Pantanal Matogrossense

Pantanal Matogrossense: como ir, como visitar, principais atrações,passeios, dicas sobre o Pantanal Matogogrossense.
Pantanal Matogrossense - Foto Miquitos - CCBY SA
Vitórias régias no Pantanal Matogrossense

Pantanal Matogrossense

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, MS/MT

Um ecossistema importantíssimo  

Localizado nas regiões sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul, o Pantanal Matogrossense é uma das maiores planícies inundáveis do planeta. O Pantanal Matogrossense foi reconhecido em 2001 pela Unesco como patrimônio natural da humanidade. São mais de 180 rios em toda a sua extensão, o que também influencia na variedade de sua flora. São três variações de paisagens:  amazônica, cerrado e chaco, que sofrem influência direta de sua localização geográfica e das chuvas.

Mapa do Pantanal Matogrossense

Fauna e flora

O Pantanal Matogrossense abriga inúmeras espécies de mamíferos, aves, peixes e répteis. Sem falar em insetos… (leve repelente!) Muitos desses animais estão em perigo de extinção. Apesar de ser uma área protegida, a pecuária, a agricultura e as cidades estão prejudicando muito todo o território e ameaçando a flora e a fauna local.

Principais cidades

As principais cidades na região são Cáceres (MT), Barão de Melgaço (MT), Aquidauana (MS), Corumbá (MS), Miranda (MS) e Porto Murtinho (MS). Essas cidades oferecem toda a infraestrutura urbana, como hotéis, restaurantes e museus. Também são porta de entrada para a floresta, com rotas, parques e reservas naturais.

Vídeo sobre o Pantanal Matogroessense

Dicas

Leve protetor solar e repelente, além de roupas confortáveis para fazer trilhas. Não se esqueça de que o ambiente alaga facilmente, levar botas e capas de chuva pode ser uma boa. Para quem quer observar os pássaros, recomenda-se roupa marrom ou verde, que funcionam como uma espécie de camuflagem.

Como ir ao Pantanal Matogrossense

De avião

Os aeroportos de Cuiabá e Campo Grande recebem voos das principais capitais. Em ambos os aeroportos há ônibus e táxis até cada cidade, locadoras de automóveis e ônibus até as cidades do Pantanal Matogrossense.

De ônibus

As viações Gontijo e Andorinha, ligam São Paulo a Cuiabá  e Corumbá.

De carro

A viagem é longa: são, pelo menos, 15 horas, saindo de São Paulo até Campo Grande, pelas rodovias BR-374 e 267. De lá, seguir pela BR-262 que liga Campo Grande a Corumbá. Você pode também ir de avião até Cuiabá ou Corumbá e alugar um carro por lá. Em ambos aeroportos há locadoras de automóveis. Carros podem também ser reservados no hotel ou pousada onde você ficará alojado. Muitas agências de viagem locais alugam veículos.

Melhor época

Dependendo do que se quer, há épocas diferentes para ir até o Parque. De maio a setembro é a época da seca, com chuvas fracas e baixa das águas. De janeiro a março, muita chuva, e os rios e lagos ficam cheios, ideal para passeios de barco.

Atrações

Estrada Parque

Uma estrada liga as cidades de Corumbá a Miranda. Se for época de chuva, é prudente pegar um veículo 4×4. No caminho, você verá diversas espécies de animais, como jacarés, capivaras, macacos e muitos outros. Além do percurso por conta própria, dá para fazer um tour com um guia, que lhe passará informações curiosas sobre os costumes dos animais. A viagem toma aproximadamente 4 horas. Se bater a fome, algumas pousadas contam com restaurantes ao longo do caminho.

Passeio de barco

Indispensável para os visitantes do Pantanal, as opções são para todos os gostos e bolsos, desde barcos luxuosos até os românticos, a remo, para poucas pessoas. A água  calma e lisa, reflete o céu e proporciona uma linda paisagem. Um passeio em barcos menores com os barqueiros da região pode ser interessante, porque eles têm prática em encontrar animais escondidos.

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Bonito

Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul, como ir, o que visitar, trilhas, trillhas, lagos e cavernas, dicas sobre Bonito.