Bonito

Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul, como ir, o que visitar, trilhas, trillhas, lagos e cavernas, dicas sobre Bonito.
Bonito MS - Foto Leonardo da Silva CCBY
Gruta com lago em Bonito MS

Bonito, MS

Conhecida como a Disney ecológica brasileira, Bonito é a principal cidade turística da região. A fama da cidade teve início na década de 1970, quando foi descoberto o Abismo de Anhumas, um buraco de 72 metros de profundidade onde se encontra um belo lago, cheio de estalactites, e água cristalina. A partir dali, além do lago no abismo, seus lagos, cachoeiras e rios cheios de animais visíveis a olho tornaram Bonito uma atração turística de primeira linha.

Assim, o ecoturismo se instalou na região, com opções de trilhas e esportes para todas as idades e gostos. O investimento é voltado para a infraestrutura, equilibrando o conforto do visitante e a preservação da natureza. Os passeios são, obrigatoriamente, acompanhados por guias credenciados, que podem dizer as regras específicas para a vista a cada local.

No decorrer dos anos, o ecoturismo foi tomando força, com diversas atividades para todos os gostos. Isso resultou na melhora da infraestrutura que atende o visitante e as condições de preservação. Algumas medidas foram tomadas, como a proibição da pesca, por exemplo.

Dicas

Apesar de ser necessário usar protetor solar e repelente, tome cuidado, pois não é permitido entrar na água após ter passado qualquer produto. Se for do tipo aventureiro, é possível fazer cursos básicos de rapel e mergulho, que são oferecidos, inclusive, para crianças. Chegue cedo sobretudo em épocas de férias ou feriados prolongados: a maioria das atrações tem tempo de visita regulamentado e o  número de visitantes é controlado.

Mapa de Bonito

Como chegar a Bonito

De avião

A companhia Azul tem voos que partem de Campinas (SP) até o aeroporto de Bonito. O Aeroporto de Campo Grande recebe voos de diversas companhias, das principais cidades do Brasil e fica a 280 km de Bonito.

De carro

A distância entre São Paulo e Bonito é de 1.188 km; do Rio de Janeiro, 1.613 km; e de Campo Grande, 300 km.
Saindo de São Paulo, pegar a BR-374 até Presidente Prudente e, depois, a BR-267; do Rio, seguir pela BR-116 até São Paulo, pegar a BR 274 e, depois, a BR-267; e de Campo Grande, seguir direto pela BR-060.

Melhor época

Bonito pode ser visitada o ano todo, mas é na época de chuvas, entre dezembro e março, que se pode apreciar o verde, que fica mais intenso. Os rios e cachoeiras tornam-se mais caudalosos.

Abismo Anhumas

Um dos principais cartões-postais de Bonito, o abismo é um buraco de 72 metros de altura, com um lago de cerca de 80 metros de profundidade no fundo. Para conhecê-lo, é preciso descer de rapel, esporte radical, onde se desce uma parede ou abismo na vertical por meio de cabos e equipamentos apropriados. É completamente seguro, e, nesse caso, um monitor e um instrutor treinados acompanham os aventureiros, que fazem um treino da descida na véspera da aventura. Na base da caverna, existe um deck flutuante, de onde é possível apreciar a vista do espelho d’água.

Aquário Natural Baía Bonita

Um aquário natural que abriga cerca de 30 espécies de peixes. O visitante pode praticar mergulho livre e chegar perto desses animais, mas sem colocar os pés no fundo do lago, pois movimenta a areia, destrói corais e diminui a visibilidade. O local possui infraestrutura impecável, com restaurante, museu, loja e piscina de treinamento. Além disso, é onde fica a Trilha dos Animais, com pontos de observação, onde é possível encontrar jacarés, cervos, lobos-guará, entre outros.

Mergulho no Rio Prata

Com uma visibilidade de aproximadamente 8 metros, o rio Prata surpreende até mergulhadores profissionais. O local é famoso pela água transparente e a grande variedade de animais.

Fauna e Flora

É bem possível que nesses passeios você cruze com animais e aves da região.  A variedade é enorme e inclui o tamanduá, o porco do mato, o lobo guará, o tapir, a lontra, a onça, o jacaré, o bugio, diversas espécies de aves. Se for mergulhar verá grande variedades de peixes, inclusive, o mais bonito deles, o dourado.  Como as águas são muito claras, mesmo sem mergulhar, na superfície, só com a máscara, ao nadar você poderá ver os peixes.

O que mais?

Não deixe de conhecer as demais grutas, praias e lagos da região, e praticar esportes como o arvorismo, o ciclismo e a cavalgada.

Importante

Em Bonito a pesca e a caça são proibidas. Peixes e animais podem somente ser vistos e fotografados. Em alguns lugares você verá placas com os dizeres: “Em Bonito na se tira, além de fotos, nada se deixa, além de pegas, nada se leva, além de saudades

 Alguns esportes radicais comentados nesta matérias exigem um mínimo de forma física. Você não precisa ser um atleta olímpico, mas, algumas atrações não são para pessoa obesas, muito idosas, ou avessas a esforços físicos.

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Pantanal Matogrossense

Pantanal Matogrossense: como ir, como visitar, principais atrações,passeios, dicas sobre o Pantanal Matogogrossense.