muitos turistas nos finais de semana. Se puder evite chegar a  Chartres em uma sexta-feira à noite ou em um sábado pela manhã, principalmente durante a alta estação. Além disso, Chartres fica grudada no Vale do Loire e seus famosos castelos. Muita gente que vai visitar o Vale do Loire acaba dando uma paradinha em Chartres.

Atrações turísticas em Chartres

Como já dissemos, Chartres é uma cidade agradável para se perambular,  mas não é lotada de construções históricas. O que mais importa em Chartres é sua famosa catedral em estilo gótico francês, classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, seja porque você é religioso, seja porque, eventualmente, mesmo que não siga religião alguma, não vai poder deixar de reconhecer que a arquitetura da catedral é realmente magnífica e seus vitrais são obras-primas sem igual no mundo.

A Catedral de Chartres

Como todo lugar de peregrinação na Europa medieval, Chartres tinha ganho do rei Carlos, o Calvo, no ano 876,  uma relíquia que atraiu fiéis: o “véu da Virgem Maria”.

Já existia uma igreja no local desde o século IV, e a proteção do véu sagrado não foi suficiente para que resistisse a ataques dos bárbaros, que a destruíram.

A atual Catedral de Chartres começou a ser construída no começo da Baixa Idade Média, em 1020. O edifício sofreu um incêndio em 1194 que provocou grandes estragos. Assim, teve que ser em reconstruído, assumindo seu aspecto atual e ganhando 150 janelas decoradas com vitrais, a maioria deles do século XIII. São 2.500m² de vitrais!

Não só as proporções dos vitrais impressionam: o interior da catedral alcança 37m de altura.

Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, os vitrais da catedral de Chartres foram retirados e escondidos para evitar que fossem atingidos por bombadeios.

Chamam a atenção no interior da imensa catedral os enormes portais detalhadamente esculpidos. Na fachada do lado oeste, o pórtico real atrai o olhar por suas esculturas de meados do século XII; o pórtico principal é decorado com a imagens da Crucificação; a do transepto sul inspira-se no Novo Testamento;  o pórtico norte, baseado no Velho Testamento, tem como tema a Criação.

A primeira consagração da Catedral ocorreu em outubro de 1037. Depois da reconstrução, foi novamente consagrada em 1260, na presença do rei Luís IX; ninguém menos do que São Luís em pessoa.

Uma curiosidade: Henrique IV foi o único rei da França a ser coroado em Chartres e não em Reims, que estava, na época, tomada por seus inimigos.

Horários Abre diariamente das 8h30 às 19h30. Nas terças, quartas, sextas-feiras e domingos de julho e agosto, fica aberta até as 22h.

Musée des Beaux-Arts de Chartres

O Museu de Belas Artes de Chartres abriga um importante acervo de pinturas, esculturas, armas, armaduras e toda uma gama de objetos utilizados durante a Idade Média.
Horários O museu abre de quarta-feira a sábado das 10h às 12h30 e das 14h às 18h. De novembro a abril, fecha mais cedo: às 17h.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França