Portalegre
Portalegre, catedral
Catedral de Portalegre, no Alentejo, Portugal

Sumário Portugal Online •  Índice Remissivo Portugal Online

Portalegre, uma cidade moderna e agradável

Portalegre, no Alentejo,  é uma cidade relativamente moderna para os padrões portugueses. Situada sobre um platô na vertente sul da Serra do Mamede, Portalegre não deixa de ser uma cidade simpática e mais agradável no verão.

Mapa de Portalalegre

Portalegre: como ir

Carro

De Lisboa são 226 km; quase todo o trecho é feito pela autoestrada A6. De Estremoz são 57 km e, de Évora, 102 km.

 Ônibus

Há conexões diretas pela Rede Nacional de Expressos de Lisboa (tempo de viagem: 3h), de Évora (tempo de viagem: 1h25) e de Estremoz (tempo de viagem: 0h45).

Trem

Trens de Lisboa, do Porto e de Elvas, nem sempre diretos. A estação ferroviária fica a 12 km do centro.

Hospedagem

Escolha e reserve seu hotel em Portalegre

Melhor época

Prefira o começo da primavera e o final do outono

Atrações turísticas em Portalegre

Portalegre pode servir de base para a visita a povoados nos arredores, mas peca pela precariedade de sua rede hoteleira. Eventualmente você irá preferir dormir em alguma cidadezinha da região.

Importante centro têxtil nos séculos XVII e XVIII, tornou-se muito próspera, como atestam os palacetes e mansões barrocas e renascentistas espalhados pela cidade, lembrança de seus tempos áureos.

Sua construção iniciada em 1556 foi concluída em 1575. Em 1795, foi restaurada e sua fachada foi dotada de detalhes barrocos. Seu interior tornou-se renascentista. Vale a pena ver sua sacristia, recoberta de painéis azulejados do século XVIII.

Museu Municipal

End.  R.  José Maria da Rosa <end./> 245 202 264. Abre de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h. Seu acervo é composto principalmente por arte sacra, mas o museu abriga também seções voltadas para tapeçarias, mobiliário, faianças, porcelanas e ourivesaria dos séculos XVII, XVIII e XIX. Site: Museu Municipal

Casa Museu José Régio

End. Av. Poeta José Régio. Suas coleções são voltadas sobretudo para a arte religiosa e popular: esculturas, pinturas, faianças, mobiliário etc.

Museu da Tapeçaria

End.Palacete Castelo Branco, R.  da Figueira, 9. No andar térreo, são demonstrados os processos tecnológicos de fabricação de tapeçarias dentro de uma perspectiva histórica. No segundo piso, as tapeçarias expostas são apresentadas igualmente de acordo com uma linha cronológica.

Atrações nos arredores de Portalegre

Marvão

A 21 km a nordeste de Portalegre. 4.000 hab. A encantadora vila de Marvão deve ser incluída no roteiro de qualquer visita ao Alentejo.Fica a 860 m, no topo da Serra do Sapoio, sobre um platô protegido por muralhas do século XIII que se confundem com as encostas de pedra da serra. Logo abaixo do castelo, com uma vista panorâmica única, fica a vila, com casinhas brancas enfeitadas por flores, distribuídas por ruelas de traçado irregular. Site: Marvão

Castelo de Vide

 A 20 km ao norte de Portalegre e 13 km de Marvão. 3.000 hab. Castelo de Vide é uma cidadezinha tão fascinante quanto Marvão. Também teve seu castelo reconstruído no começo do século XIV por Dom Dinis. A diferença é que as encostas na serra de São Mamede são verdejantes e não rochosas como as de Marvão. No resto, as duas cidadezinhas se parecem muito. Castelo de Vide possui, porém, a particularidade das fontes de águas minerais com qualidades medicinais. Você pode prová-las na Fonte da Vila, na Judiaria, o antigo bairro judeu que conserva uma sinagoga. Site: Castelo de Vide

Crato

A 21 km a oeste de Portalegre. 1.600 hab. Crato teve muita importância na Idade Média na condição de sede da Ordem de Malta. Em 1662, a cidade foi vítima de um ataque espanhol, pilhada e incendiada. A partir de então, semiabandonada, entrou em decadência. Sua recuperação foi lenta. Mas conserva ainda algumas belas mansões do século XVIII e XIX e as tradicionais casinhas brancas alentejanas enquadradas de amarelo. No antigo mosteiro Flor da Rosa funciona uma pousada de charme. Veja Flor da Rosa.

Alter do Chão 

 A 20 km de Portalegre e a 12 km de Crato. É outro povoado com o mesmo tipo de construções caiadas, algumas mansões barrocas e um castelo. Alter do Chão  é famosa por seus cavalos, cuja criação, adestramento e apuração da linhagem é realizada na Coudelaria Alter Real (www.dressageportugal.pt), que existe há mais de 260 anos, na Tapada do Arneiro. Para quem gosta de cavalos, é uma grande pedida. Site: Alter do Chão

Informações práticas sobre Portugal

 Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.