Transportes em Portugal
Trens em Portugal
Trens em Portugal

 

 

Como ir

O preço da passagem de ida e volta em classe econômica de São Paulo a Lisboa tem importantes variações entre a alta e a baixa estação. Esta vai de meados de setembro a meados de dezembro e de meados de janeiro a meados de junho. A TAP tem voos diretos e diários de São Paulo para Lisboa. Para o Porto, poucos voos são diretos. O tempo de viagem para ambos os destinos é de aproximadamente 11h. Há voos também da TAP a partir do Nordeste, mas com menos opções de horários: de Salvador (tempo de viagem: 8h15), Fortaleza (7h), Recife (7h30) e Natal (7h).

Lisboa e o Porto possuem conexões aéreas diretas com as principais capitais europeias.
TAP www.flytap.com

Transportes internos em Portugal: como circular

Enquanto em muitos países a escolha do meio de transporte é simplesmente uma opção pessoal, em Portugal é um pouco diferente e depende muito do tipo de viagem que você pretende e do tempo de que dispõe. A escolha errada pode ser uma roubada. Por isso mesmo sugerimos que leia com muita atenção este capítulo, antes de se decidir.

Ajuda aos motoristas

Informações sobre transportes 

Avião

O território metropolitano português é muito pequeno para que o avião seja realmente útil. Os preços, aliás, também não compensam. Há voos entre Lisboa, Porto e Faro. São úteis principalmente quando utilizados em conexões aéreas para quem chega do Brasil ou de outros países. Para viajar entre as cidades portuguesas não é uma boa. Se você considerar que precisa chegar uma hora antes no aeroporto (para voos domésticos), que vai gastar dinheiro de táxi e perder tempo entre o centro da cidade e o aeroporto (tanto na ida como na chegada ao seu destino), verá que tomar avião não é a melhor decisão. Entretanto, o transporte aéreo é utilizado por quem vai para a ilha da Madeira ou para os Açores. A duração do voo é de pouco mais de uma hora e meia para ambos os destinos.

TAP Lisboa – End. Av. Duque de Loulé, 125 | Aeroporto Internacional de Lisboa End. 707 205 700 | Porto – End. Pça. Mouzinho de Albuquerque, 105 – End. 226 080 255 www.flytap.com

Trem (Comboio)

As linhas férreas em Portugal são administradas pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Veja dicas e informações para viajar de trem em Portugal

Ônibus (Autocarro)

Depois do carro, os ônibus são, em nosso entender, um dos melhores meios de conhecer Portugal. Pontuais, mais rápidos e com mais opções de horários e de linhas do que os trens (exceto os Alfa Pendular e Intercidades), os ônibus são também um pouquinho mais caros. Em alguns lugares de Portugal, como no Algarve são, aliás, a única opção de transportes públicos entre as pequenas localidades.

O único inconveniente em Portugal para viajar de ônibus é que não existem por lá megaestações rodoviárias como no Brasil, que servem a todas as empresas e destinos. Em muitos casos, as companhias podem utilizar diferentes terminais, o que atrapalha um pouco. Isso, porém, começa a mudar.

Existem dois tipos de ônibus interurbanos em Portugal: os regionais, mais lentos, que param em tudo quanto é canto, e os expressos, que ligam as principais cidades.

As viagens, diurnas, e de algumas horas, cruzando regiões de grande beleza natural, podem ser bem agradáveis. Os ônibus regionais, apesar de terem o inconveniente de serem mais lentos, lhe permitem apreciar melhor a paisagem e ter um deslumbre das graciosas cidades interioranas.

Principais empresas de ônibus em Portugal

Eurolines  www.eurolinesportugal.com Linhas de ônibus de Portugal para a Espanha e outros países da União Europeia. Rede Expressos de Portugal www.rede-expressos.pt
Rodonorte  www.rodonorte.pt

Sua bagagem

Ao entregar sua mala ao funcionário da companhia para ser colocada no bagageiro do ônibus, ele lhe fornecerá um recibo. Guarde-o, pois você precisará dele para retirar sua bagagem ao chegar.

Lembre-se de que os bagageiros internos dos ônibus são em geral pequenos se comparados aos dos aviões. Leve consigo uma pequena bolsa dobrável, vazia, para utilizar durante viagens de ônibus. Ela servirá para você guardar algum objeto que deseje ter à mão: um livro, algum medicamento, máquina fotográfica, uma garrafa de água mineral, biscoitos, lenço de papel e, principalmente, uma malha ou blusão (o ar condicionado de alguns ônibus no verão pode ser gelado).

Carro

O carro é, pela nossa experiência, o meio de transporte mais indicado para viajar pelo interior de Portugal. O país é pequeno, mas, às vezes, a cada 30 ou 40 km há um castelo ou uma cidadezinha interessante para visitar. Veja informaçõs e dicas

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Portugal

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Portugal

Escolha e reserve seu hotel no Algarve

Escolha e reserve seu hotel no Alentejo

Escolha e reserve seu hotel em Coimbra

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel no Porto, Minho e Douro

Escolha e reserve seu hotel no Norte de Portugal

Escolha e reserve seu hotel na Região de Lisboa

Escolha e reserve seu hotel na Serra das Estrela

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.