Santiago de Compostela
Santiago, Espanha
Santiago, Espanha

Sobre a Galícia, o ponto de partida da Reconquista

A Galícia, parte mais ocidental do território espanhol, ao norte de Portugal, foi o ponto de partida da Reconquista, depois que os árabes dominaram toda a Espanha, no século VIII. Esse processo, que durou setecentos anos, caracterizou-se por avanços e recuos, unificou o país e forneceu as bases culturais da Espanha moderna.

Mapa de Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é o principal destino turístico da Galícia. Símbolo desta cruzada contra os invasores, tornou-se o lugar mais visitado pelos peregrinos europeus desde a Idade Média e, nos dias de hoje, recebe fiéis e turistas de todo o mundo, que querem chegar até o suposto túmulo do apóstolo Tiago.

Santiago de Compostela oferece a todos os turistas, peregrinos ou não, além da esplêndida catedral, praças, prédios históricos e igrejas no seu centro velho. O caminho, ou melhor, os caminhos de Santiago, na Galícia, são, em si, uma atração que merece uma viagem à parte.

Vídeo sobre a Galícia

Entretanto, crer que a Galícia seja limitada a Santiago de Compostela é um erro. Quem vai a Santiago de Compostela pode aproveitar para visitar o resto da Galícia. Alugue um carro e comece a rodar: as surpresas o esperam em cada curva da estrada. A terra dos gallegos conserva antigas cidades e mosteiros, paços (palácios ou castelos muito peculiares) e pueblos reduzidos à praça da igreja e umas poucas casinhas. Percorrendo os campos da Galícia, você notará os curiosos depósitos de milho apoiados sobre quatro suportes de pedra (hórrios), verá uma paisagem de bonitas lagoas, bosques verdes e montanhas, que contribuíram para manter esta região em um semi-isolamento.

A adesão da Espanha à União Européia e a grande melhora, nos últimos anos, do sistema de transporte, proporcionou um notável desenvolvimento econômico mas despovoou as regiões rurais da Galícia, provocando o aumento da população urbana. Felizmente, estas souberam conservar seu valioso patrimônio histórico.

Entre as antigas cidades da Galícia destaca-se Ourense, com a sua bela catedral, famosa em razão de suas águas termais, que conserva um centro histórico medieval e uma ponte de pedra do século XIII, construída especialmente para facilitar a passagens dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela.

Lugo, com os seus muros de defesa, é o mais notável exemplo de arquitetura militar romana existente na Espanha. La Coruña, com o porto dominado pelo farol de Hércules, construído pelos romanos, e casas com balcões envidraçados, que a fizeram ganhar o apelido de “cidade de cristal” é outra visita obrigatória para quem está percorrendo a Galícia.

Costa da Morte em La Coruña

A costa da Galícia, com boas praias, é caracterizada pelas profundas rias, onde aldeias de pescadores e construções sobre palafitas compõem uma paisagem muito singular. No fundo de uma dessas rias está Pontevedra, uma graciosa cidade de origem medieval, que conserva seu centro histórico.

Informações práticas

Como ir para a Espanha

Há voos diretos da Ibéria e da TAM de São Paulo para Madri.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis em outras cidades na Espanha

Escolha e reserve seu hotel em Barcelona

Escolha e reserve seu hotel em Córdoba

Escolha e reserve seu hotel em Granada

Escolha e reserve seu hotel em Madri

Escolha e reserve seu hotel em Mérida

Escolha e reserve seu hotel em Sevilha

Escolha e reserve seu hotel em Salamanca