Turismo de aventura

Turismo de aventura: veja as opções

O turismo de aventura é voltado principalmente pra a prática de esportes radicais. A fronteira entre essas modalidades de esporte e o turismo é tênue, já que a prática de esportes radicais deu origem a um novo tipo de turismo, fazendo com quem pessoas visitem outros países e outras regiões do Brasil para participar de aventuras que rendem muita adrenalina.

Saiba mais sobre lugares perfeitos para o turismo de aventuras

Você quer fazer algo diferente num fim de semana ou nos feriados, mas não sabe bem o que? Que tal passar o final de semana em uma cidade da costa brasileira e sair de barco para mergulhar, ficar hospedado em um hotel-fazenda e dar uma volta de balão ou então saltar de paraquedas com um instrutor treinado? Os esportes radicais chegaram ao Brasil para ficar. Alguns deles se enquadram como uma opção de turismo muito especial: o “turismo radical”.

Um mínimo de preparo físico pode ser necessário

Você não precisa ser praticante regular desse tipo de experiência (repleta de emoção, diga-se de passagem!) nem ser um super atleta: pessoas “comuns” podem participar. É verdade, contudo, que certas atividades exigem um mínimo de preparo físico, como é o caso do mergulho. Diversas entidades têm parcerias com hotéis-fazenda e pousadas e oferecem diferentes pacotes em finais de semana que podem incluir refeições. Quase sempre, por bons motivos técnicos, esses esportes devem ser praticados pela manhã, bem cedo; é provável que você tenha que acordar às 5h da manhã ou algo assim – o que não é nada se você pretende ser um radical…

As diferentes modalidades de turismo radical

Mergulho

Nosso enorme litoral, o clima tropical do país e o belíssimo fundo do mar em certas regiões da costa brasileira favorecem a prática do mergulho. Hoje, há diversas organizações voltadas para a prática desse esporte. Elas não somente ensinam a mergulhar com tubos ar comprimido (primeiro em piscinas), mas também organizam passeios de barco até locais adequados para a prática do esporte e fornecem todo o equipamento necessário. Os passeios são organizados geralmente nos finais de semana ou nas férias de verão e você mergulha acompanhado por instrutores experientes.

Pode ser praticado por crianças de 12 anos a adultos com mais de 60 anos.
Existe uma forma de introduzir o mergulho para os leigos que chamamos de Discovery, que é um passeio guiado pelo instrutor (instrutor e 1 aluno – como o salto duplo do pára-quedismo) a pouca profundidade e por pouco tempo (3 a 4 metros e por 15 a 20 minutos) sem a necessidade de passar pelo treinamento completo.
Utiliza-se para mergulho cilindros de ar comprimido (o mesmo ar que respiramos na atmosfera, só que comprimido).

As atividades radicais para iniciantes, geralmente começam mais tarde, o que atrai o pessoal para a atividade. Ou seja, você não precisa acordar às cinco da manhã para mergulhar.

www.brasilmergulho.com – Empresas e pontos de mergulho em toda costa brasileira, com o site das empresas. Tem tudo.

Rafting

Trata-se de descer rios turbulentos em botes de borracha. As entidades fornecem equipamentos como capacete e bóia da Marinha, que garantem a flutuação com o nariz para fora d’água mesmo se você ficar desacordado, bem como instruções básicas. Há diferentes níveis de dificuldade. Se você é principiante, começará pelo mais fácil. A “tripulação” é composta por várias pessoas, geralmente principiantes como você, conduzidas por um instrutor treinado.

www.panaguas.com.br – Guia de rios do Brasil. Informações sobre rafting e canoagem.
www.ciaderafting.com.br – Em São Luís do Paraitinga (SP).
www.canoar.com.br – Em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Tocantins (Jalapão).
www.ativarafting.com.br – Na Bahia e em Santa Catarina.
www.brasilraft.com.br– Três Coroas (RS). Rio Paranhana.
www.centralsulraft.com.br– Três Coroas (RS). Rio Paranhana.

Paraquedismo

Para saltar de paraquedas sozinho, primeiro você precisa fazer um curso numa escola especializada, durante o qual terá diversas aulas teóricas e fará os chamados saltos duplos, acompanhado de instrutor. Mas se tudo o que você quer é experimentar a sensação de um salto, poderá apenas fazer salto duplo. Os segundos de queda livre que antecedem a abertura do pára-quedas parecem uma eternidade. Quem já saltou garante que é adrenalina pura!

<comp./> www.brasilparaquedismo.com.br – Em Boituva (SP). A empresa pertence ao casal Adriano e Suzane (os dois saltam!).

Para saber mais sobre paraquedismo em São Paulo, veja Boituva.

www.flightparaquedismo.com.br – Em Boituva (SP).
www.azuldovento.com.br – Em Campinas (SP).
www.barrajumping.com – No Rio de Janeiro (RJ).
www.paraquedismoboituva.com.br – Em Boituva (SP).
www.quedalivreparaquedismo.com.br – Em Boituva (SP).
www.boituvaskydive.com – Em Boituva (SP).
www.skyradical.com.br – Em Boituva e Avaré (SP).
www.boituvaparaquedismo.com.br – Em Boituva (SP).
www.outlaw.com.br – Em Boituva (SP)

 Veja fotos e textos sobre paraquedismo em Boituva

Paraquedismo em Boituva, Estado de São Paulo

 Balonismo

O balonismo é, de todos os esportes mencionados, aquele que menos esforço e prática exige dos participantes. Nos vôos turísticos, você é antes de tudo um passageiro e o que mais faz é curtir as paisagens e apreciar o mundo visto do alto. Menos “adrenalínico” do que os demais esportes, mas nem por isso menos emocionante. Uma experiência simplesmente inesquecível.

<comp./> www.airadventures.com.br – Em Boituva (SP).
<comp./> www.balonismobrasil.com.br – Em Piracicaba e São Pedro (SP).

Veja fotos e dicas sobre balonismo na Nova Zelândia

Paisagem, Ilha do Sul, Nova Zelândia

Ultraleve

É uma modalidade emocionante de vôo.

Ilha Clube Aerodesportivo
Rua 3, s/n – Jardim Novo Horizonte – Peruibe – SP – Tel. (13) 9712-6302www.ilhaclubeaerodesportivo.com.br

Ecofly Estr. Brotas-Torrinha, km 1 http://ecofly.com.br)

Escolas de voo de ultraleve (há diversas no Brasil todo) < www.abul.com.br

Asa delta

É uma modalidade que exige coragem, já que você corre até a ponta de um abismo e se joga no espaço. Mas é absolutamente emocionante. Em Atibaia, a 67 km São Paulo existe uma academia de voo livre.

No Rio de Janeiro  www.voodeasadeltariodejaneiro

Sítio de voo em São Vicente, SP  www.cvllp.com.br

Paraglider

Em Atibaia, no Estado de São Paulo existe também uma associação onde você pode tanto fazer um voo duplo, como apreder a voar de paraglider, a Paraglider Brasil.

Diversos

Variadas opções de esportes (rafting, cavalgadas, bóia-cross, canyoning etc.) são encontradas na cidade de Brotas-SP, que por sua natureza privilegiada tornou-se um dos pontos mais procurados por aqueles que buscam alternativas “radicais” para suas férias ou feriados.
www.brotasaventura.com.br
www.terradeaventura.com.br
www.pontodepartida.com.br
www.alaya.com.br