Roteiro pela Riviera Italiana
Portofino, Riviera Italiana
Roteiro pela Riviera Italiana. Portofino

Roteiro pela Riviera Italiana

De Gênova a Lerice

Gênova é o início natural de um roteiro pela Riviera Italiana, uma das mais belas regiões da costa mediterrânea da Península Itálica. Gênova, a capital da região da Ligúria (nome que nenhum brasileiro ouviu falar…), divide a Riviera di Levante (o melhor da Riviera Italiana) da Riviera do Ponente, que se estende até a fronteira da França. Além do inegável interesse turístico, Gênova é perfeita para início de seu roteiro. Boa parte dos voos do Brasil para a Itália aterrizam em Milão a menos de 150 km de Gênova. A comunicação é fácil entre as duas cidades. Mesmo que você alugue carro para percorrer outros trechos da Riviera, no caso de Gênova, automóvel só atrapalha.

Mapa da Riviera Italiana

Há muitas opções de transportes na Riviera Itália, como trem e barco (essa é ótima…), além do carro. É certo que o carro lhe dá muita liberdade, mas, sobretudo na alta temporada, estacionar é um problema sério.

Quanto tempo é preciso para percorrer este roteiro pela Riviera Italiana ?

Essa perguntinha é bem difícil. De Gênova a Lerici são apenas 105 km por auto-estrada. Mas, para visitar Camogli e Portofino você terá que utilizar estradinhas secundarias e tortuosas onde é impossível correr. Tudo depende também do ritmo de cada um, do tempo que deseja ficar em cada lugar. Grosso modo, o roteiro pode ser feito (meio às pressas) em uma semana.  O ideal seria ter mais tempo. Só Gênova exige no mínimo 3 dias. O tempo para percorrer a Riviera Italiana também tem muito a ver com  a quantidade de destinos e atrações que você incluiu em seu roteiro pela Riviera Italiana..

Melhor época para um roteiro pela Riviera  Italiana

A época do ano para sua viagem também tem muito a ver. Evite a alta temporada, tudo está lotado e caro. Até a passagem aérea de São Paulo e Milão é mais cara na alta estação. O inverno também não é uma a boa época. O vento gelado do mar incomoda. Além disso, conforme o tempo, os serviços marítimos podem ser interrompidos se o mar estiver muito agitado. Procure viajar na primavera ou no outono. Saiba mais sobre a melhor época para viajar pela Itália.

Como conhecer a Riviera

Barco

Você pode incluir trechos de barcos em seu roteiro pela Riviera Italiana. Com tempo bom e sol, o barco, é um dos meios de transportes mais agradáveis para se visitar a Riviera Italiana. Além do conforto, de barco você aproveita as belíssimas paisagens litorâneas da Riviera. Há linhas entre Gênova e as principais às cidades  da Riviera Lígure. Outras linhas unem localidades, como Sta. Margherita Lígure e Portofino.

Trem

A linha de trem que parte de Gênova é muito prática, acompanha toda a Riviera. As distâncias são curtas e é o caso de pensar se, depois de deixar Gênova, não vale a pena utilizar uma cidade mais ao sul como base para visitar as demais. Sant Margherita Ligure tem uma localização estratégica.
Atenção:  todos os trens param nas estações menores: confirme antes de embarcar.

Ônibus

O ônibus é menos utilizado. Existem algumas linhas regionais que partem da Piazza Vittoria, em Gênova. Talvez o trem ou o barco seja mais interessante.

Carro

O automóvel é muito prático para seu roteiro pela Riviera Italiana, sobretudo para visitar cidades menores. Somente em Gênova, o carro não tem nada a ver. Quase toda a Riviera pode ser visitada utilizando-se a rodovia A12.  Esse é o caminho mais direito. Mas há estradinhas secundárias onde a vista é muito mais interessante. São apertadas e sinuosas, é preciso cuidado. E nem pense em correr!

Principais atrações no roteiro pela Riveira Italiana do Levante

Gênova

Gênova Fica 145 km de Milão, o aeroporto onde os brasileiros desembarcam para visitar o Norte da Itália.

Gênova, na porção norte da Ligúria, sempre teve, uma importância estratégica no Mediterraneo, quando concorria com a repubblica marinara de Veneza.  A cidade é bonita e cheia de atrações que precisam de uns dias para serem visitadas.  Veja mais informações sobre sua viagem a Gênova

Camogli

Camogli fica a apenas 24 km de Gênova pela E-80, e um pequeno trecho pela SP333.

O nome original dessa cidadezinha é Ca’moglie, ou “casa das mulheres”. A denominação é bem apropriada, pois, em épocas remotas, praticamente toda a população masculina era de pescadores que passavam mais tempo no mar do que em terra firme, fazendo com que quem chegasse à vila só encontrasse mulheres. (Que chato para os homens…) Veja mais detalhes.

Santa Margherita Ligure

Santa Margherita Ligure fica a menos de 10 km de Camogli cortando pela Península de Portofino pela SS1.

Santa Margherita é uma cidade um pouco maior,  um balneário agradável e muito procurado pelos italianos e turistas de outras regiões da Europa, com satisfatória estrutura turística. Santa Margherita é bonita e bem cuidada, mas não tem grandes atrações. Porém, pode ser uma ótima base para conhecer a região, já que há barcos e/ou trens para diversos destinos. Veja mais detalhes.

Portofino

Portofino fica a somente 7,0 km de carro de Santa Margherita Ligure pela Strada Provinciale 227. Mas o mais agradável é tomar um barco entre as duas cidades.

Portofino é apenas uma aldeia, mas com uma das marinas preferidas pelos milionários para atracar seus iates. Apesar de pequena, a cidade tem história é já foi colônia romana. Veja mais detalhes.

Rapallo

Rapallo fica menos de 3 km de Santa Margherita Ligure.

Rapallo é um belo balneário da Riviera di Levante que ficou famoso por ter sido frequentado por personalidades como Hemingway, Lord Byron, Hermann Hesse e até por Sigmund Freud. Foi também cenário de filmes famosos.  Veja mais detalhes.

Cinque Terre 

São cinco pequenas adoráveis aldeias – Monterosso Al Mare,  Vernazza, Riomaggiore, Manarola e Corniglia, no extremo sul da Riviera. Veja fotos e texto a respeito.

Porto Venere

A cidade é extremamente graciosa com suas casinhas coloridas, que podem ser avistadas de longe para quem chega de barco.  Veja fotos e texto a respeito.

Lerici

Esta pequena cidade litorânea é  o ponto final deste nosso roteiro pela Riviera Italiana.  O porto, que já foi importante no passado no passado, conserva ainda suas históricas e charmosas construções. Hoje é um dos balneário badalados da Riviera Italiana. Veja fotos e texto a respeito.

Informações práticas

Como ir para a a Itália

Veja pacotes e passagens aéreas

Onde se hospedar na Riviera

Escolha e reserve seu hotel na Riviera Italiana