San Francisco

San Francisco, paz e amor

Sobre San Francisco

San Francisco (ou São Francisco), situada na Califórnia, na costa do Pacífico, considerada a mais liberal das grandes cidades americanas, é o berço da contracultura e da consciência crítica do país. Foi em “Frisco” (apelido carinhoso da cidade) que nasceu o movimento beat de Jack Kerouac, autor de “On the Road”. Depois, no final dos anos sessenta, foi onde começaram o movimento hippie, o psicodelismo e a onda “paz e amor”. Para muitos, São Francisco é a mais simpática cidade dos Estados Unidos. Ou, pelo menos, da Califórnia! (Veja as dicas sobre o Estado da Califórnia).

No bairro de Haight-Ashbury, os saudosistas ainda podem sentir no ar o clima “Hair”.
“Frisco”, como São Francisco é carinhosamente chamada, é cheia de ladeiras e possui uma arquitetura que mistura o estilo tradicional de suas inconfundíveis casinhas vitorianas com o ar moderno dos arranha-céus do centro.

Para completar sua faceta rebelde, de forte personalidade totalmente diferente dos padrões, São Francisco tem bondes. Não são exatamente bondes comuns, mas cable-cars, movidos por um cabo. A maior e mais famosa ponte pênsil do mundo também fica em São Francisco: é a Golden Gate Bridge, que pode ser atravessada a pé e de onde se tem a melhor vista da cidade.

À beira do Pacífico, a cidade de São Francisco infelizmente não é lugar para pegar praia: as águas supergeladas só atraem surfistas. As vantagens que o mar traz são outras: a vista da baía, o passeio a pé pela Ocean Beach, os excelentes frutos do mar no Fisherman’s Wharf, os leões- marinhos no Pier 39

Por tradição, São Francisco é uma cidade acolhedora para os gays, que se concentram principalmente no bairro Castro. É lá que ocorre, todos os anos, no mês de junho, a parada Gay Freedom. O Chinatown de São Francisco é dos mais típicos bairros chineses de todo o país; parece mesmo um pedacinho da China.

Outro ponto a se visitar é North Beach, onde fica o Café Vesuvio, frequentado, na década de cinqüenta, pela geração beat – inclusive por Kerouac em carne e osso.

Que tal deixar seu coração em São Francisco?

Quem conhece a música vai entender…
Com uma área de 120 quilômetros quadrados e uma orla magnífica, São Francisco encanta e é considerada a melhor cidade da América em qualidade de vida, e também com uma das melhores gastronomias dos Estados Unidos.
Tudo em São Francisco é fascinante: música, clima, geografia, visual, a cultura multiétnica, enfim.
Construída entre colinas e montanhas, e com uma arquitetura cosmopolita que contrasta com casas vitorianas com imponentes arranha-céus, Frisco (para os íntimos…) é rica em museus e parques. A cidade é um daqueles destinos que podem ser visitados e explorados o ano todo, sem medo risco de roubadas.
Como o centro da cidade abriga ou fica perto das principais atrações, os passeios podem ser feitos de bicicleta ou a pé mesmo, o que é uma grande oportunidade de observar artistas de rua, subir e descer suas ladeiras, passear de cable car (teleférico), descobrir as delícias gastronômicas e fazer compras na região da Fisherman Warf, localizada no Pier 39.

Vida cultural em San Francisco

A vida cultural em São Francisco é muito rica e cheia de atrativos. Não faltam casas de espetáculos com excelentes opções, companhias de bailado, de ópera e de teatro, sem falar, é claro, da Filarmônica de São Francisco e dos muitos museus.

Mapa de San Francisco

Como ir

Avião

Ir até São Francisco, na Califórnia, exige algumas conexões, pois não há voos diretos saindo do Brasil e, dependendo do ponto de partida, pode levar no mínimo 16 horas.

Não se esqueça de considerar o tempo de espera entre as conexões. Se você tiver tempo e quiser conhecer outra cidade norte-americana, pode aproveitar uma dessas conexões, que pode ser em Miami, Nova York ou Los Angeles.

O Aeroporto Internacional de São Francisco fica aproximadamente a 20 km da Union Square, o centro. Se estiver sentado à janela do avião aprecie o visual estonteante da Baía. Será uma experiência inesquecível!

Carro

Uma dica valiosa para os mais aventureiros:  Se você estiver na Costa Leste e tiver tempo, que tal atravessar o país pela legendária Route 66? Saia de Chicago e percorra os mais de 3 mil quilômetros até chegar a Los Angeles. O visual é sensacional! A viagem toma facilmente uns cinco dias.

Ônibus

De várias cidades norte-americanas partem ônibus para São Francisco. A principal empresa de ônibus americana é a Greyhound. As distâncias são longas. De New York a San Francisco são 88 horas de viagem! No site da companhia você pode informa-se sobre preços e tempo de viagem até San Francisco a partir de Los Ângeles, Miami, NY etc.

Transportes em São Francisco

Opções de transporte para sair do aeroporto e também para circular pela cidade não faltam em São Francisco. Você pode escolher o que for melhor entre as sugestões a seguir.

BART
Com uma estação no terminal de embarque internacional, o sistema público oferece transporte em trens que saem a cada 15 minutos, e a viagem leva cerca de 30 minutos para chegar até Downtown, e as paradas ficam próximas de vários hotéis, entre eles, Embarcadero, Powell Station, Montgomery Street e Civic Center. Para tirar todas as suas dúvidas sobre valores, horários e percurso, visite a página do BART.

Shuttles e vans compartilhadas
As vans compartilhadas podem ser uma excelente opção se você estiver cansado da viagem, por um preço que pode ser atraente, pelo conforto que proporciona e a vantagem de ir até a porta do hotel. Porém, se a van estiver lotada, e o seu hotel for o último do roteiro, essa viagem poderá tomar mais de uma hora.

Táxi
Os táxis costumam aceitar até cinco passageiros por um preço único, e o tempo médio do percurso até a Union Square é de 30 minutos.

Carro alugado
Se você faz questão desse conforto, pode escolher uma das empresas localizadas no SFO Rental Car Center, dentro do aeroporto. Mas, alugar carro para rodar pelo centro de San Francisco não é uma boa ideia. As ladeiras são cansativas até para o motorista e as vagas são raras.

Bondinho
O bondinho de San Francisco não é apenas um meio de transporte mas também uma atração e uma forma de visitar um trecho da cidade. Não são realmente “bondes”, mas cable-cars, pois são movidos por um cabo embutido  no chão. Existem três linhas, a mais badalada é a  Powel-Hyde. Não perca essa experiência. Aliás, você poderá mesmo viajar no estribo! Há passes para o bondinho. Você pode comprar os passes no escritório de turismo. Queremos lembrar, só vale a pena se você for ficar vários dias na cidade e for usar frequentemente esse transporte. Os passes e a passagem avulsa você comprar no próprio bondinho ou pela internet, no site da SFMTA.  Há passes de um dia e com validade maiores, de até uma semana.

MUNI Metro
É uma espécie de metrô de superficie, mas utiliza quatro das sete estações subterrâneas na Market Street. As indicações de parada do MUNI No interior das estações há indicações para o Muni e o BART.

Ônibus
Para a visita à cidade existe um ônibus turístico de dois andares com a parte superior aberta, o San Francisco Hop-On Hop-Off Bus. Você pode descer num ponto, visitar algo e pegar o seguinte. Há passes (hour pass), válidos  por 24, 48, 72-Hour Pass.  Esse ônibus passa pelos principais pontos turísticos de San Francisco.

Onde se hospedar

Reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso; é bem possível que pague menos do que tratando diretamente com o hotel. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel em San Francisco

Melhor época

Com tantas e variadas atrações e clima agradável durante todo o ano, a melhor época é primavera e outono. Na realidade, São Francisco pode ser visitada o ano todo.  Venta muito em Frisco. Por isso, mesmo em pleno verão, as temperaturas são amenas. Claro que faz frio no inverno, mas não excessivamente.

Principais atrações

São tantas que mereceram uma página à parte!
Veja atrações em San Francisco.