Rodes
Lindos, na Ilha de Rodes, Grécia
Lindos, na Ilha de Rodes, Grécia

Rodes: uma ilha estratégica no Mediterrâneo

Pertence também à Grécia a histórica ilha de Rodes, perto da Turquia, ponto de encontro dos cruzados na Idade Média, quando foi ocupada pelos cavaleiros da Ordem de Malta. O centro histórico (Cidade Antiga) da maior cidade da ilha, também chamada Rodes, é extremamente bem conservado: rodeado por muralhas, tem antigas casas, praças, mesquitas e sinagogas em ruas de pedra. A noite a animação toma conta do lugar e seus bares e restaurantes ficam lotados – em cada mesa você escuta uma língua diferente!

Mapa de Rodes

Como ir

Há voos diretos de Atenas e de outras ilhas gregas, além de ferries.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Rodes

Escolha e reserve seu hotel em Rodes

Melhor época

Rodes pode ser visitada em qualquer época do ano. Veja a melhor época para ir à Grécia

Vídeo sobre Rodes

Atrações turísticas em Rodes

Na rua dos Cavaleiros, na parte da cidade antiga, chamado de Collachium, ainda existem as hospedarias que abrigavam os que partiam para as Cruzadas. O palácio dos Grãos-Mestres, também medieval, foi restaurado (e infelizmente um pouco “alterado”…) por Mussolini, que ocupou a ilha durante a Segunda Guerra Mundial.

Os museus

Na Cidade Antiga de Rodes, fica também o dois mujseus, o Museu Arqueológico e o Museu Bizantino com importantes coleções sobre a cidade.

Na entrada do porto de Rodes, onde supostamente ficava o lendário Colosso, uma das sete maravilhas do mundo, há, hoje, as famosas estátuas da corça e do cervo. Junto do mar estão também antigos moinhos de vento, hoje desativados, mas que continuam enfeitando a paisagem da ilha.

Lindos

A cidadezinha de Lindos, na mesma ilha, tem duas grandes atrações: o templo de Atena, erguido pelos gregos no cume de um rochedo no qual se sobe a pé ou em lombo de burro; e a baía de São Paulo, uma minúscula praia de águas azul-esverdeadas, cercada por falésias, cuja saída para o mar é tão estreita que dá a ilusão, para quem vê de longe, de ser uma lagoa. Sem trocadilho, ambos são realmente lindos! Uma minúscula passagem entre os rochedos permite o acesso de pequenos barcos até a baía de Lindos.

De Rodes saem, todas as manhãs, barcos para várias ilhas próximas. A mais simpática é Symi, cujo pequeno porto fica em uma bonita baía cercada por casas e prédios de tons pastéis em estilo neoclássico.

Veja álbum de fotos da Grécia

A Grécia em Imagens

Guias de viagem: para que servem?

Guias de viagem são livros com informações específicas sobre determinado país, região ou cidade. Existem guias de diversos tipos: os que dão maior ênfase aos aspectos históricos e culturais, os que ressaltam a indicação de hotéis e restaurantes, os que privilegiam as opções econômicas (querendo ensinar você a viajar durante 15 dias com US$ 10 ou coisa parecida), os que são mais indicados para quem quer viajar de automóvel num determinado país..