Suécia

Suécia

A Suécia, o maior e o mais industrializado dos países nórdicos, é escassamente povoada, e seu território é quase totalmente ocupado por florestas e lagos. O extremo norte do país, dentro no Círculo Polar Ártico, tem temperaturas extremas. Os suecos têm uma relação forte com a água: o país é todo cortado por rios e canais e possui um litoral cheio de ilhas e penínsulas. A costa da Suécia é beneficiada por correntes marinhas quentes, que amenizam as temperaturas.

Mapa da Suécia

Como ir

A Scandinavian Airlines (SAS) tem vôos entre São Paulo e Estocolmo.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis em Estocolmo

Em Estocolmo: Gamla Stan, o centro histórico, Södermalm, um bairro de jeitão descontraído, e  Slussen, localizado na ilha Sodermalm são algumas boas opções.

Escolha e reserve seu hotel em Estocolmo

Melhor época

A Suécia é um dos países mais frios do mundo. Visite-o entre maio e setembro, quando as temperaturas são mais amenas. Mesmo nessa época um blusão forrado pode ser útil.

ESTOCOLMO – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 1ºC / máxima 8º
Verão (julho): mínima 14ºC / máxima 22C
Outono (outubro): mínima 5ºC / máxima 9ºC
Inverno (janeiro): mínima – 5ºC / máxima – 1ºC

Vídeo sobre a Suécia

Atrações turísticas na Suécia

Estocolmo • Arquipélago de Estocolmo • Gota Canal
GotemburgoMalmoUppsalaVaxjoGotlandDalarna

Uma natureza preservada de lagos e montanhas

A Suécia oferece uma sucessão de belas paisagens impolutas de lagos e montanhas praticamente desertas. Lagos, por exemplo, existem milhares deles, de todos os tamanhos. O maior lago da Suécia é Värnern, que é também um dos maiores da Europa. Um dos lagos mais bonitos é o Mälaren, perto de Estocolmo, onde há castelos que podem ser visitados.

Muitas cidades da Suécia possuem atrações turísticas importantes. É o caso de sua capital, Estocolmo, rica em museus e que conserva um charmoso centro histórico.

Além de Estocolmo, há outras cidades ou regiões que merecem ser incluídas em um roteiro de viagem pela Suécia: Gotemburgo, Malmo, Uppsala, Vaxjo,Gotland e a região de Dalarna.

Com um sistema social avançadíssimo, é uma nação que oferece uma invejável qualidade de vida ao seu povo. As cidades suecas, mesmo as maiores, como Estocolmo e Malmo, não são demasiadamente grandes. Limpas, seguras e organizadas, parecem (ao menos para nós, brasileiros) desconhecer problemas sociais.
As regiões rurais são altamente produtivas e com um padrão de vida semelhante ao do meio urbano.

Desde a época das expedições dos temíveis e barbudos vikings até os dias de hoje, quando a princesa real anda de bicicleta pelas ruas de Estocolmo, a história sueca é permeada de particularidades, tais como a persistência de uma religião pagã (a nórdica, dos deuses que, como Thor, dão nome aos dias da semana em várias linguas) até o século XI, quando se adotou o cristianismo.

Enriquecida pelo comércio desde os primórdios da era moderna, a próspera Suécia adota uma postura neutra nas relações internacionais, sendo um dos raros países europeus que não se envolveu na Primeira nem na Segunda Guerra Mundial.
Viajar pela Suécia é uma experiência interessante em razão de suas paisagens — algumas realmente grandiosas — de suas cidades, algumas, como Estocolmo, com um belo centro histórico, importantes museus e uma ótima gastronomia. Enfim, a chance de conhecer de perto o estilo de vida de uma sociedade particularmente avançada.

Dica

Uma das experiências mais fascinantes na Suécia é fazer um cruzeiro de 2 a 6 dias de duração em um antigo navio a vapor pelo Gota Canal. O canal, com a extensão de centenas de quilômetros, atravessa algumas das mais belas e interessantes regiões do país. O cruzeiro inclui visitas a cidades, castelos e outros monumentos. A embarcação tem restaurante e cabinas confortáveis.

Transportes internos

Avião

A Scandinavian Airlines (SAS) tem passes para vôos domésticos.

Trem

A rede ferroviária sueca cobre boa parte dos locais de interesse turístico. Para informações sobre preços, linhas e horários, consulte o site da rede ferroviária SJ (para a versão em inglês, há um link pouco visível no canto superior direito da página inicial).
Os passes ferroviários europeus Eurail são válidos também na Suécia. Eles devem ser adquiridos no Brasil, o que pode ser feito em qualquer boa agência de viagens.

Carro

O país tem auto-estradas de alta velocidade, modernas e bem conservadas (qualidade sueca!). além de pequenas estradas locais boas e pitorescas. No inverno a neve é um sério problema. Informe-se antes de se aventurar.

Distâncias rodoviárias (em km) de Estocolmo a:
Gothenburg – 296 | Malmö – 383 | Haparanda – 670 | Kalmar – 254 | Umeå- 399 | Östersund – 349
Kiruna- 777 | Oslo – 322 | Copenhagen – 400

Onibus

Existem linhas de ônibus ligando as principais cidades.
Terminal de Estocolmo: City Terminal, Klarabergviadukten 72, S-111 64

Saiba mais sobre Estocolmo

Veja dicas e informações específicas sobre a capital sueca, Estocolmo

Saiba mais sobre os demais países nórdicos: Noruega e Dinamarca