Suíça
Genebra
Genebra sob a neve

 Principais destinos turísticos na Suíça

A Suíça é um pequeno país situado bem no centro da Europa, onde são faladas quatro línguas diferentes: o alemão, o francês, o italiano e o romanche. Curiosamente, embora boa parte do seu território Suíço seja coberto por lagos e montanhas, com poucas áreas cultiváveis e o país não seja rico em recursos minerais, a Suíça é uma nação altamente desenvolvida. Sua capital é Zurich.

A história da Suíça começa com a ocupação romana de teritórios habitados pelos Helvécios, uma tribo bárbara. Muitas cidades importantes da Suíça de hoje datam do período romano como Genebra, Lausane, Martigny, Zurique, e Basileia, entre outras.

A unidade nacional da Suíça data de 1291, quando o cantões Uri, Schwyz e Unterwalden se juntaram formando uma confederação. Posteriormente outros cantões juntaram-se a esses. Isolada por montanhas, a Suíça teve sua identidade nacional preservada e, ao mesmo tempo, evitou envolver-se em conflitos. A Suiça desde 1815 não participou de nenhuma guerra e e, mesmo quando todo o mundo pegava fogo à sua volta a Suíça manteve sua neutralidade.

Apesar da diversidade de idomas, os suíços conseguem se entender muito bem, e seu país é um dos mais organizados da Europa: tudo funciona! A postura “neutra” da Suíça não quer dizer que ela seja desprovida de personalidade; pelo contrário, é muito rica em história e tradições.

Situado no meio dos Alpes, a Suíça tem algumas das mais lindas paisagens de montanha, os mais belos lagos de altitude do mundo e estações de esportes de inverno que ficam lotadas na alta estação invernal, o principal motivo de atrair tantos turistas.

Embora a Suíça seja sede de instituições financeiras e diplomáticas internacionais, bem como da Cruz Vermelha, não participa integralmente da União Européia, nem adotou o euro.

Mapa da Suíça

Como ir

Avião A Swiss International Airlines tem vôos diretos de São Paulo para Zurich.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar

Escolha e reserva seu hotel em Bassel | Escolha e reserve seu hotel em Berna
Escolha e reserve seu hotel em Genebra | Escolha e reserve seu hotel em Luzerne

Escolha e reserve seu hotel em Lausanne | Escolha e reserve seu hotel em Zurich

A melhor época

O frio na Suíça é duro de encarar, principalmente nas regiões de montanha. Evite ir de novembro a março, exceto para praticar esportes de inverno. A época mais agradável vai de maio a setembro mas, mesmo no auge do verão, pode haver mudanças bruscas de temperatura (para baixo!)

ZURICH – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 4ºC / máxima 15º
Verão (julho): mínima 14ºC / máxima 25ºC
Outono (outubro): mínima 6ºC / máxima 14ºC
Inverno (janeiro): mínima – 3ºC/ máxima 2ºC

Circulando: transportes interiores

Avião

A Suíça é um país muito pequeno, com 180 a 300km de extensão: não é caso de pensar em tomar avião.

Trem – Os trens suíços são limpos, modernos e extremamente pontuais. Se o horário previsto de chegada for 13h58min, se você chegar à plataforma às 14h terá perdido o trem…

Os passes ferroviários europeus Eurail são válidos também na Suécia. Eles devem ser adquiridos no Brasil, o que pode ser feito em qualquer boa agência de viagens. Para informar-se sobre os diferentes tipos de passes, períodos de validade e preços, consulte o site da CIT Brasil, representante da Eurail no Brasil. (Clique em trens pouco visível, em baixo à direita).

Carro

 As estradas suíças são excelentes. A gasolina e pedágio são caros. Percorrer as montanhas, cruzando os Alpes por um dos passos, é porém meio demorado, pois as subidas e curvas são contínuas. Se estiver nevando ou tiver nevado (o que pode ser pior) toda atenção é pouca e pneus especiais para neve são indispensáveis. Nas cidades maiores o carro pode ser um problema e não é prático.

Ônibus

Serve principalmente para completar alguns trajetos secundários onde o trem não chega.

Barco

Há vários passeios pelos lagos suíços; pode-se até ir de barco para a Itália. Olhe um mapa.

Onde se hospedar na Suíça

Onde se hospedar em Zurich

Onde se hospedar em Lausanne

Onde se hospedar em Genebra

Onde se hospedar em Berna

Guias de viagem: para que servem?

Guias de viagem são livros com informações específicas sobre determinado país, região ou cidade. Existem guias de diversos tipos: os que dão maior ênfase aos aspectos históricos e culturais, os que ressaltam a indicação de hotéis e restaurantes, os que privilegiam as opções econômicas (querendo ensinar você a viajar durante 15 dias com US$ 10 ou coisa parecida), os que são mais indicados para quem quer viajar de automóvel num determinado país…

Conheça os títulos

Nossos guias on-line oferecem gratuitamente o conteúdo total dos títulos impressos, vendidos durante os últimos dez anos nas melhores livrarias. Esse conteúdo é, inclusive, superior ao dos guias impressos, pois foi atualizado, enriquecido com mais informações e um grande número de imagens. Bastar acessar este site em qualquer lugar onde haja wi-fi disponível. Você pode fazer isso utilizando seu tablet, lap-top ou mesmo do celular. 

Argentina • Bahia • Chile • Itália • New York •  Nova York • PeruPortugal •    

O que falam sobre os guias de viagem GTB

Opiniões  sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro) quando de seu lançamento.

As opiniões são referentes à primeira edição, as redações de turismo não costumam comentar as edições seguintes

Links afins