Segurança no Chile
Segurança no Chile
Controle de segurança no Chile

Sumário Chile • Índice remissivo alfabético do Chile

Segurança no Chile

A criminalidade no Chile é bem mais baixa do que no Brasil. Isso não impede que em lugares ermos e em horários tardios você possa dar de cara com marginais. Afinal, turista é sempre mais visado, mulheres e idosos, principalmente. Os casos de agressão e de roubo à mão armada são raros, mas existem furtos e trombadões que arrancam bolsas.

Recomendações com dinheiro e documentos

• Principalmente nos grandes centros, em mercados e estações, fique atento.
• Nunca saia de uma casa de câmbio contando dinheiro na rua, ou enfie o maço de notas na carteira.
• A carteira deve ficar, de preferência, no bolso da frente de um jeans ou dentro do bolso interno de um blusão. Não a coloque no bolso traseiro de calça social comum ou no bolso lateral.
• Evite viajar com muito dinheiro vivo. Se for necessário fazê-lo, guarde-o em uma bolsa de cintura usada por baixo da roupa, nunca, na cueca, meias etc. A bolsa em questão pode ser encontrada em lojas que trabalham com malas e artigos para viagens. Coloque nela apenas notas de maior valor, para não fazer volume. Na carteira transporte valores menores para o dia a dia.
• Procure deixar o grosso do dinheiro no cofre da recepção do hotel e peça um recibo.

Cuidado com cartões de crédito

Já reparou que ninguém costuma, em nenhum estabelecimento, nem no Brasil nem no exterior, pedir documento de identidade nem conferir a assinatura? Após pagar algo com seu cartão de crédito, confira, quando o devolverem, se o cartão que estão lhe entregando é de fato o seu.

Táxi clandestinos

Desconfie de pessoas que o abordem para propor um táxi clandestino num aeroporto ou estação.

Vai alugar carro?

Se alugar automóvel, coloque a bagagem no porta-malas, não a deixe visível. À noite, não deixe o veículo estacionado na rua com coisas de valor (nem mesmo no porta-malas).
• Confie em Deus, mas tranque o carro!
• Muitos dos ladrões em lugares como Santiago não têm cara de “malfeitores”: podem estar bem vestidos e ter postura insuspeita. Costumam atuar em aeroportos e estações e somem com sua mala.

Dicas para mulheres

• Na condição de turista e de mulher você poderá ser a vítima favorita de malfeitores. Sozinha ou com amigas, você terá que ficar esperta na rua e atenta na escolha dos hotéis em que for se hospedar, principalmente quanto à localização. Evite bairros afastados.
• O Chile é um dos países mais seguros para turistas. Alguns chilenos, entretanto, podem ser bem machistas e importuná-la com gracinhas ou coisa pior. Nesse caso entre em um café ou estabelecimento comercial. Mas também é possível que você receba uma cantada light. Paquerar, afinal, não é crime e algumas cantadas até fazem bem para o ego… Na maior parte das vezes, você estará lidando com gente boa. Mas fique esperta. Se sentir clima pesado, ameace chamar a polícia.

Dicas para a moçadinha liberada

• É possível que você veja em alguns lugares do Chile, jovens com um “cigarrinho caseiro” entre os dedos. Não se engane; as leis chilenas nesse aspecto são muito mais severas do que as nossas. Cabeludos e mochileiros, principalmente, são visados. Nas fronteiras terrestres, nos portos e nos aeroportos, a polícia tem cães farejadores.
• Se você tiver passado pela Bolívia ou Paraguai os controles poderão ser ainda mais severos, pelas razões que você já desconfia.
• Fique atento com os amigos que fará na estrada. Evite atravessar fronteiras com gente que você acabou de conhecer.

Para aqueles que viajam com crianças ou adolescentes

• As crianças menores devem sempre estar junto dos pais.
• As maiorzinhas, já com alguma compreensão, devem ser instruídas a não se afastarem de você em hipótese nenhuma, e não conversar com estranhos longe de suas vistas.
• Crianças que já entendem alguma coisa devem ser instruídas a permanecer onde estão caso se percam de você.
• Deixe sempre com elas um cartão com o endereço do hotel. Elas devem saber que, se realmente se perderem, devem de preferência procurar a ajuda de um policial (se houver algum por perto) ou de uma senhora.

Saúde

Exposição ao sol –  Não pense que em climas frios não é preciso tomar cuidado com o sol. Pelo contrário, o sol bate forte e queima para valer. Utilize sempre protetor solar nas mãos, rosto e lábios.
• Também é recomendável o uso de óculos escuros. O reflexo do sol na neve causa uma claridade extrema que pode fazer mal aos olhos desprotegidos.

Ar seco

No Deserto de Atacama – O ar é muito seco. Podem ocorrer sangramentos nasais e ressecamento dos lábios e da pele. Para as narinas, um soro fisiológico pode ajudar. Para os lábios, utilize manteiga de cacau ou outro produto similar. Para a pele, use um bom hidratante, principalmente no rosto e nas mãos.

Altitude

No Altiplano

Em grandes altitudes, como no caso do Altiplano, no Atacama, o nível de oxigênio do ar é baixo e pode causar um estado de hipóxia (baixa oxigenação do sangue), cujos principais sintomas são dor de cabeça, falta de ar, inquietude, atordoamento, náuseas, diarreia, taquicardia, fadiga intensa, insônia e falta de apetite. Em raros casos, o mal de altitude acarreta edemas cerebrais e/ou pulmonares. Mas, não se estresse. Casos assim são geralmente raros; basta não abusar. Para minimizar sintomas e riscos, evite fazer grandes esforços físicos, não fumar, não comer demais e não ingerir bebidas alcoólicas. Caminhe devagar, não faça muitos esforços físicos.
Quem sofre de anemia, distúrbios cardiovasculares, asma, bronquite ou outro problema pulmonar deve consultar um médico antes de incluir lugares de altitude muito elevada no roteiro de viagem.

Os medicamentos para altitude – Há medicamentos à base de acetozalamida (nome genérico), utilizados para prevenir a hipóxia. Em princípio, devem ser tomados 8h antes do embarque e durante o primeiro ou segundo dia por lá, mas consulte seu médico sobre a conveniência, no seu caso, de tomar essa precaução.

A dor de cabeça, violenta, é o sintoma mais comum do apunamiento ou soroche. Ela é consequência do excesso de exposição ao frio (estar mal agasalhado, sem gorro de lã, por exemplo) num lugar alto, combinado com esforço físico. Tenha consigo analgésicos. Pessoas acometidas de uma dor de cabeça como essa têm a tendência de tomar analgésico forte e pegar no sono durante horas. Se isso acontecer com quem estiver com você, deixa-a descansar. Normalmente o mal-estar passará sozinho.

Importante

Anote em uma caderneta o número de seu cartão de crédito. Fale com o gerente de sua conta bancária e peça o número de contato em caso de perda ou roubo. (Alguns gerentes fornecem até o próprio número de celular pessoal para ajudá-lo.) Se acontecer de roubarem seu cartão faça também um boletim de ocorrência na delegacia chilena mais próxima. Pode ser uma boa idéia levar também um xérox das primeiras páginas de seu passaporte com sua foto e seu número, número do documento etc. O mesmo vale para a carteira de identidade. Um xérox frente e verso do rg pode ser útil.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar