O sentimento nativista e a independência
Como em outros países da América do Sul, no começo do século XIX crescia o sentimento nativista contra o domínio espanhol. A grande oportunidade se apresentou quando a Espanha foi invadida pelas tropas de Napoleão. Após a renúncia do governador espanhol Garcia Carrasco, o militar Mateo de Toro y Zambrano assumiu o governo e atendeu em 1810 a reivindicação do chamado movimento juntista, que desejava ver o país governado por uma junta de notáveis.
O Primeiro Congresso Nacional do Chile
Pouco tempo depois foi eleito um Primeiro Congresso Nacional que, embora favorável a maior autonomia para a colônia, era majoritariamente contrário ao rompimento com a Espanha. Logo depois, porém, o país começou a se tornar cada vez mais dono de seu próprio destino e rompeu com os realistas favoráveis à coroa espanhola. Estes, entretanto, apoiados por tropas enviadas pelo vice-rei do Peru, conseguiram derrotar os chilenos em Rancagua e restaurar o governo colonial.
Bernardo O’ Higgins
Com a derrota, patriotas chilenos liderados por Bernardo O’Higgins exilaram-se em Mendoza, unindo-se às forças do general argentino San Martin, que comandava a luta pela independência na nação platina. Foi formado então o Exército dos Andes. Com cerca de 5.200 homens, o Exército Libertador atravessou a Cordilheira e, em 12 de fevereiro de 1817, na Batalha de Chacabuco, derrotou as tropas coloniais.
Exatamente um ano depois, no aniversário da batalha, O’Higgins, que se afirmara como o principal líder independentista chileno, proclamou a independência do Chile, com o país ainda em guerra.
A derrota espanhola
Finalmente, em 5 de abril as tropas espanholas foram derrotadas na Batalha de Maipú e, pouco tempo depois, Valdívia, ainda em mãos dos espanhóis, foi tomada pela Esquadra Libertadora, organizada pelo almirante inglês Thomas Cochrane.
As autoridades que o sucederam tiveram de lidar com a instabilidade política que tomara conta do Chile e de enfrentar as últimas tropas espanholas aquarteladas em Chiloé no sul do país, que só foram vencidas seis anos depois de proclamada a independência.
O Chile independente
O’Higgins, porém, de caráter autoritário e desejoso de se manter no poder a qualquer custo, tornou-se impopular. A execução do patriota Manuel Rodríguez, seu adversário político, foi a gota d’água.
O caudilho teve que abandonar o poder e se exilar. Sucederam-se governos civis, revoltas e lutas políticas, com o país à beira da anarquia, até a revolução de 1829, com a ascensão de José Joaquín Prieto, apoiado por Diego Portales. Este último, o homem forte do regime, representava os interesses dos latifundiários. Só os grandes proprietários tinham direito a votar, uma situação que perdurou, com pequenas mudanças até 1925.
Com a promulgação da constituição de 1833, de caráter autoritária, que pretendia um“governo obedecido, forte, centralizador, respeitado e respeitável, impessoal, superior aos partidos e aos prestígios pessoais” o Chile ingressou num período de estabilidade.
Informações práticas
Como ir ao Chile
Veja passagens aéreas e pacotes
Hotéis no Chile: reserva pelo Booking.com
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos
Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria
Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Valdívia
Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso
Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar