Budapeste: a união de duas cidades
Budapeste, capital da Hungria, é o resultado da união de duas cidades: Buda e Pest, divididas pelo rio Danúbio. Uma das pontes que liga as duas margens, decorada com enormes leões e torres em arco ligadas por correntes (daí o nome Ponte das Correntes) é uma obra-prima da arquitetura húngara. A visão dessa ponte, iluminada à noite, tendo ao fundo o Morro do Castelo, é marca registrada da cidade de Budapeste.
Mapa de Budapeste
Como ir a Budapeste
Avião
Não há voos diretos do Brasil. Você terá que mudar de avião em Londres, Paris, Frankfurt ou outra cidade europeia.
Escolha e reserve seu pacote ou passagem aérea
Hospedagem
Budapeste é divida em duas cidades: Buda e Peste. O centro de Peste, a região da Basílica de Santo Estevão, da Ópera e da Avenida Andrássy são boas regiões para se hospedar.
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos. Frequentemente paga menos do que tratando diretamente com o hotel.
Escolha e reserve seu hotel em Budapeste
Melhor época
Evite o inverno. A melhor época é de maio a setembro
Vídeo sobre Budapeste
Pontos turísticos em Budapeste
Buda é formada por colinas com belos bosques, mas o ponto mais alto – em ambos os sentidos – é o Morro do Castelo. Em vez de um castelo, o que você encontra no alto é um imenso palácio cercado por jardins, o Kyráli Palota, onde ficam vários museus, e um bairro antigo de impressionante tranqüilidade.
Atrás da igreja de São Matias, onde os reis húngaros eram coroados, fica o bastião dos Pescadores, de arquitetura absolutamente peculiar. É de lá que se tem uma das melhores vistas do Danúbio, do rico prédio do Parlamento, da basílica de Santo Estevão, das pontes de Budapeste, da ilha Margit (onde há um agradável parque) e de toda a linda arquitetura de Pest às margens do rio.
Em Pest (além da deslumbrante vista de Buda!), chegando à praça dos Heróis, onde fica o impressionante monumento do Milênio, você estará entrando no parque Városliget, um dos mais lindos da Europa. Nele está o Castelo Vajdahunyad, cuja arquitetura mescla estilos de diferentes épocas.
Passear de barco pelo Danúbio, deliciar-se em uma das várias confeitarias cujas vitrines já dão água na boca e ir a uma das termas, como a do Hotel Gellert (não é necessário estar hospedado lá) são outros programas típicos da cidade.
Site de turismo sobre Budapest
Dica
Perto de Budapeste ficam a República Tcheca e a Áustria e sua capital Viena num roteiro pela Europa Oriental.